Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Nov.11.2019
Notícias
COVILHÃ CELEBRA A OBRA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
31-10-2019

COVILHÃ CELEBRA A OBRA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Durante o mês de novembro, a Câmara Municipal da Covilhã assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen com um vasto e diversificado programa cultural que inclui exposições, congresso, contos, tertúlia literária, declamação e canto de poesia, com o objetivo de homenagear e dar a conhecer a vida e obra da escritora portuguesa. Histórias e Contos [marcação prévia] Dia 13 nov. | Biblioteca Municipal. - Obras Literárias Infantis, interpretadas pelo Conservatório de Música da Covilhã. - O Rapaz de Bronze – Hora do Conto na Biblioteca Municipal. - A Menina do Mar – O Canto das Vogais na Casa de Cultura José Marmelo e Silva, no Paul.  Declamação e Canto Dia 20 nov. | Café Simply Sugar [av. Marquês D´Ávila e Bolama} - Café Literário “Cem Palavras de Sophia” - Declamação e canto pela Academia Sénior da Covilhã. Congresso Internacional Dia 26 nov. | Universidade da Beira Interior/Fac. de Artes e Letras - Congresso “A Contemporaneidade dos Clássicos - Homenagem a Sophia de Mello Breyner”. Organização FAL UBI/Município da Covilhã. Exposições - Alma de Sophia – exposição bibliográfica e literária na Biblioteca Municipal. - Sophia em folhas de papel – exposição de ilustrações/desenhos dos alunos das escolas do concelho, na Biblioteca Municipal. - Sophia – exposição bibliográfica na Casa de Cultura José Marmelo e Silva, Paul.  
PARLAMENTO EUROPEU DOS JOVENS REÚNE NA COVILHÃ            
30-10-2019

PARLAMENTO EUROPEU DOS JOVENS REÚNE NA COVILHÃ            

                                                                                             Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, a Covilhã acolhe o evento COVILHÃ 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal, promovido pela Associação Portuguesa – Parlamento Europeu Jovem. A EYP Portugal ou Associação Portuguesa – Parlamento Europeu Jovem (https://pejportugal.com/eyp/) é uma organização educacional e apartidária, criada em 1987, que promove o debate político, encontros interculturais, trabalho de educação de pares e partilha de ideias, entre jovens na Europa. A Associação está presente em 40 países europeus e realiza, com regularidade, sessões regionais, nacionais e internacionais. A Covilhã foi a cidade escolhida para a realização de uma sessão regional que contará com cerca de 90 jovens participantes, entre os quais alunos de escolas do concelho. Neste evento, os participantes poderão desenvolver as suas soft skills, aprender sobre o funcionamento da União Europeia e conhecer pessoas de diferentes regiões do país e da Europa.  De acordo com os promotores, “trata-se de uma ótima oportunidade para trabalhar em equipa e discutir importantes problemas que a sociedade enfrenta hoje em dia, cobrindo preocupações ambientais, sociais e económicas. Ainda que talvez seja um passo fora da zona de conforto, podemos prometer um ambiente seguro, criado por jovens e para jovens, que promove a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Estamos muito felizes por poder contar com alguns participantes da cidade anfitriã”. Os temas em debate serão: automação e inteligência artificial; violência doméstica; escassez de água; tráfico de seres humanos; redes sociais e os seus impactos; turismo de massas. Os jovens participantes terão oportunidade de conhecer melhor a cidade da Covilhã, realizando ações na Biblioteca Municipal e no Auditório Municipal. A dormida e atividades lúdicas terão lugar na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde. O evento COVILHÃ 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal será integralmente realizado com recurso à língua inglesa e conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Universidade da Beira Interior e da Pousada da Juventude da Serra da Estrela. Para mais informações, consulte a página de facebook do evento: https://www.facebook.com/covilha2019/.  
MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA REDE DE MIRADOUROS
29-10-2019

MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA REDE DE MIRADOUROS

A Câmara Municipal da Covilhã vai construir miradouros e remodelar alguns dos já existentes no concelho. Estas intervenções visam a criação de uma Rede de Miradouros e enquadram-se no plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, que conta com apoio financeiro através da Prioridade de Investimento 6.3 do Pacto da CIMBSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O Miradouro da Varanda dos Carqueijais será o primeiro a ser requalificado, estando prevista a conclusão da empreitada em setembro de 2020. Pretende-se dota-lo de características atrativas que levem os viajantes e os turistas a parar e a desfrutar de uma paisagem única sobre a Covilhã e a Cova da Beira. O Miradouro do Covão será também alvo de uma intervenção que irá valorizar o espaço com a colocação de sinalética indicativa e explicativa da paisagem, a criação de condições de estacionamento e de permanência no local e a instalação de mobiliário urbano adequado à função do miradouro. A obra será concluída até dezembro de 2020. Serão construídos dois novos miradouros, um na Nave de Santo António e outro no Alto dos Livros. O primeiro surgirá na zona dos Piornos, com acesso a partir da EN339, junto ao Centro de Limpeza da Neve. O novo Miradouro da Nave de Santo António pretende potenciar o turismo de natureza, dotando-o de condições de atratividade para que quem ali se desloque usufrua das melhores vistas que o local proporciona. Prevê-se a abertura ao público em dezembro de 2020. A outra infraestrutura a construir localiza-se na cumeada da zona do Alto dos Livros, com acesso a partir da EN339. O futuro Miradouro do Alto dos Livros pretende levar os viajantes e os turistas a parar e a desfrutar de uma paisagem rica sobre os vales da Cova da Beira e das Cortes do Meio, apostando na valorização paisagística. Está prevista a abertura ao público em dezembro de 2020.