Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Out.29.2020

AVISO

REGRAS PARA ACESSO AOS CEMITÉRIOS MUNICIPAIS NOS DIAS 31/10 E 01/11

JARDIM DAS ARTES RECEBE MERCADO ECO ÀS QUINTAS FEIRAS
28-09-2020

JARDIM DAS ARTES RECEBE MERCADO ECO ÀS QUINTAS FEIRAS

A partir do dia 1 de outubro, entre as 16 horas e as 19 horas, o Jardim das Artes na Covilhã vai passar a acolher mais um dia de Mercado ECO, organizado pela Associação de Agricultura Biológica e AgroEcológica da Beira Interior (BioEco). Atualmente, já se realiza semanalmente o Mercado Eco (Eco Market) ao sábado, entre as 8 horas e 13 horas no Mercado Municipal. A forte adesão por parte do público covilhanense e a intensa procura por zonas de retalho sustentáveis, ecológicas e biológicas incentivou a organização a proceder a uma segunda prática semanal da atividade. A BioEco é uma associação que assume como principal missão o apoio a projetos relacionados ou interligados com as áreas da Agricultura Biológica e da AgroEcológica, enquadradas na economia local da Beira Interior. Pretende também dinamizar iniciativas pertinentes que possibilitem a sensibilização do público geral para a temática da alimentação saudável.  Para além da sua vertente de divulgação, a associação providencia ainda ações de formação ligadas à Agricultura e Pecuária, no seu modelo de produção biológica, estimulando a criação de parcerias públicas e privadas que visam a promoção, qualificação e valorização dos produtos. Para o Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, a realização do mercado “potencializa uma aproximação entre os produtores regionais e os consumidores locais, através da criação de novos canais que facilitam a partilha de informação e o contacto com os produtos biológicos cultivados.” No Mercado Eco da Covilhã encontram-se disponíveis produtos sustentáveis, tais como legumes, verduras, leguminosas, frutos secos, cosméticos naturais, óleos essenciais e inclusive artigos artesanais. Os mercados são acompanhados de atuações musicais ao vivo, entre outras atividades de entretenimento e animação.  O Mercado pretende também ajudar a mudar hábitos e mentalidades dos consumidores, dinamizando a economia local, instruindo o respeito pela terra, pelos animais e pelo meio ambiente. A Câmara Municipal da Covilhã, convida todos os munícipes a participar neste mercado mensal de produtos agrícolas locais, patente ao público todas as quintas feiras do mês entre as 16 e as 19 horas, no Jardim das Artes e todos os sábados do mês, entre as 8 e as 13 horas, no Mercado Municipal.   
CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO EM PORTUGAL APOIAM CANDIDATURA DA COVILHà
08-09-2020

CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO EM PORTUGAL APOIAM CANDIDATURA DA COVILHà

Na passada sexta-feira, dia 04 de setembro, no âmbito da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, na vertente de Design, o Município deu continuidade à série de conferências e atividades que está a levar a cabo, onde temas como a Inovação, a Sustentabilidade e o Design são explorados e debatidos. O Miradouro das Portas do Sol acolheu esta conferência sobre “Cidades Criativas da UNESCO em Portugal” na qual os representantes de Amarante, Barcelos, Braga, Idanha-a-Nova, Leiria e Óbidos apresentaram os respetivos projetos da candidatura a Cidade Criativa da Rede Portuguesa. Também marcou presença neste evento o Secretário Executivo da Comissão Nacional da UNESCO, Sérgio Gorjão, que se mostrou confiante no sucesso da candidatura covilhanense: “a candidatura da Covilhã está no bom caminho. Seria excelente podermos contar em Portugal com uma Cidade Criativa da UNESCO na área do design”. Para Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã, “este foi mais um passo importante na nossa candidatura. Neste momento simbólico, pudemos conhecer as experiências de cidades que já foram candidatas em áreas diferentes da nossa. Saíram desta conferência conteúdos extremamente úteis, que nos apoiam e motivam para alcançar o sucesso da nossa candidatura”.  Esta conferência integrou o programa oficial do “Portas do Sol”, festival de artes de rua organizado pela ASTA com o apoio do Município da Covilhã, que decorreu nos dias 3, 4 e 5 de setembro.
VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO DESPEDE-SE AO SOM DE FLÁVIO TORRES
07-09-2020

VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO DESPEDE-SE AO SOM DE FLÁVIO TORRES

