Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Nov.21.2019
Notícias
 “COVILHÃ VAI SER REFERÊNCIA CULTURAL”
19-11-2019

 “COVILHÃ VAI SER REFERÊNCIA CULTURAL”

A Câmara Municipal da Covilhã promoveu, no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Criatividade, um Concerto muito especial do Coro Misto da Beira Interior, uma vez que se tratou da primeira atuação do Coro na cidade após a conquista de 4 Medalhas de Ouro e Prémios de Melhor Compositor e Melhor Interpretação na Adriatic Pearl Competition, que decorreu de 30 de outubro a 3 de novembro, em Dubrovnik, na Croácia. O concerto esgotou a lotação do Salão Nobre dos Paços do Concelho e foi uma excelente forma de homenagear os elementos do Coro Misto e o seu Maestro, Luís Cipriano, após tão importantes distinções internacionais.  O anfitrião deste evento cultural foi o Presidente do Município, Vítor Pereira, que agradeceu em nome dos covilhanenses “o feito alcançado pelo Coro Misto na Croácia ao vencer em todas as categorias em que competiu, representando a Covilhã, a região e Portugal ao mais alto nível”. Para o autarca, “é da mais elementar justiça a homenagem da Câmara Municipal ao Coro Misto da Beira Interior, coro amador, aberto à população em geral e sem limite de idades, que desde 1989 promove a Cultura e em cada atuação, em Portugal ou no estrangeiro, eleva o nome do nosso Concelho e enche de orgulho os covilhanenses. Apoiamos e continuaremos a apoiar o Coro Misto da Beira Interior, reconhecendo o trabalho, o empenho, a dedicação e o talento dos elementos que pertencem ou pertenceram ao Coro, tornando-o um dos melhores de Portugal e do Mundo”. O evento contou com a presença da Senhora Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, que agradeceu e deu os parabéns ao Coro Misto pela “excelente representação de Portugal numa importante competição internacional”. A governante referiu-se a estas conquistas como “um belo exemplo do extraordinário trabalho que se faz no interior do país na área da Cultura”. A ocasião foi aproveitada para conhecer o andamento das obras do Teatro Municipal. A Secretária de Estado da Cultura foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal numa visita à intervenção que vai dotar a Covilhã de um Centro de Inovação Cultural ao nível dos melhores do país. Ângela Ferreira deu os parabéns à Covilhã e mostrou confiança no futuro da cultura local, uma vez que considera que “está aqui a nascer um espaço multifuncional de referência, que conjuga a cultura, o conhecimento e a inovação ao serviço do desenvolvimento da cidade, da região e do país”. No seguimento destas palavras da Secretária de Estado, Vítor Pereira afirmou que “a recuperação do Teatro Municipal e a criação do novo Centro de Inovação Cultural vão ter um forte impacto regional e tornar a Covilhã numa referência cultural em Portugal”.   
COVILHÃ CELEBRA A OBRA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
31-10-2019

COVILHÃ CELEBRA A OBRA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Durante o mês de novembro, a Câmara Municipal da Covilhã assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen com um vasto e diversificado programa cultural que inclui exposições, congresso, contos, tertúlia literária, declamação e canto de poesia, com o objetivo de homenagear e dar a conhecer a vida e obra da escritora portuguesa. Histórias e Contos [marcação prévia] Dia 13 nov. | Biblioteca Municipal. - Obras Literárias Infantis, interpretadas pelo Conservatório de Música da Covilhã. - O Rapaz de Bronze – Hora do Conto na Biblioteca Municipal. - A Menina do Mar – O Canto das Vogais na Casa de Cultura José Marmelo e Silva, no Paul.  Declamação e Canto Dia 20 nov. | Café Simply Sugar [av. Marquês D´Ávila e Bolama} - Café Literário “Cem Palavras de Sophia” - Declamação e canto pela Academia Sénior da Covilhã. Congresso Internacional Dia 26 nov. | Universidade da Beira Interior/Fac. de Artes e Letras - Congresso “A Contemporaneidade dos Clássicos - Homenagem a Sophia de Mello Breyner”. Organização FAL UBI/Município da Covilhã. Exposições - Alma de Sophia – exposição bibliográfica e literária na Biblioteca Municipal. - Sophia em folhas de papel – exposição de ilustrações/desenhos dos alunos das escolas do concelho, na Biblioteca Municipal. - Sophia – exposição bibliográfica na Casa de Cultura José Marmelo e Silva, Paul.  
PARLAMENTO EUROPEU DOS JOVENS REÚNE NA COVILHÃ            
30-10-2019

PARLAMENTO EUROPEU DOS JOVENS REÚNE NA COVILHÃ            

                                                                                             Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, a Covilhã acolhe o evento COVILHÃ 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal, promovido pela Associação Portuguesa – Parlamento Europeu Jovem. A EYP Portugal ou Associação Portuguesa – Parlamento Europeu Jovem (https://pejportugal.com/eyp/) é uma organização educacional e apartidária, criada em 1987, que promove o debate político, encontros interculturais, trabalho de educação de pares e partilha de ideias, entre jovens na Europa. A Associação está presente em 40 países europeus e realiza, com regularidade, sessões regionais, nacionais e internacionais. A Covilhã foi a cidade escolhida para a realização de uma sessão regional que contará com cerca de 90 jovens participantes, entre os quais alunos de escolas do concelho. Neste evento, os participantes poderão desenvolver as suas soft skills, aprender sobre o funcionamento da União Europeia e conhecer pessoas de diferentes regiões do país e da Europa.  De acordo com os promotores, “trata-se de uma ótima oportunidade para trabalhar em equipa e discutir importantes problemas que a sociedade enfrenta hoje em dia, cobrindo preocupações ambientais, sociais e económicas. Ainda que talvez seja um passo fora da zona de conforto, podemos prometer um ambiente seguro, criado por jovens e para jovens, que promove a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Estamos muito felizes por poder contar com alguns participantes da cidade anfitriã”. Os temas em debate serão: automação e inteligência artificial; violência doméstica; escassez de água; tráfico de seres humanos; redes sociais e os seus impactos; turismo de massas. Os jovens participantes terão oportunidade de conhecer melhor a cidade da Covilhã, realizando ações na Biblioteca Municipal e no Auditório Municipal. A dormida e atividades lúdicas terão lugar na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde. O evento COVILHÃ 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal será integralmente realizado com recurso à língua inglesa e conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Universidade da Beira Interior e da Pousada da Juventude da Serra da Estrela. Para mais informações, consulte a página de facebook do evento: https://www.facebook.com/covilha2019/.