Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Fev.27.2021
05-02-2021

BIBLIOTECA MUNICIPAL DÁ VOZ AOS JOVENS DA COVILHÃ

A Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC) lança o desafio aos jovens do concelho da Covilhã para participarem no projeto “Be Connected”, que tem como lema “Juntos vamos transformar o nosso mundo!”
Este projeto inovador preconiza o envolvimento e a participação ativa dos jovens da Covilhã na concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável identificados na “Agenda 2030”, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 25 de setembro de 2015, e que têm como meta temporal o ano de 2030.
No pressuposto do papel essencial da educação nos processos de desenvolvimento humano e sustentável do planeta, ao longo de todos os meses de 2021, a BMC lançará um «vídeo» “Be Connected” em que dará voz aos jovens covilhanenses, fomentando o espírito crítico, convidando-os a criar conteúdos digitais com um testemunho em que proponham soluções para alcançar cada um dos objetivos propostos na “Agenda 2030”. Os vídeos serão tornados públicos, disseminando e partilhando as ideias dos nossos jovens, através da página do facebook e youtube da Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC).
A “Agenda 2030” e os objetivos previstos, assumem um compromisso global para o futuro da Humanidade, com base em princípios de equidade, solidariedade e justiça social. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são os seguintes: erradicar a pobreza; erradicar a fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de género; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento económico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias para a implementação dos objetivos.
Através desta ação digital, a BMC cria uma maior proximidade com a comunidade juvenil, fomenta a literacia digital e motiva os jovens covilhanenses a assumir o compromisso de ajudar a transformar o mundo, fazendo ouvir a sua voz na definição do nosso futuro coletivo.
Para consolidar este projeto, e em articulação com o Serviço Educativo Eu sou +, pretende-se criar, ao longo do ano de 2021, um Clube de Leitura ODS dirigido a estes jovens, que terá como intuito a reflexão e o debate das questões prementes da Agenda 2030.

+ informação na página de Facebook Biblioteca/ Arquivo Municipal da Covilhã.