Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.10.2021
24-02-2021

CANDIDATURA DA COVILHÃ A CIDADE CRIATIVA DA UNESCO: PRESIDENTE DO CONSELHO ESTRATÉGICO JÁ FOI ELEITO

O Professor Rui Miguel foi eleito presidente do Conselho Estratégico da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design. O processo de eleição incluiu todos os membros deste órgão e decorreu entre 12 e 14 de fevereiro, com apuramento dos resultados no dia 15 de fevereiro. 
Rui Miguel é Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UBI e Presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis. Membro do Senado, do Conselho de Faculdade e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI. Membro do Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Doutorado e licenciado em Engenharia Têxtil pela UBI. Investigador da FibEnTech e do CIAUD da FAUL. É desde 2000 o principal responsável pela criação e desenvolvimento dos cursos de Design de Moda da UBI. Foi investigador no CSIC (Barcelona), na área de “engineering design” e desempenho de tecidos. Tem estado envolvido em vários projetos científicos e em parceria com empresas da indústria têxtil e vestuário, financiados pela FCT e Portugal 2020. 
O Conselho Estratégico vai agora definir e colocar em prática o plano de ação da candidatura, alicerçado no design sustentável e inclusivo, no passado têxtil e no futuro criativo da Covilhã, no envolvimento da comunidade ou na potenciação cultural da região. O objetivo final deste projeto, iniciado pela Câmara Municipal, passa por concretizar a integração da Covilhã na Rede das Cidades Criativas da UNESCO.