BARCO Morada: Tel./Fax: (+351) 275 962 616 Email: jfreguesiabarco@gmail.com
COUTADA Morada: Tel./Fax: (+351) 275 961 347 Email: jfcoutada@sapo.pt |
Horário Barco Verão/Inverno: 20h30 às 21h30
Horário Coutada Verão: 19h30 às 20h30 |
BARCO
A freguesia do Barco situa-se a 20 quilómetros da sede do concelho e encontra-se encaixada entre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, junto ao rio Zêzere, no extremo sudeste de Castelo Branco e no seu limite com o concelho de Fundão.
Aldeia bucólica com uma esplêndida paisagem, que se estende ao longo da margem Norte do Rio Zêzere foi durante muitos anos o ponto de travessia de pessoas e bens, entre margens do rio ganhando daí o seu nome.
No monte de Argemela, separado da povoação pelo rio Zêzere, encontram-se restos de três muros, que terão pertencido a um acampamento romano. Segundo a tradição, este acampamento teria sido construído por um procônsul romano para defesa contra o Viriato.
Aqui foi explorado volfrâmio e estanho, até há alguns anos atrás, mas a sua extração está, agora, paralisada.
COUTADA
A Coutada situa-se a 20Km da Covilhã, no cimo dum morro de 430m.
A freguesia foi criada em 4 de Agosto de 1984, formando o seu território através do desmembramento da freguesia do Barco.
A freguesia da Coutada está essencialmente rodeada de pinheiros e mato diverso o que não impede no entanto que existam já algumas espécies selvagens em vias de extinção, tais como o javali e o lobo, bem como os coelhos.
O significado do nome da freguesia parece óbvio. Coutada, substantivo feminino, significa "terra defesa, cercada ou não, que gozava de certos privilégios".
Barco
Coutada
Presidente
Luís dos Reis Morais
Secretária:
Maria do Carmo Raminhas Mendes
Tesoureiro:
José Carvalho Correia
Presidente da Assembleia de Freguesia
Maria Isabel dos Santos Morais
1ª Secretário:
Jorge Manuel dos Reis Silveira Gonçalves
2ª Secretário:
Patrícia Pereira Antunes