Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.01.2020
30-01-2020

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL AVALIA DISPOSITIVO

O Concelho da Covilhã e a Serra da Estrela acolheram ontem, dia 28 de janeiro, os Presidentes da ANEPC, Tenente-General Mourato Nunes e o Comandante Operacional Nacional da Proteção Civil, Brigadeiro General Duarte Costa.
Foram recebidos em Unhais da Serra pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, acompanhado pelo Vereador com o pelouro da Segurança e Proteção Civil, José Armando Serra dos Reis e ainda pelo Vereador Jorge Afonso Gomes. Visitaram as instalações da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos) ali instalada e ouviram em detalhe qual o trabalho desenvolvido e as necessidades operativas.
Mais tarde, na Torre – Serra da Estrela, a comitiva foi recebida pelas forças do Dispositivo de Intervenção Conjunto da Serra da Estrela. Seguiu-se a apresentação do PONSE (Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela) que decorreu no auditório do Centro Interpretativo, na presença dos GIPS – GNR de Montanha. O Presidente Vítor Pereira frisou a "importância da Serra da Estrela no panorama turístico nacional. Temos de fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para garantir a segurança deste território por forma a que as muitas pessoas que o visitam se sintam também em segurança".
O Presidente do Município da Covilhã alertou ainda para a necessidade de melhores instalações para a GNR de Montanha e para a importância de criar uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para os Bombeiros Voluntários da Covilhã. O autarca solicitou que os limpa neves dos Bombeiros da Covilhã que operam na Serra da Estrela passem a integrar o dispositivo do PONSE e garantiu a total disponibilidade dos equipamentos e das equipas municipais no apoio à Proteção Civil.