Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Set.29.2020
Notícias
CERÂMICA ARTÍSTICA EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA 
18-09-2020

CERÂMICA ARTÍSTICA EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA 

A Câmara Municipal da Covilhã apresenta a exposição de cerâmica artística “Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo”, elaborado pelo Atelier de S. Miguel, no Museu de Arte Sacra, entre os dias 18 de setembro e 25 de outubro de 2020.  A sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra incorpora, deste modo, o trabalho realizado pelo Atelier S. Miguel que, desde a sua fundação em 1992, dedica os seus esforços à produção de peças cerâmicas diversificadas, únicas e originais. Estas têm como intuito a partilha de elementos culturais com um cariz satírico, sem descurar a grande contribuição artística que se pretende introduzir nas respetivas correntes da arte sacra e da arte figurativa contribuindo para o enriquecimento da arte regional. O atelier, no desenvolvimento das peças em exibição, procurou obter a sua inspiração através da elevação do espírito alegre, caricato e primoroso, representativo da obra do mestre Raphael Bordallo Pinheiro, uma das figuras mais marcantes da arte portuguesa na segunda metade do século XIX. Este artista português, cuja vasta e dispersa coleção pode ser encontrada e apreciada em dezenas de livros e publicações, foi um precursor do cartaz artístico em Portugal, ostentando manifestações culturais nas áreas da pintura, aguarelas, ilustração, decoração e escultura.  A notória influência dos movimentos artísticas do desenho humorístico, da caricatura e da elaboração cerâmica, presentes no reportório de Bordallo, surge ao encontro da atividade cultural desenvolvida pelo Atelier S. Miguel na divulgação da arte local.  Os membros responsáveis pelo atelier, Fernando Miguel, Alberto Miguel e Milena Miguel, para além de descendentes de uma família artística, são também criadores talentosos e consagrados na arte popular sendo que as suas peças são, atualmente, elementos fundamentais de muitas coleções particulares pertencentes a alguns dos maiores amantes do artesanato, a nível nacional. A exposição “Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo” está patente ao público, na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra, até ao dia 25 de outubro, de terça a domingo entre as 10h e as 18h. A entrada é gratuita.  
COVILHÃ RECEBE ENCONTRO NACIONAL DE GUIAS TURÍSTICOS
29-01-2020

COVILHÃ RECEBE ENCONTRO NACIONAL DE GUIAS TURÍSTICOS

                                                                                          Meia centena de guias turísticos reuniram durante três dias na Covilhã. O encontro, que decorreu de 26 a 28 de janeiro, permitiu dar a conhecer a cidade e o concelho, com o objetivo de potenciar a marca “Covilhã” como destino turístico obrigatório junto de novos mercados. Da Rota da lã ao Património Industrial, da Arte Urbana à rica Gastronomia, do turismo de natureza às novas apostas do agroturismo, os participantes conheceram parte dos argumentos que fazem da Covilhã, atualmente, a maior potência turística do interior do país. Em parceria com o Município da Covilhã, a organização deste encontro coube à DTravel DMC Portugal, agência “incoming” que tem vindo a dar cartas no setor do turismo nos últimos anos. Presente em países como França, Israel, Brasil, Canada, Estados Unidos da América, entre outros, a DTravel foi recentemente considerada “PME Lider 2019” pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal. Elisabete João, Diretora Geral da agência turística, acredita que “a Covilhã tem um enorme potencial atrativo, apesar de ser já um importante polo turístico no interior do país. Esta região pode tornar-se uma das pérolas mais desejadas pelos turistas, que consideram Portugal um dos mais bonitos países do mundo. Este encontro deu a conhecer o melhor da Covilhã aos nossos Guias, o que nos permite afirmar que vamos reforçar a nossa colaboração neste território”. Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “estes encontros são importantes para dar a conhecer a história e a vocação turística da Covilhã, alavancado a atratibilidade do nosso concelho. A Covilhã é muito mais do que um destino de neve. Possui e continua a desenvolver atrativos para receber cada vez mais turistas, durante mais tempo, todo o ano”.
COVILHÃ PROMOVE A MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE DA REGIÃO – GOLDRARTES 2019
11-10-2019

COVILHÃ PROMOVE A MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE DA REGIÃO – GOLDRARTES 2019

