Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.11.2021
24-02-2021

MUNICÍPIO DA COVILHÃ E COOLABORA PROMOVERAM SEMANA DA VIOLÊNCIA NO NAMORO NAS ESCOLAS DO CONCELHO 

MUNICÍPIO DA COVILHÃ E COOLABORA PROMOVERAM SEMANA DA VIOLÊNCIA NO NAMORO NAS ESCOLAS DO CONCELHO 

A Câmara Municipal da Covilhã e a CooLabora, parceiras na luta contra a violência doméstica e de género, dedicaram a semana de 15 a 19 de fevereiro à prevenção da violência no namoro, convidando alunas e alunos a participar em ações de sensibilização e reflexão, adaptadas ao contexto de pandemia em que vivemos, através de videoconferência. 
Para o efeito, foram lançados dois desafios aos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho da Covilhã, designadamente uma sessão online síncrona, através da plataforma zoom, com aplicação de um quiz, seguido de debate, destinada a alunos/as do 9º ano ao 12º ano de escolaridade, e a produção de um poster original com uma mensagem ou slogan alusivos à prevenção da violência no namoro.  
A iniciativa revelou bastante interesse e participação por parte das escolas e respetivas comunidades escolares, tendo participado turmas da Escola do 2º e 3º Ciclos do Tortosendo, do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, da Escola Secundária Campos Melo, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da EPABI e da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa. No total, foram envolvidas 18 turmas e 269 alunas e alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.

Registou-se ainda a participação criativa de alunos das diferentes escolas através da produção de cartazes de sensibilização para o tema.

Considerando que a violência nas relações se inicia cada vez mais cedo e atendendo ao aumento de denúncias às autoridades relativamente a casos que configuram situações de violência no namoro, no ano transato em 2020, o tema da violência no namoro constitui uma problemática social bastante pertinente e que impõe uma abordagem pedagógica. 

A Coolabora tem em funcionamento um gabinete de apoio a vítimas de violência doméstica, cujos serviços são gratuitos e confidenciais. Para mais informações, contactar: telemóvel - 963603300; e-mail apoiovitimacoolabora@gmail.com