Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Jul.25.2021
Notícias
VALTER LOBO NO ARRANQUE DA 4ª EDIÇÃO DO “VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO”
22-07-2021

VALTER LOBO NO ARRANQUE DA 4ª EDIÇÃO DO “VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO”

A 4ª edição do “Verão no Centro Histórico” arranca na Covilhã a 30 de julho, 21h30, no largo atrás da Câmara Municipal, com um concerto de um dos mais reconhecidos cantautores nacionais: Valter Lobo. A estreia aconteceu com o EP “Inverno” (2012), mas foi com o álbum “Mediterrâneo” (2016) que se começou a destacar como compositor de canções em português, muito por culpa de temas como “Guarda-me esta noite”, “Quem me dera” ou “Oeste”. Valter Lobo apresenta na Covilhã “Primeira parte de um assalto”, novo conjunto de canções que espelha a sua visão romanceada do mundo, sempre temperada com uma melancolia já bem conhecida pelo número crescente de admiradores que sentem o pulsar das suas canções. O talento na composição e a intensidade das performances ao vivo já lhe valeram elogios rasgados de muitos ouvintes e artistas, fazendo já de Valter Lobo um nome incontornável no panorama musical português.  Antes do concerto, a atriz Joana Poejo, acompanhada por Maria da Luz Lopes, fará uma divertida e didática incursão teatral pela história do concelho da Covilhã. Devido ao atual contexto pandémico, o evento cumprirá todas as regras estabelecidas pela DGS. O uso de máscara é obrigatório. A lotação é limitada e a reserva de bilhetes gratuitos pode ser feita em veraonocentrohistorico.pt A Cultura não pode parar e vai animar as ruas do coração da cidade. O Verão no Centro Histórico está de volta e continua a aliar teatro e história ao melhor da nova música nacional.  De 30 de julho a 27 de agosto, sempre às sextas, atrás da Câmara, junte-se às noites mais divertidas do verão na Covilhã!  
NOITES SÃO TIAGO ANIMAM COVILHÃ
14-07-2021

NOITES SÃO TIAGO ANIMAM COVILHÃ

Na impossibilidade de levar a cabo a Feira de São Tiago nos moldes tradicionais, devido à crise pandémica que ainda enfrentamos, a Câmara Municipal da Covilhã vai realizar o evento “Noites São Tiago”, de 20 a 25 de julho.  Concertos de vários géneros musicais, maioritariamente a cargo de artistas e associações locais, e espetáculos teatrais para toda a família prometem muita animação na cidade da Covilhã. O Jardim Público e o Jardim das Artes serão os locais onde se realizarão os espetáculos, com entrada gratuita e lotação limitada por ordem de chegada, e seguindo todas as indicações da DGS. O Município pretende desta forma simbólica assinalar a Feira de São Tiago, que tal como no ano passado e tendo em conta a proteção da saúde pública ainda não foi possível realizar este ano, com um conjunto de momentos que remetem para as boas memórias que os covilhanenses de todas as idades guardam do certame. As “Noites São Tiago” arrancam a 20 de julho com um concerto de Fernando Daniel, realizado no âmbito da cerimónia de abertura das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Covilhã/Fundão 2021. O programa encerra com chave de ouro no dia 25 de julho, Dia de São Tiago, com o muito aguardado espetáculo de Os Quatro e Meia. Para assistir a estes dois espetáculos, é obrigatória a reserva de bilhetes gratuitos aqui: link.cm-covilha.pt/noites-s-tiago/.  PROGRAMA OFICIAL DAS “NOITES SÃO TIAGO”: 20 DE JULHO (TERÇA-FEIRA) Estádio do Complexo Desportivo da Covilhã 20H30 - Fernando Daniel Concerto integrado na Cerimónia de Abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Covilhã/Fundão 2021 21 DE JULHO (QUARTA-FEIRA) Jardim Público 19H00 - Dogma (concerto) 20H30 - Filipa Bidarra 21H30 - Anónimos (concerto) Jardim das Artes 19H00 - "Sorriso" - Teatro Só (teatro) 20H30 - Adufeiras da Casa do Povo do Paul (concerto) 21H30 - Rosa Negra Band (concerto) 22 DE JULHO (QUINTA-FEIRA) Jardim Público 19H00 - Armando Almeida (concerto) 20H30 - Quinteto de Sopros da Banda da Covilhã e Convidados Surpresa (concerto) 21H30 - H2O (concerto) Jardim das Artes 19H00 - Qubim - Troupe Fandanga (teatro) 20H30 - Grupo de Cordas do Conservatório de Música da Covilhã (concerto) 21H30 - King Size (concerto) 23 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) Jardim Público 19H00 - Paulo Conceição (concerto) 20H30 - Grupo de Concertinas da Cidade da Covilhã (concerto) 21H30 - O Gajo (concerto) Jardim das Artes 19H00 - Hugo Alvarinhas (concerto) 20H30 - Espetáculo “Rimances e Estórias de uma Aldeia” pelo Rancho Folclórico da Boidobra 21H30 - Prós e Contras (concerto) 24 DE JULHO (SÁBADO) Jardim Público 19H00 - DJ Seco (dj set) 20H30 - Grupo de Cantares "A Lã e a Neve" 21H30 - Jerónimo & Cro-Magnon (concerto) Jardim das Artes 19H00 - Mr. Viziny (dj set) 20H30 - Grupo de Cantares Grande Roda do Teixoso 21H30 - Lika (concerto) 25 DE JULHO (DOMINGO) Complexo Desportivo da Covilhã 21H30 - Os Quatro e Meia Concerto integrado na iniciativa cultural em rede “Este Zêzere Que Nos Une”
COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO APOIA CANDIDATURA DA COVILHÃ
30-06-2021

COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO APOIA CANDIDATURA DA COVILHÃ

A Câmara Municipal da Covilhã foi hoje notificada pela Comissão Nacional da UNESCO – Portugal da aceitação formal da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design. Após três anos de preparação, a versão final da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO na área do Design (www.covilhacriativa.com) foi submetida com sucesso e sujeita a avaliação prévia por parte da Comissão Nacional da UNESCO, que a considerou completa e selecionou como uma das duas candidaturas nacionais que passam à fase seguinte, após aplicação “dos critérios de seleção previamente estabelecidos”. O Embaixador José Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, endereçou ao Município da Covilhã o ofício que formaliza a aceitação da Candidatura e a Carta de Apoio à nomeação da Covilhã a Cidade Criativa em Design, desejando à cidade os melhores sucessos nesta pretensão. A referida Carta de Apoio sublinha a “rica herança cultural e histórica” da Covilhã, indissociável do seu património Têxtil, da Indústria de Lanifícios e do pioneirismo no ensino do Debuxo, que “transformaram a cidade num espaço onde a criatividade é favorecida e o design se tornou um ativo essencial na construção do futuro”. Destaca, ainda, a heterogénea comunidade de designers, artesãos, criadores, investigadores, associações, empresas e indústrias que se dedicam ao ensino, prática, partilha e disseminação de sinergias, alcançando reconhecimento a nível nacional e internacional. Os documentos submetidos à Comissão Nacional serão agora incluídos no dossiê final da Candidatura que seguirá para Paris, onde se localiza a Sede Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Estima-se que a nomeação de adesão à Rede de Cidades Criativas pela UNESCO Internacional seja conhecida no último trimestre de 2021. O executivo municipal, em particular o Presidente do Município, Vítor Pereira, a Vereadora Regina Gouveia, o Diretor Executivo da Candidatura, Francisco Paiva, e a Equipa de Projeto C3D UNESCO receberam a confirmação das suas expetativas com grande satisfação, interpretando-a como o culminar de um esforço coletivo para enaltecer a Covilhã e as suas gentes, abrindo caminho a novas oportunidades de desenvolvimento com base no design sustentável.   Para o Presidente da Câmara, Vítor Pereira, a “aceitação formal da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO pela Comissão Nacional desta tão prestigiada organização é uma excelente notícia. É um sinal positivo e revelador do cuidado, rigor e ambição que presidiu à elaboração desta candidatura, alicerçada na nossa história, ligada à indústria têxtil, à inovação, ao design, mas com os olhos postos no futuro. Estamos perante uma grande oportunidade para elevar e potenciar a Covilhã - e toda a região - à escala internacional”.  
COVILHÃ SUBMETE COM SUCESSO A CANDIDATURA A CIDADE CRIATIVA DA UNESCO EM DESIGN
17-06-2021

