Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Mai.23.2019
Notícias
COVILHÃ APRESENTA MARCHAS POPULARES 2019          
22-05-2019

COVILHÃ APRESENTA MARCHAS POPULARES 2019          

Decorreu no passado dia 15 de maio, nos Paços do Concelho, a conferência de imprensa de apresentação das Marchas Populares – Cidade da Covilhã 2019, que terão lugar a 15 e 22 de junho. O grande evento é organizado numa parceria entre o Município da Covilhã e o Grupo Desportivo da Mata e pretende repetir o êxito das últimas edições que levaram à rua milhares de pessoas. No dia 15 de junho realiza-se o tradicional desfile entre o Campo das Festas e a Praça do Município. No dia 22 de junho, repete-se o desfile no Complexo Desportivo. O investimento ronda os 23 mil euros, valor a dividir pelas associações participantes. Vão participar nas Marchas Populares deste ano, desfilando por esta ordem: Vitória de Sto. António; Grupo Desportivo da Mata; Rancho Folclórico da Boidobra; Grupo Desportivo Águias do Canhoso; Académico dos Penedos Altos; Oriental de S. Martinho; GIR do Rodrigo.  A apresentação ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e do Vereador com o pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira. Para o Presidente do Município, “é muito importante realizar as Marchas Populares na cidade da Covilhã, uma vez que se trata de uma prática cultural identitária, com forte mobilização dos covilhanenses”. Vítor Pereira destaca ainda “a capacidade organizativa de todas as associações envolvidas, que se empenham de corpo e alma na elaboração dos temas e das decorações”. O autarca não quis deixar de elogiar em particular Elias Riscado, “um grande exemplo do papel decisivo dos dirigentes associativos na dinamização e desenvolvimento do concelho”. Foi ainda destacada a determinação deste dirigente no “reavivar das marchas populares e no seu crescimento ano após ano, após 10 anos de interrupção”. 
JORNADAS DA JUVENTUDE NA COVILHÃ
22-05-2019

JORNADAS DA JUVENTUDE NA COVILHÃ

O Município da Covilhã, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, promove nos dias 24 e 25 de maio as Jornadas da Juventude 2019. Trata-se de uma sessão de trabalho de dois dias, na qual estarão presentes instituições de âmbito regional e nacional, bem como diversas organizações e associações locais para um debate incisivo sobre os jovens e o seu futuro. A sessão de abertura contará com a intervenção do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, e decorrerá na Biblioteca Municipal, de acordo com o seguinte Programa: Dia 24 maio, sexta-feira Momento musical com a Tuna Académica da UBI “C´a Tuna aos Saltos” 9h30 - Prólogo: Cidadão Desperto, Desmistificar a Política João Bernardo e Marta Nunes, da Escola Secundária Campos Melo. 10h30 - Sessão de Abertura Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã;  Tiago Rego, Presidente da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis; Maria Fernanda Pires, em representação da Diretora Regional do IPDJ; Ana Moreira, Presidente da Comissão Permanente do Conselho Mun. Juventude. 11h30 - Capacitação em Gestão de Voluntariado e Associativismo Jovem, Diva Freitas (FNAJ) 14h00 – Formação em Suporte Básico de Vida Adulto - certificado pelo INEM 14h00 – Sessões Paralelas Tendências e Dependências: Comportamentos Desviantes dos Jovens João Fatela, Diretor do Centro de Respostas Integradas;  David Canarias, Guarda Nacional Republicana;  Ricardo Carvalho, Polícia de Segurança Pública. 16h30 - Debate “Olhos no Futuro” pelos representantes das Juventudes Partidárias Moderador: Samuel Paiva Pires, Diretor Mestrado Relações Internacionais UBI. Dia 25, Sábado 10h00 - Comunicação e Imagem Pessoal, por Sónia Sá, docente UBI. 10h00 - Comunicação Eficaz: Missão (Im)possível, por Patrícia Arrais, Psicóloga Clínica. 12h00 - Conclusão das Jornadas da Juventude, por Ana Moreira, Presidente Comissão Permanente CMJ 12h30 - Sessão de Encerramento  Momento musical com a Tuna Médica da UBI “Tuna-Mus” A Inscrição nos workshops deverá ser realizada, previamente, através do email: conselho.municipal.juventude@cm-covilha.pt  
COVILHÃ HOMENAGEIA CARGALEIRO
07-05-2019

COVILHÃ HOMENAGEIA CARGALEIRO

A Câmara Municipal da Covilhã e a Casa da Cultura José Marmelo e Silva (CCJMS) vão realizar um conjunto de atividades, no próximo dia 11 de maio, destinadas a homenagear Manuel Cargaleiro, ilustre ceramista e pintor português. A homenagem inicia-se na Casa da Cultura Marmelo e Silva (15H00), com intervenções de Nelson Marmelo e Silva, curador da CCJMS, e dos jornalistas António Melo e António Valdemar. Prossegue no Salão Nobre dos Paços dos Concelho (18H00), com intervenções de Regina Gouveia, Vereadora da Cultura, e de Fernando Paulouro Neves, curador da Exposição “A Essência da Cor”. O périplo termina na Galeria de Exposições Tinturaria (19H00), com uma visita à sua importante obra de dimensão internacional que exprime a sua relação à raiz originária da Beira. A homenagem será ainda assinalada por vários momentos musicais, a cargo das Adufeiras da Casa do Povo do Paul e do Orfeão da Covilhã. Manuel Cargaleiro é oriundo da Beira Baixa, onde nasceu em 1927. Na sua pintura pode distinguir-se um sentido ornamental e decorativo, a opção pela bidimensionalidade e a negação da profundidade, de tal maneira que o trabalho da tela se confunde com o dos azulejos, na repetição dos quadriláteros, nos azuis, na necessidade de um enquadramento. Nos seus azulejos, impera a espontaneidade da pincelada. Assume-os como obra de arte, datada e assinada. A obra de Cargaleiro representa a extroversão, a luminosidade, o otimismo e a sensualidade do carácter mediterrânico.