Município da Covilhã
Abr.24.2017

A Serra da Estrela

Serra da Estrela é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a montanha mais alta de Portugal (apenas ultrapassada pela Montanha do Pico nos Açores). Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português .

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é também atraído pela orografia de proporções colossais bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.

Para conhecer as voltas da Serra deve escolher um percurso. Pode deixar-se encantar pelos vales glaciares moldados há 20.000 anos pelo gelo ou seguir diretamente para a Torre, ao encontro da neve e da única estância de esqui do país. Pode percorrer de automóvel as sinuosas estradas da Serra ou optar por fazer o reconhecimento da fauna e flora num passeio pedestre. Quer meditar no silêncio da montanha ou viver uma aventura com desportos radicais? Faça a escolha que mais se adapta ao seu gosto e viva a Serra como quiser.

Curiosidades:

Conta o povo que o nome Serra da Estrela foi dado em tempos que já lá vão por um pastor que vivia em parte incerta no Vale do Mondego. Passava as noites a contemplar uma estrela que brilhava tanto que iluminava o cimo de uma serra próxima. Até que se decidiu e foi ao encontro daquela luz cintilante que o atraía tanto, na companhia do seu fiel cão. Depois de muitos dias de subida chegaram ao cume. Impressionado com a luminosidade da estrela, disse para o seu cão: "a este lugar que parece favorito dos astros vou chamar Serra da Estrela e a ti que me acompanhaste vou dar-te o mesmo nome".

O povoamento da Serra fez-se desde a Idade Média a partir da base. Mas encontram-se vestígios de outros tempos. Os romanos construíram uma via que ligava Mérida a Braga; os árabes deixaram sistemas de rega e a cultura das árvores de fruto e os visigodos deixaram a organização do espaço rural através do "Código Visigótico".