Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Mai.22.2022

Com a assunção das novas competências na área da Educação, desde 2019, o Município da Covilhã desenvolveu os procedimentos necessários para se constituir, formalmente, como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), adquirindo assim a qualidade de Cidade Educadora.
Ao integrar a AICE, a Covilhã é uma das mais de quinhentas cidades do mundo que se compromete a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras.


DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS

O Dia Internacional das Cidades Educadoras assinala-se no dia 30 de novembro. O tema da edição de 2021 é “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás,” centrando as atenções no reforço de políticas públicas inclusivas, de progresso social e de desenvolvimento sustentável, tendo em vista a correção de desigualdades e a promoção do bem-estar individual e coletivo.
Para assinalar a data e operacionalizar os princípios da Carta, o Município da Covilhã propôs a realização das seguintes iniciativas:

  • Visita virtual ao Museu da Covilhã (11h00m), um exemplo de espaço museológico verdadeiramente inclusivo que nos apresenta e transporta para o território e para a história da Covilhã;
  • Mesa Redonda – Nações Unidas em debate: “A sustentabilidade do nosso planeta” (17h00m) assistida/participada a partir do canal Youtube da Biblioteca Municipal da Covilhã e partilhado na página de Facebook da Biblioteca;
  • Marcha inclusiva com percurso circular (14h30m), com início na Biblioteca Municipal da Covilhã, passando pelo Jardim do Lago e pelo Jardim das Artes. Ao longo do percurso, foi feita a leitura pública da Declaração do Dia Internacional das Cidades Educadoras 2021;
  • Visita aos espaços e serviços inclusivos da Biblioteca Municipal da Covilhã, nomeadamente ao Espaço dos Sentidos e ao Espaço C3D – Makerspace da Covilhã (15h30m).


Portal da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE)
www.edcities.org