COVILHÃ SUBMETE COM SUCESSO A CANDIDATURA A CIDADE CRIATIVA DA UNESCO EM DESIGN

A Covilhã acaba de submeter com sucesso o dossiê da candidatura a Cidade Criativa da UNESCO na área de Design (www.covilhacriativa.com). Após três anos de uma preparação abrangente e dialogante, a formalização da entrega ao Secretariado Nacional foi feita na tarde do dia 15 de junho, tendo o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, recebido a nota da boa aceitação do documento.  Com fortes expectativas, o executivo municipal, em particular a Vereadora Regina Gouveia e a Equipa de Projeto da C3D UNESCO, assinalam o momento com grande satisfação e agradecimento a todos/as os/as que ajudaram na criação de parcerias, na definição do Plano de Ação e, naturalmente e com grande destaque, na preparação e na depuração do dossiê de candidatura. “Sendo certo que a viagem não chegou ainda ao destino, seguimos com ânimo redobrado”, referiu o Diretor Executivo da candidatura, Francisco Paiva.  Submetida que está a candidatura, enquanto Cidade Criativa em Design, a Covilhã prevê: fomentar a colocação da cultura e da criatividade como valores ecossistémicos fundamentais para o desenvolvimento da Cidade e da Região; regenerar o património e valorizar os produtos endógenos, especialmente os ligados aos têxteis, mas estendendo o design a outros campos criativos; estabelecer uma “cultura de design” eficaz e intersectorial, que mude e reaja de forma holística às adversidades, como as alterações climáticas e demográficas; promover um ecossistema mais resiliente, inclusivo e sustentável, com rotinas de cocriação entre entidades locais e estrangeiras, especialmente com a Rede de Cidades Criativas e o Sul Global, a comunidade local e a diáspora; e alimentar os equipamentos existentes e o novo centro criativo na promoção da cultura contemporânea, da literacia digital e da educação através do design.  
FERNANDO GIL TEIXEIRA APRESENTA LIVRO INFANTIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ
28-05-2021

FERNANDO GIL TEIXEIRA APRESENTA LIVRO INFANTIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ

O jovem escritor Fernando Gil Teixeira, natural do Fundão e a residir na Covilhã, lançou o seu primeiro livro infantil este mês, dedicado ao lobo e à sua conservação e vai realizar a sua apresentação oficial na Biblioteca Municipal da Covilhã, no dia 31 de maio, pelas 19 horas. O livro contará com apresentação de Regina Gouveia, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã e Rogélia Proença, professora do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, para além da presença do autor e da ilustradora Carolina Baptista. Fernando Gil Teixeira tem 25 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e tem mestrado em Gestão pela Universidade da Beira Interior. Rendeu-se rapidamente ao mundo da comunicação e está envolvido no jornalismo regional e nacional desde os seus 15 anos, tendo já sido colaborador, membro de redação, cronista, editor e ainda diretor. Conta com passagens pela Tribuna Desportiva, Rádio Cova da Beira, Diário de Aveiro, A Sul, Comunidade Cultura e Arte, entre muitos outros. Foi ainda diretor do Jornal Tribuna, da FDUP e colabora atualmente com o Jornal Fórum Covilhã e ainda com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Apaixonado pelo reino animal e pela causa ambiental, é desde há 2 anos técnico de comunicação da associação Rewilding Portugal, com sede na Guarda, trabalho através do qual surgiu esta necessidade e gosto de comunicar com os mais jovens sobre estas temáticas e de as trazer para a ordem do dia. É ainda autor de outras duas obras, uma de poesia (Aqui entre nós…) e outra de ficção (Nas Teias do Poder). Participou ainda em diversas antologias de diferentes editoras nos últimos anos. O livro conta com ilustrações de Carolina Baptista, que desde pequena sempre se perdeu entre desenhos e tintas. Com o tempo, descobriu a magia do mundo digital. Tem 22 anos, e este é o seu primeiro projeto de ilustração infantil. Carolina Baptista é natural da aldeia de Sentieiras (Abrantes). Desde cedo, mostrou talento para o desenho, despertando a curiosidade de alguns familiares e amigos que pontualmente lhe começaram a pedir alguns trabalhos. O seu percurso académico passou pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, onde se encontra a terminar a licenciatura de Arte e Design. Paralelamente, lançou o seu projeto “Carolina Oh-i-o-Art”, onde cria e divulga os seus trabalhos com especial foco em ilustrações de retratos.