Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.26.2019

COVILHÃ PRESENTE EM FÓRUM DA INDÚSTRIA TÊXTIL EUROPEIA

CORES E SONS DE ABRIL ANIMARAM O MAIOR CEREJAL DE PORTUGAL
23-04-2019

CORES E SONS DE ABRIL ANIMARAM O MAIOR CEREJAL DE PORTUGAL

O maior cerejal de Portugal recebeu este sábado a iniciativa “Cores e Sons de Abril”, um evento dedicado às artes que envolveu pintores, fotógrafos e músicos numa simbiose perfeita com a natureza, que serviu também para comemorar os valores de Abril e valorizar o património rural, no âmbito do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”. A Quinta das Rasas, situada no Ferro, brindou ainda os participantes com uma prova de degustação de produtos endógenos. Tudo ao som da Banda da Covilhã, que realizou um ensaio aberto no terreiro principal e depois atuou, em toque de marcha e ao som do Grândola Vila Morena, pelos pomares da quinta. Para a Vereadora Regina Gouveia, o evento «permitiu reforçar a visibilidade de um património único, que tem de ser preservado e dignificado pelas novas gerações. Os fotógrafos e os pintores que se associaram à iniciativa vão registar estas belas paisagens com as suas objetivas e telas». Os trabalhos resultantes deste dia serão mostrados ao público numa exposição a inaugurar no dia 25 de abril, no átrio da Câmara Municipal da Covilhã. O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e visa promover o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, adotou este ano o tema “Património e Paisagem Rural”, com o objetivo de “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, para estimular a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”.
LITERATURA CHILENA NO PAUL
05-04-2019

LITERATURA CHILENA NO PAUL

Em abril, o Município da Covilhã, através da Biblioteca Municipal e em colaboração com a Casa de Cultura José Marmelo e Silva, promove um conjunto de iniciativas sobre a Literatura Chilena, de acordo com o seguinte programa: De 01 a 30 O autor do mês – Isabel Allende Isabel Allende, uma das mais célebres escritoras chilenas que, com o seu primeiro romance “A Casa dos Espíritos” (1982) alcançou de imediato o êxito internacional.  Outras grandes obras se seguiram, destacando as que se encontram disponíveis para empréstimo na Biblioteca da Covilhã: Eva Luna (1999); Paul (2000); Retrato Sépia (2001); O Reino do Dragão de Ouro (2003); Inês da Minha Alma (2006); O Plano Infinito (2009); A ilha debaixo do Mar (2009); O caderno de Maya (2011), entre outras. Dia 23, terça-feira, 10h30 Clube do Leitor – Tertúlia Literária Um espaço para a literacia que permite a leitura e o debate sobre diferentes autores e obras. Este mês será dedicado à autora chilena Isabel Allende, cuja obra se encontra traduzida em 35 línguas. De 01 a 30 Mostra Bibliográfica de Literatura Chilena Mostra de livros, temas e géneros literários por autores chilenos para leitura e empréstimo, durante o mês de abril, na Casa de Cultura do Paul. Consulte as obras disponíveis para empréstimo na Biblioteca da Covilhã através do link http://koha-bmc.ubi.pt Casa da Cultura José Marmelo e Silva Horário: 10h00 ás 12h30 e 14h00 ás 17h00 email: cc.marmeloesilva@gmail.com Biblioteca Municipal Horário: De segunda a Sexta, das 10h00 ás 18h30 biblioteca@cm-covilha.pt
CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA TOMOU POSSE
01-04-2019

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA TOMOU POSSE

Realizou-se no passado dia 29 de março a cerimónia de tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança da Covilhã, entidade de âmbito municipal com funções de natureza consultiva, de articulação, coordenação, informação e cooperação na área da segurança. O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu esta cerimónia, presidida por Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, acompanhado pelo restante executivo.   O Conselho Municipal de Segurança é composto pelos seguintes membros: Presidente da Câmara Municipal ou o vereador com competência delegada; Vereador responsável pelo acompanhamento das questões de segurança, ou outro vereador indicado pelo presidente da câmara, caso seja este o responsável por esta área; Presidente da Assembleia Municipal; os 21 presidentes das juntas de freguesia; um representante do ministério público da comarca; Comandante da PSP; Comandante da GNR; Responsável pelos serviços municipais de proteção civil; Comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã; representantes das entidades com atividade no setor de apoio social, cultural e desportivo, em número a definir (tomarão posse posteriormente); um representante dos estabelecimentos de ensino público e um representante dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo que operem no território do município (tomarão posse posteriormente); um representante dos setores económicos com maior representatividade, a designar nos termos do regulamento do conselho (tomarão posse posteriormente); um representante das estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica situadas no município. O Presidente do Município, Vítor Pereira, apontou o Conselho como “um importante instrumento que vai contribuir para aprofundar o conhecimento da situação da segurança na área do município. As entidades que o constituem poderão formular propostas, debater, aprovar pareceres e promover a participação dos cidadãos, sempre com o objetivo de resolver ou prevenir problemas que dizem respeito à vida e segurança de todos”.    
Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Ver mais

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento

Ver mais

Espaços contra a corrente no Centro

Espaços contra a corrente no Centro

Ver mais

Portal Autárquico

Portal Autárquico

Ver mais

Vídeo Promocional - Covilhã

Avisos
Obras em curso
Obras em curso