Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Set.23.2019
10-09-2019

 A JIGSAW FECHAM COM CHAVE DE OURO “VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” DA COVILHÃ

O “Verão no Centro Histórico” termina em grande, no dia 14 de setembro, na Praça do Município, com uma visita guiada encenada pela atriz Joana Poejo e um concerto da conceituada banda A Jigsaw. 
A visita guiada (21h30) conta com as participações do Rancho de Unhais da Serra, de João Carlos Camurça, Paulo Galvão Serra e Liliana Gouveia e será muito especial uma vez que propõem um passeio noturno, repleto de surpresas, pelo interior dos Paços do Concelho.
Após a visita, chega a vez da boa música, num concerto com o patrocínio da empresa Matos & Prata. Pelas 22h30, sobem ao palco os A Jigsaw, banda conimbricense liderada por dois multi-instrumentistas, Jorri e João Rui, que a imprensa especializada não hesita em colocar junto de nomes como Tom Waits, Leonard Cohen, Nick Cave ou Tindersticks. Será essencialmente devido às fortes raízes literárias e dos ambientes cénicos com que são construídos os seus álbuns. “Letters From The Boatman”, “Like The Wolf”, “Drunken Sailors & Happy Pirates” e “No True Magic” são por ora o seu legado discográfico de longa duração. Com convidados tão reconhecidos como por exemplo a norte-americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon” do seu último álbum, os A Jigsaw têm pautado a sua carreira por uma consistência invejável. Convidados tanto da Rádio como da Televisão Nacional Espanhola para concertos, foram também já destacados por duas vezes na revista francesa Les Inrockuptibles como um projecto a seguir. 
Neste ano de 2019, a banda celebra 20 anos de atividade e prepara-se para lançar o tão aguardado 5º álbum de estúdio.
Os A Jigsaw são uma banda obrigatória, tanto em álbum como ao vivo. Incontornável e Imprescindível. 
A 2ª edição do “Verão no Centro Histórico”, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com o projeto de divulgação musical Sound&Vision, realizou-se de 3 de agosto a 14 de setembro, podendo já fazer-se um balanço extremamente positivo. As visitas guiadas encenadas são já um "caso de estudo" pela adesão crescente que foram tendo de semana para semana, com centenas de pessoas, de todas as idades e estratos sociais, a conhecerem mais sobre a história de locais emblemáticos da cidade. As histórias partilhadas pelos moradores nos locais das visitas são incorporadas na encenação, preservando assim a memória coletiva dos bairros e ruas da Covilhã. A forma divertida e original como a atriz Joana Poejo transmite a informação histórica a um leque tão diversificado de pessoas fazem destas visitas um dos principais fenómenos culturais dos últimos anos na cidade.
O “Verão no Centro Histórico” atraiu milhares de covilhanenses e visitantes a locais emblemáticos do “coração” da cidade, aliando a nova música nacional ao melhor do património histórico, da arte urbana e do teatro, nas noites mais divertidas do verão na Covilhã.