Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Out.16.2018
Notícias
A Covilhã na primeira Grande Guerra
09-10-2018

A Covilhã na primeira Grande Guerra

A Câmara Municipal da Covilhã associa-se às comemorações do Armistício da Grande Guerra, com a exposição documental “A Covilhã na primeira Grande Guerra”, na Biblioteca Municipal. A exposição que será inaugurada hoje (terça-feira) às 17h30, contará com a presença da Vereadora da Cultura, Regina Gouveia e dos parceiros envolvidos neste projeto, nomeadamente a Universidade da Beira Interior, Liga dos Combatentes da Covilhã e de Lisboa, Escola Quinta das Palmeiras entre outros. A mostra documental organizada pela Biblioteca e pelo Arquivo Municipal reúne uma série de registos escritos e fotográficos alusivos à época, muitos deles apresentados publicamente pela primeira vez, bem como outras peças de grande interesse histórico de coleções particulares cedidas, a título de empréstimo, por familiares de soldados covilhanenses. Esta temática será acompanhada por relatos locais e comentada por António Rodrigues Assunção e José Pinheiro Fonseca, autores do livro “A Covilhã na I Grande Guerra”. Para finalizar o ciclo temático será ainda apresentado no dia 13 de outubro, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal, o livro “Os dias da Pedra Verde – memória de um combatente” de José de Jesus Nunes Simões. O circuito desta exposição, patente ao público até ao mês de novembro, poderá ser complementado com uma visita à exposição audiovisual sobre o mesmo tema, a decorrer no salão multiusos da Escola Quinta das Palmeiras, na Covilhã.  
 Abertas as linhas de apoio às Associações do Concelho da Covilhã
03-10-2018

Abertas as linhas de apoio às Associações do Concelho da Covilhã

A partir do dia 8 de outubro, estão abertas as linhas de apoio às Associações do Concelho da Covilhã. O período de apresentação de candidaturas ficou estabelecido após deliberação da reunião de Câmara do passado dia 21 de setembro, dando cumprimento ao “Regulamento de Apoio ao Associativismo”, publicado em Diário da República no dia 31 de agosto de 2018. As candidaturas à Atividade Regular (cultural/recreativa, desportiva, artística/performativa e ambiental e educação para a cidadania) e Investimento e Aquisição de Equipamentos, decorrem de 08 de outubro de 2018 a 30 de novembro de 2018. O período de candidaturas à Atividade Pontual de caráter supraconcelhio estará aberto a partir do dia 08 de outubro de 2018, decorrendo em qualquer altura do ano, com uma antecedência mínima de 90 dias em relação ao dia da realização da atividade.  As verbas a atribuir totalizam um apoio global de 300 mil Euros, dividido em 200.000,00 Euros para a Atividade regular, 75.000,00 Euros para o apoio ao Investimento e Aquisição de equipamento e 25.000,00 Euros para a Atividade pontual de caráter supraconcelhio. O Regulamento de Apoio ao Associativismo resulta da necessidade de reforçar a ligação entre a autarquia e as associações, dotando o movimento associativo de um instrumento fundamental na prossecução do interesse público. Os formulários de candidatura e toda a informação complementar estão disponíveis no site do Município da Covilhã: http://www.cm-covilha.pt/?cix=1153&tab=795&curr=869&lang=1
“PASTORES” RECRIA TRADIÇÕES NAS CORTES DO MEIO
03-10-2018

“PASTORES” RECRIA TRADIÇÕES NAS CORTES DO MEIO

A Freguesia das Cortes do Meio celebra a “História e Tradição de um Povo” com o evento "PASTORES", a ter lugar de 5 a 7 de outubro. A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa na qual estiveram presentes Alexandre Barata, presidente da direção da Filarmónica Recreativa Cortense, Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia das Cortes do Meio e o Vereador José Armando Serra dos Reis, em representação da Câmara Municipal da Covilhã. A edição deste ano tem como mote o retorno ao mundo natural e, segundo a organização, contará com 30 abrigos (tasquinhas) de comes e bebes, artesanato, animação de rua, exposição de gado, festival de chanfana e, no sábado às 00h00 realiza-se o maior desfile de chocalhos. No domingo, dia 7, chega a vez da caminhada pela Rota dos Leiteiros. Para Alexandre Barata, este conjunto de atividades “pretende mostrar a nossa identidade própria, para honrar a História e Tradição rural do Povo”. O presidente da Junta local, Jorge Viegas, afirma que apesar do início modesto deste certame, já na 3ª edição, este “está a ganhar expressão e tem margem para poder crescer e ser uma referência no calendário de eventos do concelho”. Promover, valorizar e trazer mais gente às Freguesias é uma forte aposta da autarquia, segundo o Vereador Serra dos Reis. “Este evento integra-se no que chamamos «retorno ao mundo natural» e a pastorícia é um elemento fulcral para preservar atividades, tradições, usos e costumes. Queremos valorizar as potencialidades naturais e promover o turismo em cada uma das aldeias de montanha”, concluiu o Vereador.  O PASTORES é organizado pela Junta de Freguesia local e pela Filarmónica Recreativa Cortense, cofinanciado pelo Provere, com o apoio da ADIRAM e da Câmara Municipal da Covilhã.