Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Out.23.2019
Notícias
PROJETO INTERMUNICIPAL UNE COVILHÃ E FUNDÃO POR CICLOVIA
14-10-2019

PROJETO INTERMUNICIPAL UNE COVILHÃ E FUNDÃO POR CICLOVIA

A Covilhã e o Fundão vão estar ligados através de uma ciclovia. Este projeto intermunicipal vai contar com um investimento total de 980.693,58 euros (troço do Fundão 600.193,58, troço da Covilhã 380.500,00), co-financiado pelo Fundo Ambiental no valor de 490.346,79 euros€, permitindo desta forma reforçar a estratégia de desenvolvimento da mobilidade sustentável na região. Os dois municípios apresentam-se como verdadeiros agentes da política de transportes locais, com capacidade de promover a adoção de modos suaves através da criação de infraestruturas de transportes que potenciam a sua utilização pelos munícipes.  A futura ciclovia vai ter uma extensão total aproximada de 13 km, será desenvolvida ao longo da estrutura viária existente, a Estrada Nacional 18, que liga as cidades do Fundão e da Covilhã e através da qual é efetuado o acesso a dois importantes polos industriais, assumindo esta via um perfil marcadamente urbano. O troço da Ciclovia no concelho do Fundão inicia-se na proximidade da zona comercial, na entrada da cidade, interligando com os percursos cicláveis já existentes ou em fase de planeamento, e terminará no Souto Alto, onde interligará com o troço da Covilhã. Será implantada uma ciclovia em cada sentido do tráfego, com uma largura constante de 1,20 metros e partilhada com os peões, e substituirá os atuais passeios existentes ou implantada junto à berma da via.  O troço da Ciclovia no concelho da Covilhã inicia-se no cruzamento do Hospital, interligando com os percursos cicláveis da cidade, presentemente em execução, e terminará no Souto Alto onde interligará com o troço do Fundão. Será implantada na berma direita da Variante da EN18 à Covilhã, na berma do lado direito no sentido Covilhã/Fundão, com uma largura de 2,20m, separada da faixa de rodagem onde circulam os veículos. Vitor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, congratula-se com esta “conjugação de esforços que estreitam ainda mais os laços entre as duas cidades e os dois concelhos, que já têm muitas afinidades e se complementam”. Para o autarca, “esta relação saudável contrasta com a situação que existia em tempos idos, com um certo virar de costas entre os dois concelhos. São estes os projectos decisivos para a união e cooperação crescente entre a Covilhã e os municípios vizinhos, que se situam numa das zonas mais importantes do interior de Portugal: a Cova da Beira”.
COVILHÃ HOMENAGEIA 8 PERSONALIDADES E 3 INSTITUIÇÕES NO 20 DE OUTUBRO
14-10-2019

COVILHÃ HOMENAGEIA 8 PERSONALIDADES E 3 INSTITUIÇÕES NO 20 DE OUTUBRO

As Comemorações dos 149 anos da elevação da Covilhã a cidade contemplam este ano a homenagens a 8 personalidades e 3 instituições que, de forma marcante, têm desenvolvido ações de mérito no concelho. A título individual, serão homenageados com a Medalha de Mérito: António Pinto Pires, historiador; Pedro Gaudêncio, empresário; José Mendes, Presidente do Sporting Clube da Covilhã; José Carlos Campos, operário, conhecido como “Sr. Viseu”; Manuel Ribeiro, dirigente desportivo e comerciante; Vítor Sainhas, psiquiatra. A título póstumo, serão também agraciados António Ascensão Coelho, antigo autarca no Teixoso e José Reis Barata, antigo deputado na Assembleia Municipal e docente. Para Vítor Pereira, Presidente do Município da Covilhã, “estamos perante uma justíssima homenagem da cidade a personalidades ímpares que se destacaram na comunidade e a quem assim agradecemos pelo profundo trabalho desenvolvido em prol do bem comum». Nas instituições, a Medalha de Mérito será atribuída à Fundação Imaculada Conceição - Doroteias da Covilhã e à Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira (LACHUCB). Para o Presidente da autarquia «esta homenagem representa o agradecimento do concelho ao trabalho desempenhado por estas instituições, no Voluntariado e na educação de várias gerações de covilhanenses». Entre as instituições homenageadas está também a Associação de Desenvolvimento Local Beira Serra, pelo “vasto e importante trabalho social desenvolvido”.  A Sessão Solene de Homenagem a Personalidades e Instituições terá lugar a 20 de outubro, às 15:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.  
COVILHÃ PROMOVE A MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE DA REGIÃO – GOLDRARTES 2019
11-10-2019

