Morada: Tel.: (+351) 275 663 193 / 191 Email: jfssmiguel@sapo.pt Site: |
Horário Manhã: das 09:00h às 12:30h |
Sobral de São Miguel enquanto freguesia possui uma área de 22,37km2 que compreende dois lugares urbanos distintos. A aldeia do Sobral de São Miguel que é o núcleo mais importante, desempenhando funções de sede de freguesia e o lugar do Pereiro, que dista da aldeia 4,5km e com 418 habitantes (Censos2011). A sua densidade populacional é de 17,5 hab/km².
O nome desta aldeia deriva do latim Suberale que designa terreno onde crescem sobreiros. Contudo o seu nome nem sempre foi Sobral de São Miguel, pelo facto de ter pertencido até 1888 a Casegas, tornando-se posteriormente a esta data independente administrativamente, no entanto continuou a possuir o nome Sobral de Casegas até 1970 passando neste ano a nominar-se Sobral de São Miguel depois do dia 27 de Fevereiro de 1970 por Decreto-Lei n.º 69/70 de 27 de Fevereiro. Integra a Rede das Aldeias do Xisto, desde 2010.
Esta área foi ao longo dos tempos uma zona de passagem, das rotas que uniam o interior da Península ao seu litoral. Segundo alguns historiadores, as minas e os buracos existentes na área serrana, são um testemunho da passagem dos povos romanos e muçulmanos por estas paragens, nas quais procuravam o estanho necessário para o equipamento dos respetivos exércitos. Mais tarde foi desenvolvida com a atividade das Minas da Panasqueira com a exploração do volfrâmio, um dos melhores metais do género do mundo.
Conhecida como o Coração do Xisto, os seus habitantes mantém as tradições bem presentes, sendo esta aldeia um verdadeiro Museu vivo. Mesmo ao pé da Serra do Açor, é evidente este aglomerado de construções em Xisto, ideal para passeios pedestres e para disfrutar de experiências únicas.
Igreja de São Miguel (Matriz)
Capela de Santa Bárbara
Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem (Pereiro)
Alminhas
Ponte do Lagar Fundeiro, Ponte dos Canutchos e Ponte do Bairro da Ponte;
Fonte da Ponte / Chafariz centenário de duas bicas; Fonte do Ribeirinho / Chafariz de uma bica; Fontanário do Largo do Cabecinho;
Eira comunitária e Tronco do Ferrador;
Nora; Moinhos comunitários (nas ribeiras do Carvalho e do Porsim)
Lagar;
Fornos comunitários;
Regueiras de carros de bois
Gravuras rupestres, Mamoa e Mina dos Mouros;
Ribeira do Porsim; Zona Balnear; Cascata do Vale das Vacas; Porta dos Mouros; Fragão da Ursula da Cabrieira.
Presidente
Sandra Isabel Neves Ferreira
Secretária:
Tesoureiro:
Sofia Isabel Gaspar Sobreiro
Presidente da Assembleia de Freguesia
Eugénio Gonçalves do Carmo
1ª Secretário
António Machado da Silva
2ª Secretária
Teresa Simão Ferreira