Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Fev.21.2019
Notícias
MUSEU DE ARTE SACRA APRESENTA “DIFERENÇAS DIMENSIONAIS”
19-02-2019

MUSEU DE ARTE SACRA APRESENTA “DIFERENÇAS DIMENSIONAIS”

No âmbito da programação cultural que a Câmara da Covilhã tem vindo a desenvolver no Concelho, está patente ao público desde 16 de fevereiro, no Museu de Arte Sacra, a exposição “Diferenças Dimensionais”. Trata-se de um mostra de pintura e escultura pelos artistas Nuno Confraria e Meg, cujas peças revelam um forte contraste de medidas, tamanho e volume. Nuno Confraria nasceu no dia 1 de Abril de 1974, em S. Julião, na Figueira da Foz. Mestre em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, assume-se como um auto-didacta nas artes plásticas. Os seus mais recentes trabalhos focam-se maioritariamente em ambientes humanizados, numa combinação ímpar entre a linha figurativa e cubismo. Para além das inúmeras exposições realizadas até ao momento, continua com uma trajetória ascendente de reconhecimento do seu trabalho muito particular, traduzida pela conquista de diversos prémios, tanto a nível nacional como internacional, com destaque para a sua obra “Opulência” representada num Postal da República pelos CTT em 2019. Maria Eugénia Gomes ou Meg como gosta de ser chamada, vive atualmente na Covilhã, começou a fazer experiências em pasta de papel com o objetivo de chegar a um material fácil de trabalhar e que fosse mais resistente. Assim se foi delineando o universo estético em que hoje Eugénia se move. Para Meg, “as fronteiras entre o artesanato e a arte são demasiado difusas para invalidarem o mérito de quem se dedica à criação artística”. A mostra desta artista está apadrinhada pelo New Hand Lab. A exposição estará patente ao público até 24 de março de 2019, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h e as 18h.  
MUNICÍPIO DA COVILHÃ PARTICIPA EM GRANDES AÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
11-02-2019

MUNICÍPIO DA COVILHÃ PARTICIPA EM GRANDES AÇÕES DE REFLORESTAÇÃO

A Câmara Municipal da Covilhã participa em duas importantes ações de reflorestação nos próximos dia 15 e 17 de fevereiro.  “Verde Puro” é uma ação de reflorestação promovida pela CIM-Beiras e Serra da Estrela que envolve os seus 15 Municípios na plantação de vários milhares de plantas autóctones. A ação vai realizar-se no próximo dia 15 de fevereiro, das 09h30 e as 12h30, na freguesia de Cortes do Meio, sítio do Louseiro com a participação dos alunos da EB1 e JI de Cortes do Meio, de 53 alunos da Escola Secundária Campos Melo, da Queiró, Junta de Freguesia e Baldios de Cortes do Meio. No âmbito da vinda à Covilhã de Dom Afonso de Bragança, filho de Dom Duarte Pio de Bragança, pretendente ao trono de Portugal, a Real Associação da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã, com o apoio logístico do ICNF, levam a efeito um conjunto de ações. No dia 16 de fevereiro às 21h30m, a comitiva é recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde se realiza um concerto e palestra musical oferecidos pela EPABI. A 17 de fevereiro, às 10h00, tem início uma ação de reflorestação na Mata Nacional da Covilhã, no sítio do Pião, junto à antiga casa do guarda, sob o lema “Floresta Somos Todos Nós, Agir já, Alerta Sempre”. Na parte da tarde, a comitiva fará uma visita cultural pela cidade, com destaque para o Palácio do Conde da Covilhã, no Refúgio.  O Município da Covilhã convida todos os interessados a participar nas referidas ações, contribuindo assim para a preservação da floresta.  
CASA MARMELO E SILVA COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA TODAS AS IDADES
06-02-2019

CASA MARMELO E SILVA COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA TODAS AS IDADES

A Câmara Municipal da Covilhã, através da Biblioteca Municipal e em colaboração com a Junta de Freguesia do Paul e a Casa da Cultura José Marmelo e Silva apresentam, durante o mês de fevereiro, um vasto e diversificado programa cultural para todos os públicos e todas as idades. De 5 a 14 O CANTO DAS VOGAIS  Este mês a sessão de leitura orientada é dedicada à autora Vanessa Martins e ao seu livro infantil “Tiago, o colecionador quase-nuvem”. O canto das vogais terá a participação das crianças do jardim-de-infância e pré-escola do centro paroquial de Nossa Senhora das Dores e da escola básica do Paul. Dia 24, 15h00 Recolha de Canções do Paul, por Fernando Lopes Graça, 70 anos depois. O AUTOR DO MÊS Leituras e empréstimo ao domicílio de um conjunto de obras selecionadas do escritor português José Rodrigues dos Santos. A iniciativa procura estimular o prazer da leitura e dar a conhecer aspetos de interesse na vasta obra deste autor mediático.  CLUBE DE LEITURA Um espaço que permite a leitura e o debate sobre a vasta obra do autor do mês, José Rodrigues dos Santos. Exposição “A MITOLOGIA” Mostra de fotografia, livros e referências documentais sobre os Deuses da mitologia clássica grega e romana, os aspetos relevantes que os identificam e os diferenciam no rodopio de simbolismo de que estão revestidos. Casa da Cultura José Marmelo e Silva Horário: 10h00 ás 12h30 e 14h00 ás 17h00 email: cc.marmeloesilva@gmail.com  
ARTE DO DEBUXO EM DEBATE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
06-02-2019

ARTE DO DEBUXO EM DEBATE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Covilhã promove “Encontros na Biblioteca” com a historiadora Elisa Pinheiro, o técnico de tecelagem Jorge Trindade e o gestor empresarial na área têxtil, José Curto Pereirinha. “Debuxador: a criatividade e a técnica ao serviço do têxtil” serão os pontos em debate na tertúlia que terá lugar no dia 15 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal da Covilhã. O debate insere-se no âmbito da exposição “Debuxos” de Jorge Trindade, patente até ao dia 28 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta, das 10h00 às 18h30. Elisa Pinheiro: Licenciada em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolveu toda a sua atividade no âmbito da docência, investigação e serviço público. Foi fundadora e diretora do Museu de Lanifícios da UBI e coordenadora científica nas áreas da museologia, património e turismo industrial. Autora de diversos livros e artigos científicos distinguidos e premiados recebeu, em 2016, o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela UBI. Jorge Trindade: Formado como técnico de tecelagem na Escola Industrial e Comercial Campos Melo, na Covilhã. Desempenhou funções como debuxador em várias empresas de lanifícios na região, nas áreas do desenvolvimento e criação de coleções de tecidos e do planeamento e produção têxtil, bem como formador na mesma área. José Curto Pereirinha: Licenciado em gestão de empresas pelo Instituto Politécnico da Covilhã, com especialização na área da produção e direito do trabalho. Toda a sua atividade foi desenvolvida na gestão de empresas têxteis, docência e formação profissional.