Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Out.26.2021
28-09-2021

ADAPT’ARTE NO MUSEU DE ARTE SACRA

A Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito das comemorações do 10º aniversário do Museu de Arte Sacra, tem patente ao público, até ao dia 16 de novembro de 2021, a exposição mista “Adapt´Arte”.
Trata-se de uma exposição de pintura e escultura dos artistas Carlos Mingote e Manuel Basílio, com peças originais em metal, grés, gesso e resina.
Carlos Mingote nasceu na Covilhã em 1943. Após a aposentação, decidiu dedicar-se a uma velha paixão, desenhar e pintar. Frequentou formações adquirindo conhecimento nas técnicas de carvão, sanguínea, pastel seco, aguarela, óleo e grafite. Devido a constrangimentos que lhe têm vindo a roubar a visão, Carlos Mingote através de uma lição de vida e coragem não se deu por derrotado adaptando o tipo de arte ao que supostamente seria uma limitação. Dedicou-se assim à escultura, em grés, gesso, cera e resina. Participou em várias exposições individuais e coletivas e recebeu três prémios atribuídos pela revista francesa "Artistes Magazine".
Manuel de Jesus Basílio Nunes, nasceu na Orca, Fundão em 1956. Iniciou-se profissionalmente no trabalho de restauro de arte. Foi depois capaz de canalizar os conhecimentos adquiridos no desempenho da sua profissão para a sua grande paixão, a Arte. Autodidata, atualmente segue várias correntes artísticas, sobretudo na pintura, executando óleo sobre madeira e técnica mista com recurso ao uso da folha de madeira. 
A exposição “Adapt´Arte” estará patente ao público até ao dia 16 de novembro de 2021, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.