Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.22.2021
Notícias
CONCELHO DA COVILHÃ É CENÁRIO DE NOVO FILME DA RTP
22-04-2021

CONCELHO DA COVILHÃ É CENÁRIO DE NOVO FILME DA RTP

A Covilhã integra o projeto "Contado por Mulheres", em que dez portuguesas vão realizar outros tantos telefilmes, baseados em obras literárias, que serão rodados entre abril e agosto em dez localidades do Centro de Portugal, e irão estrear-se no horário nobre da RTP, bem como em plataformas de “streaming” por toda a Europa. Na Covilhã, as gravações começam no dia 26 de abril, em vários locais do Concelho que servirão de cenário para as gravações do filme “A Traição do Padre Martinho”, inspirado no livro de Bernardo Santareno. Esta obra é realizada por Ana Cunha, protagonizada por Diogo Martins e produzida por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola. “A Traição do Padre Martinho” decorre no final dos anos 60 do século passado e conta a história de um jovem padre que toma o partido da população na luta por melhores condições de vida e trabalho. Na sequência de queixas por parte do patronato, o bispo decide mudar o sacerdote para outra paróquia. Quando o povo toma conhecimento da sua partida forçada, revolta-se e une-se para a impedir. O filme realizado na Covilhã enquadra-se no projeto "Contado por Mulheres”, da Ukbar Filmes e da RTP, em coprodução com a empresa polaca Krakow Film Klaster. Esta produção destaca-se pelos meios envolvidos na reconstituição histórica, pela aposta em câmaras 4K e pelo recurso à nova tecnologia de `targeting`, ainda inédita em Portugal, na construção de efeitos e cenários inteiramente digitais.  A transmissão em horário nobre na RTP e a divulgação em plataformas de “streaming” europeias vão permitir o acesso a um mercado de 80 milhões de pessoas, aumentando a notoriedade da Covilhã e destes territórios do Centro de Portugal, projetando-nos como um destino a visitar e onde investir.
INTERVENÇÕES NO CENTRO HISTÓRICO DA COVILHÃ EM DESTAQUE NO 25 DE ABRIL
20-04-2021

INTERVENÇÕES NO CENTRO HISTÓRICO DA COVILHÃ EM DESTAQUE NO 25 DE ABRIL

No âmbito das Comemorações do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Covilhã promove a inauguração do Centro de Inclusão Social e visitas às obras do Centro de Inovação Empresarial e do Pátio dos Escuteiros. A autarquia destaca assim 3 das principais intervenções de recuperação urbanística que estão a rejuvenescer o “coração” da cidade. Às 12:00 do próximo domingo, dia 25 de abril, será inaugurado o Centro de Inclusão Social, Rua dos Combatentes da Grande Guerra. O edifício do antigo liceu da Covilhã dá agora lugar a um novo espaço multifuncional, onde estão já instalados serviços municipais nas áreas da Ação Social, da Saúde, da Educação e da Cultura, para além de albergar ainda um conjunto de sedes de Associações locais. O Centro de Inclusão Social visa promover a inovação, o empreendedorismo social, constituindo-se como uma incubadora de Associações Socioculturais ligadas em rede e incrementando sinergias com os serviços camarários.  Às 15:00 do mesmo dia, realiza-se a primeira visita ao Centro de Inovação Empresarial, na Rua António Augusto de Aguiar. Com esta intervenção, que está já em fase de conclusão e foi levada a cabo no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), a Câmara Municipal da Covilhã requalificou o edificado original (antiga PSP), preservando o seu traço arquitetónico singular e dignificando-o através da criação de vários espaços de uso público, tendo em vista a promoção do empreendedorismo e a sustentabilidade de micro e pequenas empresas. O Centro de Inovação Empresarial será em breve um espaço único no centro histórico da Covilhã, fomentador de criatividade, potenciador do desenvolvimento, onde se instalarão atividades inovadoras, de carácter económico, cultural e social. O Pátio dos Escuteiros, cuja intervenção está concluída, será visitado às 17:00. As obras de requalificação urbana do Pátio dos Escuteiros e da sua zona envolvente, entre a Rua do Castelo e a Travessa da Senhora da Paciência, visaram valorizar um espaço que se encontrava degradado e devoluto, atribuindo-lhe nova vida, com áreas habitacionais e espaços comerciais, garantindo a manutenção da identidade do conjunto urbano.  Este conjunto de importantes intervenções urbanísticas representam a aposta clara da Câmara Municipal no desenvolvimento sustentado e na promoção de novas atividades revitalizadoras do centro histórico de uma cidade da Covilhã cada vez mais Solidária, Inclusiva, Criativa e Inovadora.  
Programa das Comemorações do 25 de Abril
19-04-2021

