Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Dez.09.2019
Notícias
COVILHÃ PROMOVE A MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE DA REGIÃO – GOLDRARTES 2019
11-10-2019

COVILHÃ PROMOVE A MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE DA REGIÃO – GOLDRARTES 2019

A Câmara da Covilhã em parceria com o Atelier de Cerâmica Formas e Cores de Terra promove a segunda edição da GoldrArtes 2019, na Galeria de Exposições Tinturaria. Trata-se da maior exposição coletiva de arte da região, que neste certame reúne cerca de 64 nomes nas mais diversas áreas artísticas – pintura, gravura, escultura, fotografia e instalação. A cerimónia de inauguração que terá lugar no dia 8 de outubro (terça-feira), pelas 18h00, contará com a presença dos artistas covilhanenses: Aida Gonçalves; Alberto Alves; Alice Baptista; Ana Maria Francisco; Ana Maria Santos Luiz; Ana Lebre Brito; Ana Pinge; Ânia Pais; António Barrocas; António Casteleira; António Rebelo; António Rodrigues; Beatriz Machado; Benvinda Camas; Carlos Mangana; Diana Alves; Diogo Fernandes; Élia Gamboa; Fábio Brito; Formas e Cores de Terra; Francisco Amaro; Francisco Cruz; Glória Ramos; Helena Mendes; Inês Cordeiro; Isabel Ferreira; Isabel Morão; João A. Santos Luiz; João Carlos da Cruz; João F. Santos; João M. Salcedas; João P. Marques; João Rui Frade; Jorge Santos Luiz; José Batista (Oriente); José Manuel Pereira; Laura Cruz; Lucília Marques; Luís Geraldes; Maria Alice Peixeiro; Maria Amália Oliveira; Maria Silva Carreira; Maria Cecília Duarte; Maria da Luz; Maria Fátima Barros (Fabá); Maria Guia Pimpão; Maria João Caetano; Maria Luiza Craveiro; Maria Teresa Silva; Mário Costa; Marli Pinho; Marta Vilarinho; MEG; Mia Costa; Moreira Neves; Natércia Campo (Teca); Rosalina Cruz; Rui Casegas Costa; Sandra Gonçalves; Sebastião Pimenta; Sousa Amaral; Telmo Guerra; Teresa Gaspar e UBI. A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de Dezembro, com visitas de terça a domingo, das 10h00 às 18h00 na Tinturaria – Galeria de Exposições.
“VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” COMEÇA NO CALVÁRIO
29-07-2019

“VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” COMEÇA NO CALVÁRIO

A Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com o projeto de divulgação musical Sound & Vision, leva a cabo a partir de 3 de agosto a segunda edição do “Verão no Centro Histórico”, iniciativa que procura aliar o melhor da nova música nacional ao melhor da história, do património e do teatro. A iniciativa arranca nas imediações da Capela do Calvário, no próximo sábado, com um concerto aberto à população de Raquel Ralha & Pedro Renato, uma das melhores vozes nacionais e um dos mais respeitados compositores do panorama musical português, respetivamente. Trabalham juntos desde os tempos dos Belle Chase Hotel. Prosseguiram caminho com Azembla’s Quartet, Ellas, Mancines, tendo colaborado com vários projetos como Wraygunn ou The Legendary Tiger Man. A convite da Rádio Universidade de Coimbra, juntaram-se nos Estúdios Blue House, pela primeira vez como um duo, para gravar três ‘covers’. Daqui nasceu o disco “The Devil´s Choice – Vol.1” no qual podemos ouvir versões surpreendentes de grandes músicas de David Bowie, John Lennon, Pink Floyd, The Doors ou Leonard Cohen, entre outros. É este trabalho que Raquel Ralha & Pedro Renato têm vindo a apresentar por todo o país, chegando agora a vez de a Covilhã o conhecer. O concerto conta com o patrocínio da empresa “Cimonag - Construção e Imobiliária, Lda.”  Antes da música, a atriz Joana Poejo conduz os covilhanenses numa visita guiada encenada que vai dar a conhecer a história e as estórias do património histórico desta zona da cidade. A visita vai contar com a participação das Adufeiras do Paul. Segue-se um espetáculo de dança inserido no projeto “Cultura em Rede”, da CIMBSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. “A Mão, o Animal e o Mistério” é um ambicioso trabalho coreográfico da DEMO, produzido pela CARB (Cooperativa Artística da Raia Beirã), que conta com a participação de habitantes locais de cinco municípios: Sabugal, Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, reunindo um grupo de participantes de diferentes faixas etárias, com e sem experiência na dança. Esta diversificada noite cultural termina então com o concerto de Raquel Ralha & Pedro Renato. Durante os meses de agosto e setembro (até dia 14), todos os sábados às 21h30, o centro histórico da Covilhã acolhe uma visita guiada encenada pela atriz Joana Poejo, seguida de concertos gratuitos e ao ar livre, em locais emblemáticos do “coração” da cidade, com o objetivo de proporcionar aos covilhanenses o contacto com o melhor da nova música nacional e com os melhores músicos locais. 
SAUD’ARTE PROMOVE TRADIÇÕES DA SERRA
15-07-2019

SAUD’ARTE PROMOVE TRADIÇÕES DA SERRA

Nos dias 20 e 21 de julho vai decorrer, nas Penhas da Saúde, a segunda edição do evento denominado “Saud’Arte”.  Esta atividade, organizada pelo Município da Covilhã, com a colaboração e cofinanciamento de várias entidades, promove encontros, partilha de estórias, experiências e uma aventura pelos produtos e pratos regionais. Do programa consta ainda uma homenagem aos Pastores, enquanto guardiões de histórias e profundos conhecedores da Serra da Estrela, dos seus segredos e saberes. Com uma grande variedade de atividades, este acontecimento pretende ainda reforçar a ligação afetiva dos emigrantes à Covilhã, num reencontro que fomenta o seu orgulho e sentimento de pertença. O programa oficial do Saud’Arte é o seguinte: Sábado, 20 de julho 09.30 – Caminhada/Passeio                                   (Passeio circular pelas penhas da Saúde com partida e chegada ao Clube Nacional de Montanhismo) 12.00 – Abertura do Parque Aventura - Verão 2019 15.00 – Visita às instalações da piscina das Penhas da Saúde 15.30 – Dança e Movimento do Grupo de Instrução e Recreio do Rodrigo 17.00 – Atuação do Grupo “Os Amigos da Alegria” 19.30 – Merenda com Sabores de Montanha 22.00 – Fogo de Artificio 22.30 – Arraial Serrano Domingo, 21 de julho 11.00 – Missa Cantada na Capela de Nª Senhora da Estrela. 12.00 – Bênção das placas de toponímia 13.00 – Almoço dos Amigos das Penhas da Saúde 15.30 – Atuação das Crazy Girls do GDAC – Bouça 17.00 – Concerto pela Filarmónica Recreativa Cortense.