Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Abr.26.2019
Notícias
COVILHÃ PRESENTE EM FÓRUM DA INDÚSTRIA TÊXTIL EUROPEIA
24-04-2019

COVILHÃ PRESENTE EM FÓRUM DA INDÚSTRIA TÊXTIL EUROPEIA

O Vereador Jorge Afonso Gomes e o Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, estiveram presentes, no início de abril, na assembleia geral da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso. Os responsáveis pelos pelouros da Economia e Empreendedorismo e Inovação e Tecnologia na Covilhã associaram-se aos representantes das indústrias dos setores têxtil, vestuário, couro, calçado e acessórios de moda, numa reunião onde se discutiu a conjuntura europeia e mundial destes setores, e onde estiveram representadas as principais regiões têxteis europeias, incluindo as de Itália, Polónia, Suécia, Dinamarca, Estónia e Roménia. Em debate esteve o futuro da indústria têxtil europeia em geral, tendo sido aprofundadas questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, a ética laboral, a concorrência desleal de outros mercados, a digitalização da indústria têxtil, a investigação, o empreendedorismo e a indústria 4.0. Nesta que foi também uma assembleia com caráter eletivo, ficaram definidos os principais eixos para o próximo triénio. A valorização da herança e património têxtil, a proteção da indústria europeia e a ligação do têxtil à moda e indústrias criativas serão as prioridades de atuação definidas pela presidência da ACTE, que fica a cargo do município de Boras, na Suécia, enquanto que a Associação de Municípios do Vale do Ave, foi eleita para a secretaria executiva.  
CORES E SONS DE ABRIL ANIMARAM O MAIOR CEREJAL DE PORTUGAL
23-04-2019

CORES E SONS DE ABRIL ANIMARAM O MAIOR CEREJAL DE PORTUGAL

O maior cerejal de Portugal recebeu este sábado a iniciativa “Cores e Sons de Abril”, um evento dedicado às artes que envolveu pintores, fotógrafos e músicos numa simbiose perfeita com a natureza, que serviu também para comemorar os valores de Abril e valorizar o património rural, no âmbito do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”. A Quinta das Rasas, situada no Ferro, brindou ainda os participantes com uma prova de degustação de produtos endógenos. Tudo ao som da Banda da Covilhã, que realizou um ensaio aberto no terreiro principal e depois atuou, em toque de marcha e ao som do Grândola Vila Morena, pelos pomares da quinta. Para a Vereadora Regina Gouveia, o evento «permitiu reforçar a visibilidade de um património único, que tem de ser preservado e dignificado pelas novas gerações. Os fotógrafos e os pintores que se associaram à iniciativa vão registar estas belas paisagens com as suas objetivas e telas». Os trabalhos resultantes deste dia serão mostrados ao público numa exposição a inaugurar no dia 25 de abril, no átrio da Câmara Municipal da Covilhã. O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e visa promover o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, adotou este ano o tema “Património e Paisagem Rural”, com o objetivo de “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, para estimular a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”.
LITERATURA CHILENA NO PAUL
05-04-2019

LITERATURA CHILENA NO PAUL

Em abril, o Município da Covilhã, através da Biblioteca Municipal e em colaboração com a Casa de Cultura José Marmelo e Silva, promove um conjunto de iniciativas sobre a Literatura Chilena, de acordo com o seguinte programa: De 01 a 30 O autor do mês – Isabel Allende Isabel Allende, uma das mais célebres escritoras chilenas que, com o seu primeiro romance “A Casa dos Espíritos” (1982) alcançou de imediato o êxito internacional.  Outras grandes obras se seguiram, destacando as que se encontram disponíveis para empréstimo na Biblioteca da Covilhã: Eva Luna (1999); Paul (2000); Retrato Sépia (2001); O Reino do Dragão de Ouro (2003); Inês da Minha Alma (2006); O Plano Infinito (2009); A ilha debaixo do Mar (2009); O caderno de Maya (2011), entre outras. Dia 23, terça-feira, 10h30 Clube do Leitor – Tertúlia Literária Um espaço para a literacia que permite a leitura e o debate sobre diferentes autores e obras. Este mês será dedicado à autora chilena Isabel Allende, cuja obra se encontra traduzida em 35 línguas. De 01 a 30 Mostra Bibliográfica de Literatura Chilena Mostra de livros, temas e géneros literários por autores chilenos para leitura e empréstimo, durante o mês de abril, na Casa de Cultura do Paul. Consulte as obras disponíveis para empréstimo na Biblioteca da Covilhã através do link http://koha-bmc.ubi.pt Casa da Cultura José Marmelo e Silva Horário: 10h00 ás 12h30 e 14h00 ás 17h00 email: cc.marmeloesilva@gmail.com Biblioteca Municipal Horário: De segunda a Sexta, das 10h00 ás 18h30 biblioteca@cm-covilha.pt