Programa das Comemorações do 25 de Abril

Dia 22 de Abril – Quinta-feira 17h30 | Homenagem aos trabalhadores do Município e da ADC (quadros da Câmara) que se aposentaram 18h30 | Tinturaria Galeria de Exposições | Conferência "A Mulher e a Construção da Liberdade", por Antonieta Garcia Dia 23 de Abril – Sexta-feira 14h30 | Visita/inauguração a/de Miradouro Varanda dos Carqueijais 15h30 | Visita/inauguração a/de percursos pedestres Rota do Granito e Rota da Varanda dos Pastores 17h00 | Sessão pública de apresentação do Plano de Ação da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO na área do Design (streaming) 20h00 | Arruada Literária pela Liberdade: Poemas de Abril, nas vozes de atores da ASTA, Quarta Parede e Teatro das Beiras (transmissão on line) Dia 24 de Abril – Sábado 10h00 | Visita às obras da Estrada do Porsim – S. Jorge da Beira 11h30 | Visita à obra Welcome Center – Casa de Apoio aos Fornos Comunitários, em Sobral de S. Miguel 14h30 | Visita à Freguesia de Cortes Parque das Oliveiras Rotunda do Pastor e zona envolvente Asfaltamento do Caminho do Louseiro Praceta Quintela Lavadouro da Fonte dos Calções (Bouça) e da Fonte do Terreiro (Cortes) Lançamento da primeira pedra das obras de ampliação do cemitério 16h00 | Visita às obras do Mercado de Unhais da Serra Homenagem a Antigos Autarcas da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso 17h30 | Descerrar de Placa no edifício da Junta de Freguesia do Canhoso 18h00 | Descerrar da Placa no edifício da Covilhã, seguida de pequena cerimónia no auditório, com entrega de lembrança a todos os ex-Presidentes (ou familiares) 22h00 | Arruada da Liberdade, organização da União de Sindicatos e Banda da Covilhã 22h30 | Praça do Município | Projeção de vídeo alusivo à exposição Suspensão em Movimento, de Luís da Cruz 25 de Abril – Domingo 10h00; 12h00; 14h00; 16h00; 18h00; 20h00 | Canções de Abril, por Adufeiras do Paul, Banda da Covilhã, Conservatório de Música da Covilhã, Coro Misto da Beira Interior e EPABI – Escola Profissional de Artes da Beira Interior (transmissão on line) 10h30 | Praça do Município | Içar das Bandeiras (com Banda) 10h45 | Salão Nobre | Sessão solene da Assembleia Municipal 12h00 | Visita/inauguração a/de Centro de Inclusão Social 15h00 | Visita ao Centro de Inovação Empresarial (PEDU) 16h00 | Visita ao Pátio dos Escuteiros (PEDU) 17h00 | Visita à nova Clínica do Jardim (investimento de iniciativa privada) 18h00 | Descerramento de placa alusiva a Mário Soares, a quem foi outorgado o nome de uma rua da nossa cidade - Rua Mário Soares -, com a presença do filho, Dr. João Soares 26 de Abril – Segunda-feira 10h00 | Visita às obras da Escola Secundária Frei Heitor Pinto 18h00 | Galeria António Lopes | Inauguração da exposição Suspensão em Movimento, de Luís da Cruz
CÂMARA DA COVILHÃ: 300 MIL EUROS PARA APOIAR IPSS
16-04-2021

