COVILHÃ Morada: Tel.: (+351) 275 319 510 CANHOSO Morada: Tel.: (+351) 275 333 744 |
Horário de atendimento De Segunda a Sexta-feira: das 09:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h |
Covilhã
Terra de indústria da lã, cariz operário, berço de personalidades histórica e hoje uma cidade universitária, a Covilhã encontra-se situada na vertente sudeste da Serra da Estrela.
Com uma história rica, o passado da Covilhã tem a sua génese nos tempos romanos da Península Ibérica, como castro lusitano que posteriormente evolui para uma fortaleza romana (Cava Juliana). É com D. Sancho I que a Covilhã vê o seu primeiro foral oficial. Com o Renascimento, a população aumenta de forma exponencial e as actividades do sector primário dão lugar ao comércio e ao início da actividade industrial. D. Henrique, infante, toma o título de Senhor da Covilhã e a população covilhanense colabora activamente na senda dos Descobrimentos, mas o elenco de figuras históricas não se fica por aqui: Pêro da Covilhã, Mateus Fernandes, José Vizinho, Francisco e Rui Faleiro, Frei Heitor Pinto, entre outros, são nomes que figuram na história da cidade.
Canhoso
Até integrar administrativamente a União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, a Freguesia do Canhoso era a mais recente do Concelho da Covilhã, criada em Junho de 1997.
Das diversas versões toponímicas da designação, a mais implementada baseia-se no facto da existência de uma família ancestral de nome Canhoto que terá derivado para Canhoso.
A Capela de Nossa Senhora de Fátima é o exemplo patrimonial mais vigente.
Presidente
Carlos do Carmo Martins
Secretário
Sérgio Filipe Marques Martins
Tesoureiro
Licínio Manuel de Jesus Romão
1º Vogal
Abel Fernando Pereira Cardoso
2º Vogal
Sandro Noélio dos Santos Calado Martins Gaio
Presidente da Assembleia de Freguesia
Miguel Ângelo Coção Rebelo
1ª Secretária
Cristina Gabriela Pinto Dias
2ª Secretária
Marília Alexandre Santos Dias