Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Set.26.2017

Covilhã em Números

O concelho da Covilhã situa-se na Cova da Beira (NUT III), na Beira Baixa, distrito de Castelo Branco, no centro de Portugal.

Geograficamente o distrito é caracterizado pelas várias serras que o atravessam, com parte das serras da Estrela e da Lousã e com as serras da Gardunha, Malcata, Alvelos e Muradal. A Covilhã pertence à Beira Interior Sul, que é uma sub-região estatística portuguesa, parte da Região Centro e do Distrito de Castelo Branco. Limita a norte com a sub-região Cova da Beira e a Beira Interior Norte, a leste com a Espanha, a sul com a Espanha e o Alto Alentejo e a oeste com o Pinhal Interior Sul.

Localizada na encosta sudoeste da Serra da Estrela, com uma área de 555 km2 e com 21 freguesias ocupa uma posição central no eixo de desenvolvimento marcado pelos polos mais importantes da região:

Guarda – Covilhã – Castelo Branco

Cidade com maior tradição empresarial e industrial, outrora conhecida como a “Manchester Portuguesa”, a Covilhã é hoje um centro urbano que soube criar capacidade e competências para a formação de jovens altamente qualificados, realidade complementada com zonas industriais e zonas rurais, estando estas últimas vocacionadas para a exploração agrícola como a produção de fruta, vinho ou azeite. 

Área: 555,6 km2
População: 51.797 
Freguesias: 21
Distrito: Castelo Branco, sub-região da Cova da Beira 
População ativa: 23.040
Poder de Compra: 84.58%
Centros de Investigação: 13

Densidade Empresarial

Zona Industrial do Tortosendo: 62 empresas
Zona Industrial do Canhoso: 75 empresas
Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã: 43 empresas
Data Center: 2 empresas 

Número de Visitantes: 500.000