COVILHÃ PROMOVE A MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE DA REGIÃO – GOLDRARTES 2019

A Câmara da Covilhã em parceria com o Atelier de Cerâmica Formas e Cores de Terra promove a segunda edição da GoldrArtes 2019, na Galeria de Exposições Tinturaria. Trata-se da maior exposição coletiva de arte da região, que neste certame reúne cerca de 64 nomes nas mais diversas áreas artísticas – pintura, gravura, escultura, fotografia e instalação. A cerimónia de inauguração que terá lugar no dia 8 de outubro (terça-feira), pelas 18h00, contará com a presença dos artistas covilhanenses: Aida Gonçalves; Alberto Alves; Alice Baptista; Ana Maria Francisco; Ana Maria Santos Luiz; Ana Lebre Brito; Ana Pinge; Ânia Pais; António Barrocas; António Casteleira; António Rebelo; António Rodrigues; Beatriz Machado; Benvinda Camas; Carlos Mangana; Diana Alves; Diogo Fernandes; Élia Gamboa; Fábio Brito; Formas e Cores de Terra; Francisco Amaro; Francisco Cruz; Glória Ramos; Helena Mendes; Inês Cordeiro; Isabel Ferreira; Isabel Morão; João A. Santos Luiz; João Carlos da Cruz; João F. Santos; João M. Salcedas; João P. Marques; João Rui Frade; Jorge Santos Luiz; José Batista (Oriente); José Manuel Pereira; Laura Cruz; Lucília Marques; Luís Geraldes; Maria Alice Peixeiro; Maria Amália Oliveira; Maria Silva Carreira; Maria Cecília Duarte; Maria da Luz; Maria Fátima Barros (Fabá); Maria Guia Pimpão; Maria João Caetano; Maria Luiza Craveiro; Maria Teresa Silva; Mário Costa; Marli Pinho; Marta Vilarinho; MEG; Mia Costa; Moreira Neves; Natércia Campo (Teca); Rosalina Cruz; Rui Casegas Costa; Sandra Gonçalves; Sebastião Pimenta; Sousa Amaral; Telmo Guerra; Teresa Gaspar e UBI. A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de Dezembro, com visitas de terça a domingo, das 10h00 às 18h00 na Tinturaria – Galeria de Exposições.
CENTRO DE INCUBAÇÃO E EMPREENDEDORISMO ABRE PORTAS EM 2020
11-10-2019

CENTRO DE INCUBAÇÃO E EMPREENDEDORISMO ABRE PORTAS EM 2020

As obras do novo Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo da Covilhã decorrem a bom ritmo, estando prevista a sua conclusão no verão de 2020. Esta intervenção permite a transformação do edifício da antiga PSP, na Rua António Augusto de Aguiar, mantendo o traço arquitetónico original mas criando vários espaços para a promoção e sustentabilidade de micro e pequenas empresas. Este edifício permitirá igualmente acolher jovens empreendedores para que desenvolvam os seus projetos criativos. A empreitada de reabilitação e restauro do edifício foi adjudicada à empresa NOW XXI – Engenharia e Construções, Lda., pelo valor de 776. 715, 21€ + IVA, com um prazo de execução de 300 dias. Trata-se de uma obra prevista no PEDU da Covilhã (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) que irá contar com 6 gabinetes para empresas, 16 lugares de coworking, 2 espaços para oficinas (Makers), auditórios e sala de reuniões. Para o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, este projeto “é uma oportunidade única, tendo em conta a localização estratégica deste Centro junto à UBI – Universidade da Beira Interior”. O autarca afirma que, com este projeto, “a Covilhã passa a ter uma infraestrutura moderna e multifuncional, ao mesmo tempo que reabilitamos e valorizamos o património histórico no centro da cidade”. Vítor Pereira está seguro de que “são estas as concretizações que nos permitem ter esperança e confiança no futuro que estamos a tecer”.