Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Fev.27.2021
12-01-2021

“A Grande Devassa” em exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã, em colaboração com o Tribunal da Covilhã, irá apresentar, de 15 de janeiro a 15 de fevereiro, a exposição “A Grande Devassa - Estórias Judiciais (1820/1920)”, na Biblioteca Municipal.

O livro “A Grande Devassa – Estórias de um arquivo judicial (1820-1920)”, da autoria do Juiz José Avelino Gonçalves, “investiga cem anos de Justiça e Tribunais”, baseando-se em factos reias e processuais. É esta obra que dá o mote à exposição que será inaugurada no próximo dia 15, às 17h00, com transmissão online na página de Facebook da Biblioteca.

É a abertura da Justiça à comunidade, pois o espólio existente no arquivo judicial é a fonte de informação das crónicas presentes no livro, tendo por base processos judiciais que são “fonte fundamental e inesgotável para o conhecimento da história local e regional”, nas palavras do autor.

A iniciativa tem como objetivo homenagear o “Povo das Beiras”, através de uma exposição pedagógica e de grande relevância para a memória local e regional. A mostra está dividida em três partes: os processos judiciais, as marcas de água desses mesmos processos (divulgadas pela primeira vez) e, por último, uma parte pedagógica que enquadra a Revolução Liberal na época e no lugar.