Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Fev.17.2019
Notícias
GOVERNO ESCOLHE COVILHÃ PARA SEDIAR NOVO CENTRO DE INOVAÇÃO DO TURISMO
18-01-2019

GOVERNO ESCOLHE COVILHÃ PARA SEDIAR NOVO CENTRO DE INOVAÇÃO DO TURISMO

O Governo anunciou ontem, dia 16 de janeiro, a criação na Covilhã do Centro de Inovação do Turismo. O anúncio foi feito pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, numa audição realizada em sede de Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, na Assembleia da República. O Ministro enquadra a criação deste Centro na “estratégia nacional para a inovação que pretende que, em 2030, 3% do Produto Interno Bruto seja direcionado para investigação e desenvolvimento”. O Centro de Inovação do Turismo será uma estrutura de “âmbito nacional e única no país”, que segundo o governante, terá como objetivo “inovar e ter melhores práticas na indústria turística, quer em termos de produto quer de processo”. Para Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal, "este é um dia histórico para a Covilhã. Este anúncio é o culminar de um trabalho árduo que tem reforçado o papel da Covilhã no panorama turístico nacional e internacional". O autarca avança que este organismo "ficará sediado no centro da cidade, nas antigas instalações dos correios e da PT, e permitirá a criação de postos de trabalho qualificados. O Centro terá uma forte ligação à Universidade da Beira interior, às escolas de turismo e aos centros de incubação, naquele que será um veículo transformador do turismo em Portugal”.  O Centro de Inovação do Turismo (NEST) é um projeto dinamizado pelo Turismo de Portugal em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, tais como a ANA – Aeroportos de Portugal, o Banco BPI, a Brisa – Autoestradas de Portugal, S.A., o Google ou a Microsoft Portugal, vocacionado para o apoio ao desenvolvimento de novas ideias de negócio, novos projetos e para a capacitação das empresas no domínio da economia digital.  
PRÉMIO NACIONAL DE TURISMO PARA STARTUP DA COVILHÃ
06-11-2018

PRÉMIO NACIONAL DE TURISMO PARA STARTUP DA COVILHÃ

Realizou-se no passado dia 31 de Outubro, nas instalações do PCI – Creative Science Park, em Aveiro, a grande final nacional do Programa Tourism Explorers, onde Pedro Pereira, empreendedor instalado no Parkurbis com a startup Wicked-Cat e representante da cidade da Covilhã, venceu a competição com o projeto ARTIST. O Tourism Explorers é o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo, dinamizado pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal em colaboração com o Automóvel Clube de Portugal (ACP). Tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novos negócios e startups, com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo. Esta segunda edição, em que participaram 12 cidades portuguesas (Porto, Lamego, Aveiro, Abrantes, Coimbra, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Covilhã, Lisboa, Beja, Faro e Angra do Heroísmo) teve como parceiros locais o Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã e a Universidade da Beira Interior.  O projeto ARTIST, eleito vencedor na final local, foi o representante da Covilhã na final Nacional. Para além do prémio de 6 meses de incubação gratuitos, atribuídos pelo Parkurbis ao vencedor da final local, o projecto recebeu um prémio de 10.000€euros pela sua consagração como vencedor nacional da 2ª edição do programa Tourism Explorers.  
Programa Tourism Explorers
30-07-2018

Programa Tourism Explorers

O Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups lançam 2ª edição do Tourism Explorers em colaboração com o Automóvel Clube de Portugal (ACP). O maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo está de volta a 12 cidades portuguesas, onde serão desenvolvidos negócios inovadores, entre 12 de setembro e 31 de outubro.  Após o sucesso do Tourism Explorers de 2017, com mais de 550 pessoas a desenvolverem o seu negócio em 12 cidades do país, o Turismo de Portugal, a Fábrica de Startups e o ACP juntam-se para a 2ª edição do programa num esforço conjunto de aceleração de inovação nas áreas do turismo e da mobilidade.  Nos meses de setembro e outubro, o programa estará novamente presente em todo o país e o objetivo é simples: agregar o espírito empreendedor dos portugueses em torno de desafios muito concretos, submeter essa energia à aplicação intensiva da metodologia de ideação e aceleração da Fábrica de Startups e, no final, gerar novas empresas com produtos, serviços e soluções inovadoras nas áreas do turismo e da mobilidade.  O Tourism Explorers é um programa composto por duas fases: Ideação e Aceleração.  Na fase de ideação, que decorre de 12 a 14 de setembro, vão ser lançados aos participantes desafios na área de turismo e da mobilidade, e serão criadas soluções inovadoras nestas áreas. Na fase de aceleração, entre 26 de setembro e 31 de outubro, as equipas poderão desenvolver, testar e validar os seus modelos de negócio, com o apoio de formadores e mentores especializados.  O Tourism Explorers tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novos negócios e startups, com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo.  Ao longo do programa, os participantes terão acesso a formadores e mentores de excelência, a uma rede de parceiros da indústria e às metodologias FastIdeation e FastStart da Fábrica de Startups, já amplamente testadas no desenvolvimento de novos negócios.  Este programa conta com o apoio parceiros locais que asseguram o acompanhamento de cada projeto nas respectivas cidades: Porto, Lamego, Aveiro, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Abrantes, Caldas da Rainha, Lisboa, Beja, Faro e Angra do Heroísmo. O Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã e a Universidade da Beira Interior são os parceiros do Tourism Explorers na Covilhã. As candidaturas para o Tourism Explorers estão abertas em www.tourismexplorers.pt.  Aos interessados em participar basta a sua motivação e o interesse pelas áreas de turismo e empreendedorismo.  
MUNICÍPIO DA COVILHÃ LANÇA CONCURSO PARA NOVO CENTRO DE INCUBAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
09-07-2018

MUNICÍPIO DA COVILHÃ LANÇA CONCURSO PARA NOVO CENTRO DE INCUBAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Foi hoje aprovado em Reunião de Câmara o lançamento do concurso para o novo Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo. Esta nova unidade na Cidade da Covilhã resulta da transformação do edifício da antiga PSP, na Rua António Augusto de Aguiar, permitindo criar vários espaços para a promoção e sustentabilidade de micro e pequenas empresas. Este edifício permite igualmente acolher jovens empreendedores para que desenvolvam os seus projetos criativos. Para o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, este projeto “é uma oportunidade única” e aponta para a “importância da localização deste Centro junto à UBI – Universidade da Beira Interior, tendo em conta que o Parkurbis se encontra afastado da cidade”. O autarca afirma que, com este projeto, “juntamos o útil ao agradável: passamos a ter uma infraestrutura desta natureza, ao mesmo tempo que reabilitamos e valorizamos o nosso património histórico”.  O Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo representa um investimento de 800 mil euros e conta com 6 gabinetes para empresas, 16 lugares de coworking, 2 espaços para oficinas (Makers), auditórios e sala de reuniões. O futuro espaço irá continuar com o traço arquitetónico original, podendo haver algumas alterações na sua área interior. Na mesma reunião, o Presidente da Câmara deu conhecimento aos Vereadores da abertura de Concurso Público para a Empreitada de Obras de Implantação da Ciclovia da Rede Ciclável, que representa um investimento de 1 milhão de euros e estará operacional até ao fim de 2020. A Covilhã será a 1ª cidade de montanha da Europa a utilizar este sistema de mobilidade elétrica.