Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Mai.26.2020

AUTARQUIA OFERECE APRENDIZAGEM E DIVERSÃO DIGITAL ÀS CRIANÇAS DA COVILHÃ

COVILHÃ CELEBRA ABRIL COM POESIA
21-04-2020

COVILHÃ CELEBRA ABRIL COM POESIA

A Câmara Municipal da Covilhã está a promover a iniciativa “Poetas da Liberdade”. Num contexto de combate à pandemia de covid-19, com a correspondente necessidade de isolamento social, as comemorações do 25 de Abril serão este ano bastante diferentes e mais limitadas. No sentido de assinalar este momento tão marcante da história de Portugal, a autarquia irá partilhar na sua página de Facebook (www.facebook.com/covilhamunicipio/), diariamente e até ao dia 25, poemas alusivos à “Revolução dos Cravos” e à liberdade, da autoria de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria, Zeca Afonso e José Carlos Ary dos Santos. No próximo sábado, dia 25 de abril, irá circular um carro com altifalante que levará estes poemas de Abril às ruas da Cidade e de todo o concelho da Covilhã. O Município apela à participação dos covilhanenses nesta iniciativa, indo às varandas e janelas das suas casas para lerem os poemas que ecoarão nas suas ruas, à passagem do carro de som. Em paralelo, durante esta semana, a Câmara Municipal convida os covilhanenses a serem vozes da Liberdade, transpondo os limites do seu confinamento através de poesia dita em cada casa e partilhada nas redes sociais (gravações áudio/audiovisuais). Os registos deverão ser enviados para biblioteca@cm-covilha.pt. Esta será uma forma simbólica, mas sentida, de homenagear os heróis de Abril e participar coletivamente na comemoração do Dia da Liberdade, ressuscitando os poetas que a cantaram «mesmo quando o povo português era também um povo oprimido» (Manuel Alegre).  
OPERAÇÃO FLORESTA SEGURA ARRANCA A 29 DE FEVEREIRO NA COVILHÃ
27-03-2020

OPERAÇÃO FLORESTA SEGURA ARRANCA A 29 DE FEVEREIRO NA COVILHÃ

No âmbito da Operação Floresta Segura 2020 e para que cada um cumpra com as suas obrigações, enquanto cidadão e agente individual de proteção civil, a Unidade de Emergência Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (UEPS) vai, nos dias 29 de fevereiro, 1, 2 e 3 de março, percorrer todas as freguesias do Concelho com ações de fiscalização preventiva, pedagógica e de antecipação de catástrofe. Serão informados os proprietários dos terrenos onde a gestão de combustível é obrigatória, mas ainda não se encontra realizada, que a mesma tem de ser feita até 15 de março. As ações descritas têm como objetivo a diminuição do número de autos a levantar e respetivas coimas a aplicar, bem como a sensibilização dos proprietários para o cumprimento das suas obrigações, por forma a diminuir as ocorrências e garantir a segurança e proteção de todos os cidadãos e dos seus bens. Convidam-se os Vossos Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes na cerimónia de início da fase 2 da Operação Floresta Segura, que irá decorrer no dia 29 de fevereiro, às 09H00, na Praça do Município da Covilhã. As ações serão realizadas seguindo esta programação: •    29 Fevereiro – freguesias a sinalizar: Boidobra; Ferro; União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho; União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.   •    01 Março – freguesias a sinalizar: Orjais; Peraboa; Verdelhos; União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo; União de Freguesias de Vale Formoso e Aldeia do Souto.   •    02 Março – freguesias a sinalizar: Cortes do Meio; Dominguizo; Tortosendo; Unhais da Serra; União de Freguesias de Barco e Coutada; União de Freguesias de Peso e Vales do Rio.   •    03 Março – freguesias a sinalizar: Aldeia de São Francisco de Assis; Erada; Paul; São Jorge da Beira; Sobral de São Miguel; União de Freguesias de Casegas e Ourondo.
COVID-19: MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA LINHAS DE APOIO A GRUPOS DE RISCO
24-03-2020

COVID-19: MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA LINHAS DE APOIO A GRUPOS DE RISCO

No âmbito da atual crise de saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal da Covilhã criou duas linhas de apoio destinadas a idosos, pessoas em risco e crianças ou adultos com necessidades específicas.  A linha de apoio de Psicologia Clínica e de Saúde (275 330 644) visa constituir uma primeira resposta em termos de acompanhamento e psicoterapia a idosos e pessoas em risco, relativamente a problemáticas de natureza pessoal e interpessoal, nomeadamente perturbações de ansiedade e de humor num momento de crise tão complexo como este vivenciado por todos nós. Esta linha estará a cargo da Dra. Juliana Bastos de Oliveira, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que se disponibilizou para colaborar de forma voluntária com o Município neste importante instrumento de ajuda.  A linha de apoio “Terapia Ocupacional” (275 330 644) destina-se a crianças com necessidades específicas, com o objetivo essencial de prevenir e/ou compensar incapacidades/disfunções físicas, mentais ou outras, sujeitas a agravamentos derivados da elevada inatividade e do isolamento social.  No atendimento a esta linha estará a Dra. Inês Pereira, Terapeuta Ocupacional atualmente a exercer funções no Espaço dos Sentidos na Biblioteca Municipal, pós-Graduada em Integração Sensorial e mestranda em Terapia Ocupacional -Saúde Mental.   Ambas as linhas de apoio estão disponíveis das 09h00 às 18h00, todos os dias úteis.  Para Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, a criação destas duas linhas de apoio tem como propósito “atenuar os efeitos do isolamento social que o combate a esta pandemia nos obriga a manter”. O autarca identifica os idosos e as crianças com necessidades específicas, bem como as suas famílias, como “principais destinatários destas linhas, que poderão ser um importante instrumento para aumentar a qualidade de vida dos principais grupos de risco neste momento tão difícil”.  
Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Ver mais

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento

Ver mais

Espaços contra a corrente no Centro

Espaços contra a corrente no Centro

Ver mais

Portal Autárquico

Portal Autárquico

Ver mais

COVILHÃ

Avisos
Obras em curso
Obras em curso