Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Jul.21.2018
18-11-2016

Descontos e Isenções no Regulamento de Estacionamento Aprovado pela Autarquia

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, na reunião ordinária pública do dia 18 de novembro, o novo Regulamento de Estacionamento Tarifado de Duração Limitada À Superfície e nos Silos-automóvel na cidade.

Após ter terminado a concessão do estacionamento tarifado a uma empresa privada, impunha-se a necessidade de estabelecer um regulamento municipal. O estacionamento tarifado é a única forma de garantir a necessária e justa oferta de estacionamento nas zonas centrais da cidade, bem como assegurar a disciplina no ordenamento. 

O regulamento inclui as novas tarifas de estacionamento à superfície e nos Silos (no edifício do mercado e junto à igreja da Santíssima Trindade), com descontos e preços mais reduzidos nas tarifas e nas avenças (diurnas, noturnas e diárias) na ordem dos 30 por cento. Também são abrangidos por estas reduções os veículos de residentes no centro histórico da Covilhã e também os veículos de proprietários e empregados de estabelecimentos comerciais e serviços da zona histórica.

Estacionamento gratuito no Mercado Municipal e Centro histórico

Foram ainda aprovadas medidas destinadas a incentivar o consumo no comércio tradicional, destacando-se as isenções ao pagamento das tarifas a todos os veículos pelo período de 1h30 nas duas semanas que antecedem o Natal. Quanto ao Mercado Municipal, a isenção de pagamento é válida todo o ano, durante 1h00, aos sábados, no período das 7:00 às 13:00.

Para o Presidente do Município da Covilhã, Vítor Pereira, este novo regulamento visa “contribuir e criar condições para uma maior dinamização do centro histórico, quer para quem ali reside, quer para quem ali trabalha, não esquecendo toda a população que na época natalícia não vai pagar estacionamento quando visitar o comércio tradicional desta zona nobre da cidade”. Para o autarca, estas medidas surgem “no âmbito de outras medidas já implementadas no sentido de concretizar algumas das prioridades do executivo municipal que lidero: dar nova vida ao Mercado Municipal e trazer os covilhanenses de volta ao centro histórico”, referiu o autarca.