A Câmara da Covilhã em parceria com o Atelier de Cerâmica Formas e Cores de Terra promove a segunda edição da GoldrArtes 2019, na Galeria de Exposições Tinturaria. Trata-se da maior exposição coletiva de arte da região, que neste certame reúne cerca de 64 nomes nas mais diversas áreas artísticas – pintura, gravura, escultura, fotografia e instalação. A cerimónia de inauguração que terá lugar no dia 8 de outubro (terça-feira), pelas 18h00, contará com a presença dos artistas covilhanenses: Aida Gonçalves; Alberto Alves; Alice Baptista; Ana Maria Francisco; Ana Maria Santos Luiz; Ana Lebre Brito; Ana Pinge; Ânia Pais; António Barrocas; António Casteleira; António Rebelo; António Rodrigues; Beatriz Machado; Benvinda Camas; Carlos Mangana; Diana Alves; Diogo Fernandes; Élia Gamboa; Fábio Brito; Formas e Cores de Terra; Francisco Amaro; Francisco Cruz; Glória Ramos; Helena Mendes; Inês Cordeiro; Isabel Ferreira; Isabel Morão; João A. Santos Luiz; João Carlos da Cruz; João F. Santos; João M. Salcedas; João P. Marques; João Rui Frade; Jorge Santos Luiz; José Batista (Oriente); José Manuel Pereira; Laura Cruz; Lucília Marques; Luís Geraldes; Maria Alice Peixeiro; Maria Amália Oliveira; Maria Silva Carreira; Maria Cecília Duarte; Maria da Luz; Maria Fátima Barros (Fabá); Maria Guia Pimpão; Maria João Caetano; Maria Luiza Craveiro; Maria Teresa Silva; Mário Costa; Marli Pinho; Marta Vilarinho; MEG; Mia Costa; Moreira Neves; Natércia Campo (Teca); Rosalina Cruz; Rui Casegas Costa; Sandra Gonçalves; Sebastião Pimenta; Sousa Amaral; Telmo Guerra; Teresa Gaspar e UBI. A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de Dezembro, com visitas de terça a domingo, das 10h00 às 18h00 na Tinturaria – Galeria de Exposições.
“VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” COMEÇA NO CALVÁRIO
29-07-2019

“VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” COMEÇA NO CALVÁRIO

A Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com o projeto de divulgação musical Sound & Vision, leva a cabo a partir de 3 de agosto a segunda edição do “Verão no Centro Histórico”, iniciativa que procura aliar o melhor da nova música nacional ao melhor da história, do património e do teatro. A iniciativa arranca nas imediações da Capela do Calvário, no próximo sábado, com um concerto aberto à população de Raquel Ralha & Pedro Renato, uma das melhores vozes nacionais e um dos mais respeitados compositores do panorama musical português, respetivamente. Trabalham juntos desde os tempos dos Belle Chase Hotel. Prosseguiram caminho com Azembla’s Quartet, Ellas, Mancines, tendo colaborado com vários projetos como Wraygunn ou The Legendary Tiger Man. A convite da Rádio Universidade de Coimbra, juntaram-se nos Estúdios Blue House, pela primeira vez como um duo, para gravar três ‘covers’. Daqui nasceu o disco “The Devil´s Choice – Vol.1” no qual podemos ouvir versões surpreendentes de grandes músicas de David Bowie, John Lennon, Pink Floyd, The Doors ou Leonard Cohen, entre outros. É este trabalho que Raquel Ralha & Pedro Renato têm vindo a apresentar por todo o país, chegando agora a vez de a Covilhã o conhecer. O concerto conta com o patrocínio da empresa “Cimonag - Construção e Imobiliária, Lda.”  Antes da música, a atriz Joana Poejo conduz os covilhanenses numa visita guiada encenada que vai dar a conhecer a história e as estórias do património histórico desta zona da cidade. A visita vai contar com a participação das Adufeiras do Paul. Segue-se um espetáculo de dança inserido no projeto “Cultura em Rede”, da CIMBSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. “A Mão, o Animal e o Mistério” é um ambicioso trabalho coreográfico da DEMO, produzido pela CARB (Cooperativa Artística da Raia Beirã), que conta com a participação de habitantes locais de cinco municípios: Sabugal, Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, reunindo um grupo de participantes de diferentes faixas etárias, com e sem experiência na dança. Esta diversificada noite cultural termina então com o concerto de Raquel Ralha & Pedro Renato. Durante os meses de agosto e setembro (até dia 14), todos os sábados às 21h30, o centro histórico da Covilhã acolhe uma visita guiada encenada pela atriz Joana Poejo, seguida de concertos gratuitos e ao ar livre, em locais emblemáticos do “coração” da cidade, com o objetivo de proporcionar aos covilhanenses o contacto com o melhor da nova música nacional e com os melhores músicos locais.