Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Mai.22.2022
Notícias
COVILHÃ PODERÁ VIR ACOLHER CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE
07-04-2022

COVILHÃ PODERÁ VIR ACOLHER CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE

 A Câmara Municipal da Covilhã e o Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia reuniram ontem com uma comitiva do C.E.S.A.R- Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife-, um encontro que teve como objetivo criar as condições para a fixação na Covilhã da CESAR School. A equipa diretiva da CESAR School, permitiu estabelecer as condições pelas quais as partes se propõem desenvolver um programa de mútua cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento empresarial, envolvendo áreas de interesse mútuo. A colaboração visa impulsionar a formação contínua em empresas, a criação de startups, a transformação digital das organizações e a sustentabilidade social. O C.E.S.A.R School atua nas áreas da Inovação, na educação e competências de futuro, no design de produtos e serviços e na estratégia de negócios. O C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, foi considerado por duas vezes a melhor instituição de Ciência e Tecnologia do País pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP) tem também no seu universo um Parque tecnológico - Porto Digital- com empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação.   O Centro tem 5 sedes na América Latina, 1 nos EUA e pretende expandir atividade para a União Europeia. A potencial escolha da Cidade Neve explica-se pelo ambiente académico, mas também pelas sinergias criadas entre as várias instituições na captação de novas estratégias de negócios.  
A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ
23-03-2022

A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ

A Consultora tecnológica Noesis inaugurou ontem, dia 23 de março o escritório no Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A Noesis é uma consultora tecnológica criada em 1995, tem 40% da faturação realizada fora de Portugal. A empresa está presente nos Estados Unidos da América, na Irlanda, no Brasil e em Espanha, em Portugal tem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença Nova, Guarda e agora Covilhã. Para Alexandre Rosa CEO da Noesis, “a empresa pretende recrutar até ao final do ano 40 funcionários e estreitar relações com a Universidade da Beira Interior e estimular a fixação de quadros nesta região”. No entender do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira”um dos grandes desafios da atualidade é reter população e os talentos dos jovens licenciados e apostar nas sinergias entre as diversas instituições para permitir fixar empresas e criar emprego.” Presente na cerimónia de inauguração da Noesis/Covilhã, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa destacou” o papel essencial das câmaras Municipais na agilização de processos e no bom acolhimento empresarial, valorizando o papel do ensino superior no desenvolvimento dos territórios do interior”. A Noesis / Covilhã tem como principal objetivo acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. Não está, no entanto, excluída a contratação de outros perfis, que integrem qualquer outra área de negócio da Noesis, como por exemplo, recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação. A estratégia Global passa também por estabelecer parcerias com a Universidade da Beira Interior promovendo a integração profissional de jovens licenciados, “sem que estes tenham de se deslocalizar para os grandes centros urbanos”.  Durante a visita ao Parkurbis, a ministra da Coesão Territorial visitou ainda a fase final das obras do Parkurbis/Lab, um investimento que vai permitir criar um Centro de Prototipagem para todo o tipo de estruturas que ficará disponível para empresas e estudantes. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Parkurbis a Altice Labs e a UBI. O investimento de 350 mil euros vai ser financiado a 85% com fundos comunitários.   
NOESIS ABRE DOIS ESCRITÓRIOS NA GUARDA E COVILHÃ E QUER CONTRATAR 40 NOVOS COLABORADORES
25-01-2022