CÂMARA DA COVILHÃ: 300 MIL EUROS PARA APOIAR IPSS

A Câmara Municipal da Covilhã, em reunião do Executivo ocorrida hoje, dia 16 de abril, aprovou um apoio extraordinário às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, visando minorar os efeitos produzidos pela propagação da COVID’19, através de uma comparticipação financeira de 300 mil euros. A distribuição dos valores a atribuir a cada instituição resulta da aplicação de critérios de distribuição mínima equitativa e igualitária (20%) e de proporcionalidade em relação ao número de funcionários (20%) e utentes (60%), apurados nos termos dos dados oficiais da Carta Social do ISS, atualizados em fevereiro de 2021, tendo como valor mínimo de apoio 5 mil euros.  Esta medida, apresentada pelo Presidente da Autarquia, Vítor Pereira, enquadra-se no conjunto de medidas preventivas de proteção e apoio às instituições privadas de solidariedade social, lares e centros sociais do Concelho da Covilhã. O Município assumiu, desde início da pandemia, medidas preventivas de proteção e apoio a estas instituições, nomeadamente as que dizem respeito à vertente social e com utentes institucionalizados ou em acompanhamento.  Tendo em conta que as IPSS assumem importância determinante enquanto entidades promotoras do desenvolvimento e coesão social no território e têm vindo a suportar um considerável aumento de custos, nomeadamente os inerentes à implementação dos seus planos de contingência para fazer face à atual crise sanitária, o Município da Covilhã quer dar o seu contributo através de medidas que visem valorizar as Instituições do Concelho e que permitam combater as fragilidades emergentes. Para Vítor Pereira, “o grande objetivo desta medida é ajudar as IPSS do Concelho da Covilhã, que têm feito um esforço hercúleo nesta pandemia”. O Presidente da Câmara reconhece que “houve gastos extraordinários, por isso, e para fazer face a esses gastos, entendemos por bem disponibilizar esta verba, de forma equitativa, equilibrada e justa”.  “As IPSS desempenham um papel fundamental na nossa comunidade, protegendo e cuidando dos que mais precisam. O Município, no âmbito das suas atribuições na área do apoio social, está sempre disponível para ajudar estas instituições. É o que temos feito e vamos continuar a fazer”, concluiu o autarca.
AFONSO CRUZ NO CAFÉ LITERÁRIO 
12-04-2021

AFONSO CRUZ NO CAFÉ LITERÁRIO 

A Câmara Municipal da Covilhã realiza, no próximo dia 22 de abril, pelas 10h00, em formato online, o Café Literário para Miúdos e Graúdos, com a participação do escritor Afonso Cruz. A tertúlia será transmitida no canal de Youtube e na página de Facebook da Biblioteca Municipal da Covilhã e terá como moderador Tito Couto. Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e viria a frequentar mais tarde a Escola António Arroio, em Lisboa, e a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, assim como o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de cinquenta países de todo o mundo. Já conquistou vários prémios: Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, Prémio da União Europeia para a Literatura 2012, Prémio Autores 2011 SPA/RTP; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original, Melhor Livro do Ano da Time Out 2012 e foi finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE e conquistou o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014. A Biblioteca Municipal da Covilhã tem disponível, para empréstimo domiciliário ao leitor, as seguintes obras de Afonso Cruz:  - “Para Onde Vão os Guarda-Chuvas”; Companhia das Letras. - “Flores”; Companhia das Letras. - “Princípio de Karenina”; Companhia das Letras. - “Nem Todas as Baleias Voam”; Companhia das Letras.