Município da Covilhã
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Set.23.2019
03-09-2019

NOVO “ESPAÇO DOS SENTIDOS” NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ


A Câmara Municipal da Covilhã promove a abertura oficial do “Espaço dos Sentidos”, integrado na Biblioteca Municipal, no próximo dia 11 de setembro. No âmbito deste evento realiza-se às 14h30 do mesmo dia a conferência “Estimular e Integrar para uma Cidadania plena”, em que serão debatidos os benefícios deste novo espaço para o crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento do indivíduo. O painel de oradores é composto pelo Dr. Paulo Fernandes, da Associação Portuguesa de Integração Sensorial, e pelo Dr. Francisco Alvernaz, fundador da primeira sala Snoezelen em Portugal. 
A Biblioteca Municipal da Covilhã vai disponibilizar ao público um novo espaço multissensorial, que tem por objetivo estimular os sentidos, através do tato, luz, sons, cores, texturas e aromas. O ''Espaço dos Sentidos'' terá duas salas: Sala para Estimulação Sensorial e Sala de Integração Sensorial, que visam explorar os cinco sentidos do corpo, recorrendo à terapia Snoezelen para diversos fins. Cada elemento da sala foi pensado e estudado para dar resposta terapêutica a quadros clínicos e necessidades especiais de aprendizagem. Porém, o espaço pode ainda ter efeitos benéficos para o ensino, a aprendizagem e a criatividade de cada utente. A Biblioteca, como lugar de estimulação cognitiva, irá prestar um novo serviço no desenvolvimento de atividades com o público escolar, tais como a construção criativa de histórias sensoriais, e a comunidade em geral.
O “Espaço dos Sentidos” consiste num laboratório sensorial de desenvolvimento de atividades didáticas de modo a fomentar a motivação na aprendizagem. Este espaço constituirá uma ferramenta muito importante na diversificação de métodos de trabalho e de abordagem de conteúdos com vista à promoção do sucesso educativo dos alunos em geral e dos grupos de risco em particular. É constituído por várias zonas funcionais (zona de aprendizagem com áreas para investigar, criar, partilhar e desenvolver e zona especial – áreas promotoras de relaxamento, bem-estar e estimulação sensorial). As atividades que este novo serviço possibilita permitem ir ao encontro das necessidades e preferências de cada utilizador, explorar as emoções positivas associadas ao bem-estar, satisfação e, consequentemente, estimular o seu desenvolvimento global e facilitar a construção da sua cidadania. 


Este novo serviço surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que tem como objetivos a prevenção de absentismo e abandono escolar, a promoção da participação e inter-relação dos vários intervenientes (Família, escola e comunidade) como agentes ativos no processo de crescimento e de aprendizagem das crianças. Para além disso, pretende promover o desenvolvimento de competências pessoais e socais dos alunos para participarem no planeamento, orientação e concretização do seu projeto de vida futura; fomentar o envolvimento e a participação ativa dos pais/encarregados de educação no percurso escolar e profissional dos alunos; desenvolver trabalho ativo e participativo entre os agentes escolares, comunidade, município, aluno e família; facilitar a articulação entre os vários profissionais e serviços especializados da Comunidade, para mobilização de respostas adequadas às necessidades e problemáticas identificadas no contexto educativo.
Como instituição socialmente relevante que se deve pautar por uma gestão centrada nas necessidades das pessoas, a Biblioteca Municipal da Covilhã tem de ser capaz de desenvolver serviços inovadores, que a posicionem na vanguarda da utilização, o que implica uma transformação ao nível dos espaços e ambientes, fundos documentais, serviços prestados, atividades desenvolvidas. O “Espaço dos Sentidos” passa pela prestação de serviços à Comunidade fora das atividades tradicionais da biblioteca, nomeadamente, no âmbito da inclusão social e da participação no processo cognitivo sociocultural, bem como de caráter contínuo, ao longo da vida do indivíduo.