Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.10.2020

MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO 

UM DOS GRANDES AUTORES PORTUGUESES DA ATUALIDADE NO CAFÉ LITERÁRIO
03-03-2020

UM DOS GRANDES AUTORES PORTUGUESES DA ATUALIDADE NO CAFÉ LITERÁRIO

Nuno Camarneiro, um dos grandes escritores portugueses da atualidade, será o convidado do Café Literário que se realiza no próximo dia 5 de março (quinta-feira), pelas 21h30, no Café Centro Cívico. Nuno Camarneiro nasceu na Figueira da Foz em 1977. Licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, trabalhou no CERN e doutorou-se em Ciência Aplicada ao Património Cultural pela Universidade de Florença. Atualmente desenvolve a sua investigação na Universidade de Aveiro e é docente no Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense. Em 2011 publicou o seu primeiro romance, "No Meu Peito Não Cabem Pássaros", saudado pela crítica, publicado também no Brasil e em França. Foi o primeiro autor escolhido pela B.M. de Oeiras para participar no Festival do Primeiro Romance de Chambéry, em França. Publicou um texto na prestigiada Nouvelle Revue Française na rubrica Un mot d’ailleurs e tem diversos contos em revistas nacionais e estrangeiras. Em 2012 venceu o Prémio Leya com o romance "Debaixo de Algum Céu", já traduzido em italiano e brevemente em francês. Mantém, desde 2009, o blogue “Acordar um Dia”, no qual tem vindo a publicar a sua poesia e micronarrativa. A apresentação da obra e do autor, nesta iniciativa cultural promovida mensalmente pela Câmara Municipal da Covilhã, estará a cargo das professoras Albertina Leitão e Celina Vieira.  
OPERAÇÃO FLORESTA SEGURA ARRANCA A 29 DE FEVEREIRO NA COVILHÃ
27-02-2020

OPERAÇÃO FLORESTA SEGURA ARRANCA A 29 DE FEVEREIRO NA COVILHÃ

No âmbito da Operação Floresta Segura 2020 e para que cada um cumpra com as suas obrigações, enquanto cidadão e agente individual de proteção civil, a Unidade de Emergência Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (UEPS) vai, nos dias 29 de fevereiro, 1, 2 e 3 de março, percorrer todas as freguesias do Concelho com ações de fiscalização preventiva, pedagógica e de antecipação de catástrofe. Serão informados os proprietários dos terrenos onde a gestão de combustível é obrigatória, mas ainda não se encontra realizada, que a mesma tem de ser feita até 15 de março. As ações descritas têm como objetivo a diminuição do número de autos a levantar e respetivas coimas a aplicar, bem como a sensibilização dos proprietários para o cumprimento das suas obrigações, por forma a diminuir as ocorrências e garantir a segurança e proteção de todos os cidadãos e dos seus bens. Convidam-se os Vossos Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes na cerimónia de início da fase 2 da Operação Floresta Segura, que irá decorrer no dia 29 de fevereiro, às 09H00, na Praça do Município da Covilhã. As ações serão realizadas seguindo esta programação: •    29 Fevereiro – freguesias a sinalizar: Boidobra; Ferro; União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho; União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.   •    01 Março – freguesias a sinalizar: Orjais; Peraboa; Verdelhos; União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo; União de Freguesias de Vale Formoso e Aldeia do Souto.   •    02 Março – freguesias a sinalizar: Cortes do Meio; Dominguizo; Tortosendo; Unhais da Serra; União de Freguesias de Barco e Coutada; União de Freguesias de Peso e Vales do Rio.   •    03 Março – freguesias a sinalizar: Aldeia de São Francisco de Assis; Erada; Paul; São Jorge da Beira; Sobral de São Miguel; União de Freguesias de Casegas e Ourondo.  
COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO OPERACIONALIZADAS “COM SUCESSO” NA COVILHà   
06-02-2020

COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO OPERACIONALIZADAS “COM SUCESSO” NA COVILHà   

                                                    A Comissão de Acompanhamento e Monitorização da implementação e desenvolvimento do quadro de competências na área da Educação do Município da Covilhã reuniu ontem, dia 5 de fevereiro, na Sala de reuniões do edifício dos Paços do Concelho. Criada na sequência da aceitação de competências na área da Educação pelo Município da Covilhã, esta Comissão é constituída pelo Presidente da Autarquia, pela Diretora Regional de Educação do Centro, em representação do Governo, e pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do concelho da Covilhã. A reunião serviu para aprovar o regulamento interno e avaliar a operacionalização das novas competências da autarquia. Foram ainda definidos os montantes e prazos das transferências financeiras para os Agrupamentos/Escolas, de acordo com as informações dos respetivos Diretores e da Tutela. As verbas serão transferidas na próxima sexta-feira, 07 de fevereiro, após aprovação em reunião do executivo camarário agendada para a manhã do mesmo dia. Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da Educação, congratulou-se com o facto de a Comissão ter reconhecido por unanimidade “a forma exemplar, eficaz e célere na concretização deste difícil processo, com novos desafios para todos”. A autarca destacou a integração do pessoal não docente nos quadros da Câmara Municipal: “Em tempo recorde, integrámos 241 novos colaboradores e uniformizámos o processamento salarial de todo o universo municipal”. “Para que este processo continue a decorrer como ambicionamos, é essencial que se mantenha e reforce uma relação de confiança entre todos os intervenientes, fundamental na prossecução dos objetivos municipais em matéria de educação, com qualidade e eficiência acrescidas”, concluiu Regina Gouveia.
Assembleia da República

Assembleia da República

Ver mais

Governo de Portugal

Governo de Portugal

Ver mais

Portal Autárquico

Portal Autárquico

Ver mais

Estágios PEPAL - 5ª Edição

Estágios PEPAL - 5ª Edição

Ver mais

Vídeo Promocional Covilhã

Avisos
Obras em curso
Obras em curso