Município da Covilhã
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Mar.06.2021

AUTARQUIA REIVINDICA MAIS E MELHORES SERVIÇOS FERROVIÁRIOS

NEST desenvolve Talk2Me Platform e põe obras do WOOL a falar com as pessoas através de um bot
24-02-2021

NEST desenvolve Talk2Me Platform e põe obras do WOOL a falar com as pessoas através de um bot

Chama-se Talk2ME e é um messenger bot acionado através da leitura de um QR Code, disponível em cada uma das obras que compõem o roteiro do WOOL – Covilhã Arte Urbana. Ao conversar com o bot é possível descobrir mais sobre cada obra, nomeadamente o seu autor, a sua história, com que materiais foi feito, entre outros. A plataforma foi desenvolvida pela UZER em parceria com a Akt para o NEST - Centro de Inovação do Turismo, sediado na Covilhã, e tem previsto o seu desenvolvimento para que possa ser aplicado a qualquer produto, atração ou negócio turístico. Ao dialogarem com o bot, através do messenger, os visitantes podem descobrir informação relevante sobre a obra, tal como: de que artista é, como foi feito, qual a inspiração ou mesmo ver um vídeo do making of do mural. Esta parceria entre o WOOL e o NEST- Centro de Inovação do Turismo é sedimentada no ano em que o festival de arte urbana da Covilhã celebra os seus 10 anos, abrindo assim portas à adoção da tecnologia num ano que obrigou à necessária digitalização de muitos serviços e atrações turísticas. Antes de utilizar a Talk2Me, os visitantes das obras do WOOL teriam de pedir o acompanhamento de um guia ou de materiais de suporte físico para saberem mais sobre as obras espalhadas nas ruas da cidade. Agora, através da Talk2Me, qualquer visitante com um dispositivo móvel com acesso à internet poderá descobrir mais sobre cada uma das obras, conversando com o bot associado a cada uma delas. O WOOL | Covilhã Arte Urbana, surgiu em 2011 como o primeiro evento destas expressões em território nacional, tendo por missão homenagear o legado histórico (e presente) desta cidade, intimamente ligado à Indústria têxtil, através da criação de obras de arte em espaço público. Conta já com sete edições na cidade e com 43 iniciativas e projectos em diferentes localizações em território nacional e internacional que envolveram mais de 122 intervenções artísticas (murais e instalações), com 46 artistas portugueses e 23 artistas estrangeiros. “Um dos papéis fundamentais do NEST passa por facilitar a transição das pequenas e médias empresas do setor do turismo para a economia digital. O Talk2Me é uma ferramenta inovadora e muito fácil de implementar, que poderá dar voz a um conjunto alargado de produtos turísticos, sejam museus, alojamentos, iguarias, peças de artesanato, entre outros: todos eles passíveis degerar interesse e estabelecer conversas que aprofundem a sua origem e o seu propósito", explica Roberto Antunes, diretor do NEST - Centro de Inovação do Turismo. Se em 2011 o WOOL ambicionava 'ocupar' as ruas da cidade da Covilhã com Arte, tornando esta acessível a todos, democratizando-a e desta forma promovendo um despertar e interesse da comunidade para a Cultura e Arte Contemporânea, 10 anos volvidos, poderemos afirmar que a colaboração com o NEST para o desenvolvimento deste projecto Talk2Me e a sua aplicação à transmissão de todas as histórias, significados, especificidades e curiosidades de cada uma das obras que compõem o nosso roteiro, surge (certeiramente) como uma actualização dos objectivos iniciais.”, reforça Lara Seixo Rodrigues, co-fundadora do WOOL – Covilhã Arte Urbana. A aplicação desta tecnologia no WOOL foi o projeto-piloto para uma solução que o NEST quer ver aplicada em várias atrações, negócios e produtos turísticos. No futuro, o NEST, disponibilizará esta tecnologia para que qualquer negócio ou operador turístico possa associar objetos inanimados, como monumentos, ruas, produtos icónicos, roteiros famosos e tantos outros a um bot que interaja com turistas ou potenciais clientes. A plataforma utilizará o Messenger Bot do Facebook e Instagram e tecnologia QR Code para possibilitar conversas que se traduzem em uma nova forma de experimentar cultura, história e turismo de uma forma mais envolvente. Saiba mais informações sobre a plataforma Talk2me em www.talk2meplatform.com
BIBLIOTECA MUNICIPAL DÁ VOZ AOS JOVENS DA COVILHÃ
05-02-2021