O “Verão no Centro Histórico” da Covilhã está a chegar ao fim. No próximo sábado, dia 12 de setembro, os covilhanenses Flávio Torres & Os Canalhas encerram a 3ª edição de um evento que voltou a aliar o melhor do teatro, da história e do património ao melhor da nova música portuguesa.  Desde o dia 1 de agosto, todos os sábados aconteceu cultura nas ruas da cidade, com as já famosas Visitas Guiadas Encendas por Joana Poejo (ASTA) e concertos de algumas das propostas mais promissoras do panorama musical português. Esta iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã voltou a ser um sucesso junto do público, apesar das contingências e dificuldades colocadas à organização devido à situação pandémica que vivemos. Foi necessário garantir o distanciamento social com a colocação de cadeiras espaçadas. Para assistir aos espetáculos, foi obrigatória a pré-aquisição de bilhetes limitados e gratuitos numa plataforma online criada especialmente para esse fim. Os recintos dos espetáculos apresentavam ainda sinalética com as regras e as recomendações da DGS, bem como dispensadores de álcool-gel. O uso de máscara ou viseira foi obrigatório para as deslocações. Todos os sábados, às 21h30, e no dia 12 também, a noite começa com a visita guiada e encenada por Joana Poejo, com o trajeto da visita projetado numa tela. A programação musical voltou a apostar em projetos de qualidade da nova música portuguesa, como Luís Severo, Pedro de Tróia, Ditch Days, Afonso Cabral, Tape Junk e a “prata da casa”, Margarida Geraldes e Renato Folgado, concluindo com a banda de Flávio Torres. Para encerrar a 3ª edição do “Verão no Centro Histórico”, no próximo sábado, dia 12 de setembro, às 21h30, Flávio Torres & Os Canalhas regressam às atuações na sua cidade natal, após o concerto interrompido pela chuva na edição do ano anterior. O músico covilhanense, que lançou em julho o novo EP "Sinopse", vai mostrar novas canções e promete animação e muito folk, blues e rock no largo atrás da Câmara. Para obter bilhetes gratuitos, aceda a www.veraonocentrohistorico.pt. A Vereadora Regina Gouveia mostrou-se satisfeita com “a realização de mais uma edição deste evento que alia história, teatro e música e que já conquistou o seu espaço e se tornou indispensável no panorama cultural da Covilhã. Apesar das dificuldades pelas quais ainda estamos a passar, queríamos muito proporcionar eventos culturais de qualidade aos covilhanenses, seguindo todas as regras de segurança. Penso que o conseguimos. A prova disso foi a grande adesão do público, de várias faixas etárias”.
CENTRO DE ATIV’IDADES JÁ REABRIU
07-09-2020

CENTRO DE ATIV’IDADES JÁ REABRIU

A Câmara Municipal da Covilhã informa todos os munícipes que o Centro de Ativ’Idades (CAI) já se encontra aberto ao público, sendo possível usufruir das suas atividades a partir do presente mês de setembro. O CAI retoma as suas ações habituais, apresentando ainda novos programas que irão ser desenvolvidos tais como: Conversas "Desconfinadas", sessões de esclarecimento sobre Saúde Pública, ateliers diversos, aulas de atividade física, entre outros. Devido à atual situação pandémica, os interessados em participar nas diversas atividades devem proceder a uma inscrição prévia nas mesmas, garantido assim o cumprimento das medidas preventivas de higiene e segurança, sendo que cada atividade conta apenas um número limitado de vagas disponíveis.  Encontra-se também em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Utente Sénior com o intuito de fornecer apoio social aos idosos, bem como auxílio no acesso a serviços públicos, serviços postais, consultas hospitalares, recolha de medicamentos que requerem receitas médicas digitais ou ainda o contacto com outros prestadores de serviços que passaram a favorecer o processo digital.  Uma das novidades previstas, que acompanha a reabertura do Centro, prende-se com a iniciativa “Centro Andarilho”. Esta iniciativa, que conta com o apoio das forças policiais, tem como propósito identificar e sinalizar idosos que se encontrem em isolamento, indo ao encontro dos mesmos por forma a colmatar as suas necessidades sócios-afetivas, numa primeira fase, e seguidamente, remediar áreas problemáticas próprias do isolamento social ao qual se encontram sujeitos. Deste modo, prevê-se a elaboração de uma estratégia de intervenção, personalizada e adequada a cada um, através das instituições locais em associação e parceria com as Juntas de Freguesias, Centro de Saúde, IPSS e outras entidades pertencentes ao 3º setor.  O Centro de Ativ’Idades encontra-se também disponível para auxiliar na divulgação de informações sobre os desenvolvimentos referentes à evolução da atual situação pandémica, partilhar conselhos úteis e disponibilizar máscaras comunitárias elaboradas por utentes do CAI, a quem necessitar.
Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Ver mais

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento

Ver mais

Espaços contra a corrente no Centro

Espaços contra a corrente no Centro

Ver mais

Portal Autárquico

Portal Autárquico

Ver mais

COVILHÃ

Avisos
Obras em curso
Obras em curso