Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Fev.17.2019
Notícias
MUNICÍPIO DA COVILHÃ PARTICIPA EM GRANDES AÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
11-02-2019

MUNICÍPIO DA COVILHÃ PARTICIPA EM GRANDES AÇÕES DE REFLORESTAÇÃO

A Câmara Municipal da Covilhã participa em duas importantes ações de reflorestação nos próximos dia 15 e 17 de fevereiro.  “Verde Puro” é uma ação de reflorestação promovida pela CIM-Beiras e Serra da Estrela que envolve os seus 15 Municípios na plantação de vários milhares de plantas autóctones. A ação vai realizar-se no próximo dia 15 de fevereiro, das 09h30 e as 12h30, na freguesia de Cortes do Meio, sítio do Louseiro com a participação dos alunos da EB1 e JI de Cortes do Meio, de 53 alunos da Escola Secundária Campos Melo, da Queiró, Junta de Freguesia e Baldios de Cortes do Meio. No âmbito da vinda à Covilhã de Dom Afonso de Bragança, filho de Dom Duarte Pio de Bragança, pretendente ao trono de Portugal, a Real Associação da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã, com o apoio logístico do ICNF, levam a efeito um conjunto de ações. No dia 16 de fevereiro às 21h30m, a comitiva é recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde se realiza um concerto e palestra musical oferecidos pela EPABI. A 17 de fevereiro, às 10h00, tem início uma ação de reflorestação na Mata Nacional da Covilhã, no sítio do Pião, junto à antiga casa do guarda, sob o lema “Floresta Somos Todos Nós, Agir já, Alerta Sempre”. Na parte da tarde, a comitiva fará uma visita cultural pela cidade, com destaque para o Palácio do Conde da Covilhã, no Refúgio.  O Município da Covilhã convida todos os interessados a participar nas referidas ações, contribuindo assim para a preservação da floresta.  
ARTE DO DEBUXO EM DEBATE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
06-02-2019

ARTE DO DEBUXO EM DEBATE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Covilhã promove “Encontros na Biblioteca” com a historiadora Elisa Pinheiro, o técnico de tecelagem Jorge Trindade e o gestor empresarial na área têxtil, José Curto Pereirinha. “Debuxador: a criatividade e a técnica ao serviço do têxtil” serão os pontos em debate na tertúlia que terá lugar no dia 15 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal da Covilhã. O debate insere-se no âmbito da exposição “Debuxos” de Jorge Trindade, patente até ao dia 28 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta, das 10h00 às 18h30. Elisa Pinheiro: Licenciada em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolveu toda a sua atividade no âmbito da docência, investigação e serviço público. Foi fundadora e diretora do Museu de Lanifícios da UBI e coordenadora científica nas áreas da museologia, património e turismo industrial. Autora de diversos livros e artigos científicos distinguidos e premiados recebeu, em 2016, o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela UBI. Jorge Trindade: Formado como técnico de tecelagem na Escola Industrial e Comercial Campos Melo, na Covilhã. Desempenhou funções como debuxador em várias empresas de lanifícios na região, nas áreas do desenvolvimento e criação de coleções de tecidos e do planeamento e produção têxtil, bem como formador na mesma área. José Curto Pereirinha: Licenciado em gestão de empresas pelo Instituto Politécnico da Covilhã, com especialização na área da produção e direito do trabalho. Toda a sua atividade foi desenvolvida na gestão de empresas têxteis, docência e formação profissional.
CASA MARMELO E SILVA COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA TODAS AS IDADES
06-02-2019

CASA MARMELO E SILVA COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA TODAS AS IDADES

A Câmara Municipal da Covilhã, através da Biblioteca Municipal e em colaboração com a Junta de Freguesia do Paul e a Casa da Cultura José Marmelo e Silva apresentam, durante o mês de fevereiro, um vasto e diversificado programa cultural para todos os públicos e todas as idades. De 5 a 14 O CANTO DAS VOGAIS  Este mês a sessão de leitura orientada é dedicada à autora Vanessa Martins e ao seu livro infantil “Tiago, o colecionador quase-nuvem”. O canto das vogais terá a participação das crianças do jardim-de-infância e pré-escola do centro paroquial de Nossa Senhora das Dores e da escola básica do Paul. Dia 24, 15h00 Recolha de Canções do Paul, por Fernando Lopes Graça, 70 anos depois. O AUTOR DO MÊS Leituras e empréstimo ao domicílio de um conjunto de obras selecionadas do escritor português José Rodrigues dos Santos. A iniciativa procura estimular o prazer da leitura e dar a conhecer aspetos de interesse na vasta obra deste autor mediático.  CLUBE DE LEITURA Um espaço que permite a leitura e o debate sobre a vasta obra do autor do mês, José Rodrigues dos Santos. Exposição “A MITOLOGIA” Mostra de fotografia, livros e referências documentais sobre os Deuses da mitologia clássica grega e romana, os aspetos relevantes que os identificam e os diferenciam no rodopio de simbolismo de que estão revestidos. Casa da Cultura José Marmelo e Silva Horário: 10h00 ás 12h30 e 14h00 ás 17h00 email: cc.marmeloesilva@gmail.com  
MAESTRO CAMPOS COSTA HOMENAGEADO PELA CÂMARA DA COVILHÃ
05-02-2019

MAESTRO CAMPOS COSTA HOMENAGEADO PELA CÂMARA DA COVILHÃ

A Câmara Municipal da Covilhã promoveu uma Homenagem ao Maestro Manuel Campos Costa no passado domingo, 3 de fevereiro, data em que esta eminente figura da Cultura covilhanense celebrou 90 anos de vida. A cerimónia teve início com a realização de uma Missa na Igreja da Misericórdia, à qual se seguiu uma Sessão de Homenagem, repleta de emoções e surpresas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.  Todos os intervenientes na cerimónia consideraram indiscutível e justo o tributo ao Maestro Campos Costa, dando os parabéns ao Município por esta iniciativa à qual não podiam faltar momentos musicais de qualidade. Estes ficaram a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior da Covilhã, do quarteto de cordas da EPABI, orientado por Olena Sokolovska, e da pianista Natália Riabova, que acompanhou Adam Markowski, violonista vencedor de duas edições do Concurso Internacional de Instrumentos de Arco “Júlio Cardona” (criado por Campos Costa), que veio de propósito da Alemanha para fazer uma surpresa ao Maestro. Foram muitas as pessoas que encheram o Salão Nobre e se quiseram associar a esta celebração. O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, foi um dos intervenientes e aproveitou a sua intervenção para afirmar ser “uma honra para o Município homenagear uma personalidade ímpar no panorama cultural regional, com um papel determinante na promoção do ensino da música e na divulgação da obra de vários compositores”.