BIBLIOTECA MUNICIPAL DÁ VOZ AOS JOVENS DA COVILHÃ

A Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC) lança o desafio aos jovens do concelho da Covilhã para participarem no projeto “Be Connected”, que tem como lema “Juntos vamos transformar o nosso mundo!” Este projeto inovador preconiza o envolvimento e a participação ativa dos jovens da Covilhã na concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável identificados na “Agenda 2030”, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 25 de setembro de 2015, e que têm como meta temporal o ano de 2030. No pressuposto do papel essencial da educação nos processos de desenvolvimento humano e sustentável do planeta, ao longo de todos os meses de 2021, a BMC lançará um «vídeo» “Be Connected” em que dará voz aos jovens covilhanenses, fomentando o espírito crítico, convidando-os a criar conteúdos digitais com um testemunho em que proponham soluções para alcançar cada um dos objetivos propostos na “Agenda 2030”. Os vídeos serão tornados públicos, disseminando e partilhando as ideias dos nossos jovens, através da página do facebook e youtube da Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC). A “Agenda 2030” e os objetivos previstos, assumem um compromisso global para o futuro da Humanidade, com base em princípios de equidade, solidariedade e justiça social. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são os seguintes: erradicar a pobreza; erradicar a fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de género; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento económico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias para a implementação dos objetivos. Através desta ação digital, a BMC cria uma maior proximidade com a comunidade juvenil, fomenta a literacia digital e motiva os jovens covilhanenses a assumir o compromisso de ajudar a transformar o mundo, fazendo ouvir a sua voz na definição do nosso futuro coletivo. Para consolidar este projeto, e em articulação com o Serviço Educativo Eu sou +, pretende-se criar, ao longo do ano de 2021, um Clube de Leitura ODS dirigido a estes jovens, que terá como intuito a reflexão e o debate das questões prementes da Agenda 2030. + informação na página de Facebook Biblioteca/ Arquivo Municipal da Covilhã.
AUTARQUIA E CLDS.4G.COVILHÃ CRIAM NOVA LINHA DE APOIO SOCIAL
25-01-2021

AUTARQUIA E CLDS.4G.COVILHÃ CRIAM NOVA LINHA DE APOIO SOCIAL

A Câmara Municipal da Covilhã e o CLDS.4G.Covilhã (Contrato Local de Desenvolvimento Social) criaram uma linha telefónica de apoio social de proximidade, com o intuito de minorar o impacto da crise pandémica provocada pelo COVID-19.  A nova linha pretende apoiar e proteger idosos e pessoas em situação de isolamento ou maior fragilidade, num contexto pandémico que provocou alterações profundas nas rotinas diárias e um aumento da ansiedade nas pessoas mais vulneráveis.  O objetivo essencial prende-se com atenuar os sentimentos de solidão, abandono, angústia e desespero, garantindo também o apoio na aquisição de bens essenciais e/ou na realização de outras tarefas identificadas como fundamentais. Tratando-se de uma linha de apoio social mais abrangente, terá ainda como intuito a sinalização de casos que necessitem de intervenção específica, a encaminhar para o serviço de ação social da Autarquia ou para a linha de apoio psicológico, ativa desde a 1.ª fase da pandemia.  O atendimento telefónico é prestado por uma equipa multidisciplinar de profissionais do Centro de Ativ’Idades (CAI) e do CLDS, através dos números 275 330 656 e 275 330 657. A linha é gratuita, estando garantida a confidencialidade da informação relativa a todos os que recorram a este serviço.   Se necessita de algum dos apoios disponibilizados, ou conhece alguma pessoa ou família em situação de isolamento e maior vulnerabilidade, nomeadamente idosos, pessoas com doenças crónicas ou deficiência, sem retaguarda familiar, contacte a linha de apoio social.  É fundamental a colaboração de todos, para que ninguém fique sozinho quando mais precisar.  
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