NOESIS ABRE DOIS ESCRITÓRIOS NA GUARDA E COVILHÃ E QUER CONTRATAR 40 NOVOS COLABORADORES

Em comunicado, a Noesis explica que os dois escritórios vão acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. A contratação de outros perfis que integrem outras áreas de negócio, como recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação, não está excluída. Segundo Nelson Pereira, CTO da Noesis, a abertura dos novos escritórios segue uma estratégia posta em prática pela empresa há alguns anos e que “visa a criação de diversos Centros de Competências”, com equipas especializadas que desenvolvem projetos e prestam serviços a clientes nacionais e internacionais, de forma remota, em regime de Nearshore e Offshore, para todos os mercados onde opera. “Os novos modelos de trabalho terão que ser adaptáveis à especificidade de cada equipa, e têm que ser modelos que funcionem, quer para os colaboradores quer para a organização. Na Covilhã e na Guarda não será diferente”, afirma Nelson Pereira. O responsável indica que, apesar do modelo de trabalho híbrido que está a ser adotado, a consultora não deixou de “querer ter uma representação física e um escritório em cada uma destas cidades”, tendo sido também esse o feedback recolhido das Universidades e entidades com quem foi conversando ao longo do processo. Para os novos escritórios na Guarda e na Covilhã, a Noesis ambiciona contratar 40 colaboradores ao longo do ano de 2022, sobretudo programadores e Testers, embora não descarte outras oportunidades de recrutamento de talentos e funções. O número de pessoas que pretende contratar, de forma geral, para todos os escritórios, ainda não está número fechado, porém, a consultora prevê crescer em linha com o que tem feito nos últimos anos, alcançando a marca dos 100 colaboradores por ano.
NOVO ALDI INAUGURADO NA COVILHÃ
26-11-2021

NOVO ALDI INAUGURADO NA COVILHÃ

Foi hoje inaugurado, dia 26 de novembro, um novo espaço do ALDI Portugal na Covilhã. Nesta inauguração esteve presente o Presidente da Câmara Vítor Pereira, e o vereador José Armando Serra dos Reis.  Esta é a primeira plataforma do ALDI no distrito de Castelo Branco, contanto com um investimento de 2,3 milhões de euros, e está localizada num dos pontos privilegiados da cidade, na zona da Alameda Pero da Covilhã, junto ao Centro de Saúde. A nova loja conta com uma área de vendas de 1040m2, um parque de estacionamento de cerca de 100 lugares, e vai empregar cerca de 20 colaboradores. João Braz Teixeira, Managing Director de Expansão e Obras do ALDI Portugal reforça a aposta na Covilhã "pelo facto de esta ser uma cidade de tradição, modernidade e com fortes raízes no ensino superior devido à Universidade da Beira Interior, que é frequentada por mais de 8.000 alunos. Por outro lado, também o investimento feito em várias infraestruturas para apoiar novas empresas e promover novas tecnologias, acabou por incentivar a escolha desta localização para a nossa 101ª loja em Portugal. Aqui, não podemos deixar de agradecer ao município da Covilhã todo o apoio e celeridade que demonstraram durante todo o processo de licenciamento e construção desta loja". Para além da mais valia no mercado da cidade, o retalhista veio também criar uma parceria, com o núcleo Re-food da Covilhã, no âmbito da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e do compromisso do grupo ALDI Nord, de forma a promover o desenvolvimento sustentável.
MISSÃO WEB SUMMIT 2021 VISITOU COVILHÃ
08-11-2021

MISSÃO WEB SUMMIT 2021 VISITOU COVILHÃ

Uma comitiva empresarial e académica do Brasil visitou a Covilhã na passada sexta-feira, dia 5 de novembro. A missão empresarial brasileira, de nome “Missão Web Summit 2021 Lisboa - Covilhã”, foi organizada com a colaboração da PRTE - Tecnologia e Soluções (Guerreiro & Ferreira de Santana LDA), e teve como objetivo permitir novos conhecimentos e contactos com o ecossistema tecnológico do concelho da Covilhã - Parque de Ciência e Tecnologia - Parkurbis e Data Center.  A comitiva, composta por meia centena de gestores de inovação e incubadoras, representantes governamentais e académicos, quis conhecer as práticas portuguesas de incentivo ao empreendedorismo e inovação, lançando novas parcerias comerciais e oportunidades de internacionalização. A comitiva foi recebida na Câmara Municipal da Covilhã pelo executivo camarário. O Presidente da autarquia, Vítor Pereira, destacou “a necessidade de reforçar os laços internacionais entre os dois países, através de uma intensificação da cooperação e a valorização de oportunidades de negócio que permitam atrair investimentos para o nosso concelho e internacionalizar as nossas empresas”. Vítor Pereira manifestou ainda total abertura do município para acolher futuras parcerias e investimentos na Covilhã, nas mais variadas áreas. No Parkurbis, a comitiva conheceu de perto diversas empresas tecnológicas que ali se encontram sediadas e estabeleceu vários contactos para futuros projetos comuns.