Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Mai.26.2020

ESPLANADAS DA COVILHÃ NÃO PAGAM TAXA ATÉ AO FIM DO ANO

MUNICÍPIO DA COVILHÃ DISTRIBUI MÁSCARAS A TODA A POPULAÇÃO
24-04-2020

MUNICÍPIO DA COVILHÃ DISTRIBUI MÁSCARAS A TODA A POPULAÇÃO

A Câmara Municipal da Covilhã vai começar na próxima semana a distribuir máscaras laváveis, reutilizáveis e certificadas aos munícipes.  As máscaras de proteção individual estão a ser produzidas por um consórcio de empresas que inclui unidades de produção a laborar no concelho da Covilhã. Toda a logística que uma operação desta natureza implica está já a ser preparada, prevendo-se que tenha início durante a próxima semana. Na cidade da Covilhã, a distribuição ficará a cargo de agentes da PSP e da GNR, acompanhados por funcionários da autarquia, no sentido de envolver as forças de autoridade nesta iniciativa de proximidade, transmitindo aconselhamento e seguranças aos cidadãos. Em simultâneo, serão entregues máscaras às Juntas de Freguesia para que procedam à distribuição junto das respetivas populações locais. Para Vítor Pereira, Presidente do Município da Covilhã, “estas máscaras vão ser decisivas, não só para evitar a propagação do coronavírus, mas também para dar mais segurança e confiança aos covilhanenses para que retomem as suas atividades”. Embora reforce que “temos de continuar a ser vigilantes e responsáveis, seguindo as orientações das autoridades de saúde, para controlar o surto pandémico”, o autarca considera também da maior importância “a segurança e proteção das populações, agora e no período de pós-confinamento e de progressivo regresso à normalidade que se segue”.
LINHA «COVID-19 ESCLARECIMENTO E INFORMAÇÃO»
21-04-2020

LINHA «COVID-19 ESCLARECIMENTO E INFORMAÇÃO»

A Linha «COVID-19 Esclarecimento e Informação» (275 330 651) pretende ser uma primeira resposta às necessidades de orientação dos covilhanenses no atual contexto de combate à pandemia. Estudantes finalistas do curso de medicina, organizados pelo respetivo Núcleo (Medubi) asseguram o seu funcionamento regular, todos os dias entre as 9:00 e as 18:00, enquanto se justificar a existência deste tipo de apoio. A coordenação técnico-científica está a cargo do Professor Doutor Miguel Castelo Branco, Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, entidade parceira do Município neste projeto de cariz social. Esta linha gratuita destina-se a transmitir informação de forma útil, nomeadamente sobre medidas de higiene individual e isolamento social; esclarecer dúvidas sobre a doença, formas de transmissão e riscos comportamentais, contexto atual de emergência e sua aplicação, bem como apoios disponíveis para idosos, outros grupos sociais de risco e população em geral; aconselhar e encaminhar para os diversos organismos envolvidos no apoio, cuidados de saúde e proteção, nomeadamente serviços e proteção civil municipais, bombeiros, instituições de saúde e forças de segurança. A Linha «COVID-19 Esclarecimento e Informação» (275 330 651) não substitui a Linha SNS24, devendo mesmo ser recomendado o contacto com a mesma sempre que forem reportados sintomas ou contactos diretos com COVID-19, informando dos procedimentos a adotar.  
COVILHÃ CELEBRA ABRIL COM POESIA
21-04-2020

COVILHÃ CELEBRA ABRIL COM POESIA

A Câmara Municipal da Covilhã está a promover a iniciativa “Poetas da Liberdade”. Num contexto de combate à pandemia de covid-19, com a correspondente necessidade de isolamento social, as comemorações do 25 de Abril serão este ano bastante diferentes e mais limitadas. No sentido de assinalar este momento tão marcante da história de Portugal, a autarquia irá partilhar na sua página de Facebook (www.facebook.com/covilhamunicipio/), diariamente e até ao dia 25, poemas alusivos à “Revolução dos Cravos” e à liberdade, da autoria de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria, Zeca Afonso e José Carlos Ary dos Santos. No próximo sábado, dia 25 de abril, irá circular um carro com altifalante que levará estes poemas de Abril às ruas da Cidade e de todo o concelho da Covilhã. O Município apela à participação dos covilhanenses nesta iniciativa, indo às varandas e janelas das suas casas para lerem os poemas que ecoarão nas suas ruas, à passagem do carro de som. Em paralelo, durante esta semana, a Câmara Municipal convida os covilhanenses a serem vozes da Liberdade, transpondo os limites do seu confinamento através de poesia dita em cada casa e partilhada nas redes sociais (gravações áudio/audiovisuais). Os registos deverão ser enviados para biblioteca@cm-covilha.pt. Esta será uma forma simbólica, mas sentida, de homenagear os heróis de Abril e participar coletivamente na comemoração do Dia da Liberdade, ressuscitando os poetas que a cantaram «mesmo quando o povo português era também um povo oprimido» (Manuel Alegre).  
Assembleia da República

Assembleia da República

Ver mais

Governo de Portugal

Governo de Portugal

Ver mais

Portal Autárquico

Portal Autárquico

Ver mais

Estágios PEPAL - 5ª Edição

Estágios PEPAL - 5ª Edição

Ver mais

Vídeo Promocional Covilhã

Avisos
Obras em curso
Obras em curso