Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Fev.26.2020
Notícias
COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO OPERACIONALIZADAS “COM SUCESSO” NA COVILHà
06-02-2020

COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO OPERACIONALIZADAS “COM SUCESSO” NA COVILHà

                                                              A Comissão de Acompanhamento e Monitorização da implementação e desenvolvimento do quadro de competências na área da Educação do Município da Covilhã reuniu ontem, dia 5 de fevereiro, na Sala de reuniões do edifício dos Paços do Concelho. Criada na sequência da aceitação de competências na área da Educação pelo Município da Covilhã, esta Comissão é constituída pelo Presidente da Autarquia, pela Diretora Regional de Educação do Centro, em representação do Governo, e pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do concelho da Covilhã. A reunião serviu para aprovar o regulamento interno e avaliar a operacionalização das novas competências da autarquia. Foram ainda definidos os montantes e prazos das transferências financeiras para os Agrupamentos/Escolas, de acordo com as informações dos respetivos Diretores e da Tutela. As verbas serão transferidas na próxima sexta-feira, 07 de fevereiro, após aprovação em reunião do executivo camarário agendada para a manhã do mesmo dia. Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da Educação, congratulou-se com o facto de a Comissão ter reconhecido por unanimidade “a forma exemplar, eficaz e célere na concretização deste difícil processo, com novos desafios para todos”. A autarca destacou a integração do pessoal não docente nos quadros da Câmara Municipal: “Em tempo recorde, integrámos 241 novos colaboradores e uniformizámos o processamento salarial de todo o universo municipal”. “Para que este processo continue a decorrer como ambicionamos, é essencial que se mantenha e reforce uma relação de confiança entre todos os intervenientes, fundamental na prossecução dos objetivos municipais em matéria de educação, com qualidade e eficiência acrescidas”, concluiu Regina Gouveia.  
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL AVALIA DISPOSITIVO
30-01-2020

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL AVALIA DISPOSITIVO

O Concelho da Covilhã e a Serra da Estrela acolheram ontem, dia 28 de janeiro, os Presidentes da ANEPC, Tenente-General Mourato Nunes e o Comandante Operacional Nacional da Proteção Civil, Brigadeiro General Duarte Costa. Foram recebidos em Unhais da Serra pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, acompanhado pelo Vereador com o pelouro da Segurança e Proteção Civil, José Armando Serra dos Reis e ainda pelo Vereador Jorge Afonso Gomes. Visitaram as instalações da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos) ali instalada e ouviram em detalhe qual o trabalho desenvolvido e as necessidades operativas. Mais tarde, na Torre – Serra da Estrela, a comitiva foi recebida pelas forças do Dispositivo de Intervenção Conjunto da Serra da Estrela. Seguiu-se a apresentação do PONSE (Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela) que decorreu no auditório do Centro Interpretativo, na presença dos GIPS – GNR de Montanha. O Presidente Vítor Pereira frisou a "importância da Serra da Estrela no panorama turístico nacional. Temos de fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para garantir a segurança deste território por forma a que as muitas pessoas que o visitam se sintam também em segurança". O Presidente do Município da Covilhã alertou ainda para a necessidade de melhores instalações para a GNR de Montanha e para a importância de criar uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para os Bombeiros Voluntários da Covilhã. O autarca solicitou que os limpa neves dos Bombeiros da Covilhã que operam na Serra da Estrela passem a integrar o dispositivo do PONSE e garantiu a total disponibilidade dos equipamentos e das equipas municipais no apoio à Proteção Civil.
CRISTINA CARVALHO NO CAFÉ LITERÁRIO
29-01-2020

CRISTINA CARVALHO NO CAFÉ LITERÁRIO

A escritora Cristina Carvalho é a convidada do próximo Café Literário, organização da Câmara Municipal da Covilhã que se realiza no dia 6 de fevereiro (quinta-feira), pelas 21h30, no Café Covilhã Jardim, no centro da cidade. A autora apresentou em outubro o seu último livro intitulado “Ingmar Bergmam – o caminho contra o vento”. Um romance biográfico sobre o célebre realizador sueco de filmes intemporais como “O Sétimo Selo” (1957), “Quando Duas Mulheres Pecam” (1966) e “Sonata de Outono” (1978). Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de novembro de 1949. Filha do professor e poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão) e da escritora Natália Nunes. Durante a sua atividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade enquanto mulher e escritora.  Publicou o seu primeiro livro em 1989, “Até já não é adeus”, e outros se seguiram, nomeadamente “Momentos misericordiosos”; “Ana de Londres”; “Estranhos casos de amor”; “O gato de Uppsala”; “Nocturno - O Romance de Chopin” e “Lusco-fusco”. O seu romance “O olhar e a Alma” venceu o Prémio Autores 2016 para o Melhor Livro de Ficção Narrativa. “A Saga de Selma Lagerlöf” e “Ingmar Bergman” marcaram os romances biográficos. Muitos dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura, e alguns encontram-se traduzidos em outras línguas. Tem ainda vários contos publicados em revistas e jornais. A tertúlia literária será apresentada pelas professoras Ana Catarina Pereira e Sílvia Melchior.