Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.10.2021
03-03-2021

AUTARQUIA REIVINDICA MAIS E MELHORES SERVIÇOS FERROVIÁRIOS

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, apresentou um conjunto de reivindicações e propostas sobre serviços de transporte ferroviário em reuniões recentes com o Ministro das Infraestruturas e com o Presidente da CP – Comboios de Portugal.
O autarca reclama o reforço da oferta Intercidades com a criação de uma ligação ao norte/litoral do país, designadamente a Aveiro, Porto e Braga, a melhoria do serviço de comboios interurbanos no eixo Guarda-Belmonte-Covilhã-Fundão-Castelo Branco e a reposição do serviço internacional Sud-Express (Lisboa-Paris) e Lusitânia (Lisboa-Madrid).
Vítor Pereira reivindicou também obras de melhoramento na linha da Beira Baixa, no sentido de, até 2030, reduzir a duração da viagem ferroviária Covilhã-Lisboa das atuais 03h20 para 02h45, ou seja, menos 35 minutos de viagem.
O Presidente do Município da Covilhã obteve confirmação da parte do Presidente da CP de que as ligações ao Norte serão uma realidade, após a conclusão das obras da linha da Beira Alta, previstas para 2023. Assim, a Covilhã passará ainda a ter seis ligações diárias a Lisboa: as três já existentes, via linha da Beira Baixa; três novas, pela linha da Beira Alta.
Quer o Governo quer a CP manifestaram a sua concordância com as pretensões apresentadas, saudando a visão estratégica do Município da Covilhã relativamente à mobilidade ferroviária. O Ministro das Infraestruturas comprometeu-se a estudar a “operacionalidade” destas propostas “razoáveis e realistas” e a avaliar a introdução das mesmas no Plano Nacional da Ferrovia, atualmente em preparação.