Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Jan.20.2020
Notícias
CÂMARA DA COVILHÃ DISTINGUIDA PELA AGÊNCIA ERASMUS+
17-12-2019

CÂMARA DA COVILHÃ DISTINGUIDA PELA AGÊNCIA ERASMUS+

O Projeto “Covilhã. Forma II”, levado a cabo pela Câmara Municipal em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, foi distinguido pela Agência Nacional Erasmus + EF com o prémio “Boas Práticas”, atribuído a organizações cujos projetos apresentaram elevada qualidade e representaram uma boa prática no Erasmus + em Portugal. De acordo com os critérios definidos pela Comissão Europeia, as Agências Nacionais procedem à seleção dos projetos na área da Juventude, Educação e Formação que, pela sua qualidade excelência, merecem o reconhecimento dos seus pares e do publico em geral. O impacto dos projetos, a sua inovação, sustentabilidade, gestão financeira e comunicação são alguns dos critérios qualitativos da avaliação. Este projeto agora premiado, liderado pela Câmara Municipal de Covilhã, veio dar continuidade ao projeto de 2014, “Covilhã. Forma”. Os objetivos definidos começaram a dar frutos no que diz respeito à empregabilidade de jovens profissionais competentes e consequentemente a sua fixação no concelho. Teve também um papel importante no combate ao abandono e ao absentismo escolar, proporcionando oportunidades e experiências de caráter internacional aos mais jovens, potenciando a qualidade organizacional das escolas e aumentando a sua visibilidade. Foi um elemento de promoção do Ensino Profissional e do seu posicionamento como uma alternativa de qualidade ao ensino regular, tendo ainda promovido a inclusão social de jovens pertencentes a grupos socioeconómicos desfavorecidos. Os resultados positivos alcançados pelo projeto, levaram a Câmara Municipal a decidir a continuidade do consórcio e da aposta na internacionalização das organizações a ele pertencentes. A Câmara Municipal da Covilhã, com este projeto, pretende efetuar um investimento nos seus futuros cidadãos, envolvendo as principais escolas do concelho. São contempladas as necessidades comuns, que potenciam o crescimento e o desenvolvimento socioeconómico da região. O projeto prevê uma maior empregabilidade dos participantes, com competências profissionais reforçadas, para que venham a integrar os quadros técnicos das empresas do concelho e contribuir para a fixação da população na Covilhã.
ALMOÇO SOLIDÁRIO JUNTA MILHARES NA COVILHÃ
17-12-2019

ALMOÇO SOLIDÁRIO JUNTA MILHARES NA COVILHÃ

Como é já tradição, o Almoço Solidário de Natal do município da Covilhã juntou milhares de idosos numa confraternização que é sobretudo um gesto de fraternidade e espírito natalício. Meia centena de pessoas, entre funcionários da autarquia e elementos da Cruz Vermelha da Covilhã, ajudaram a conferir a este convívio a magia da quadra, promovendo o encontro e reencontro de covilhanenses de mais idade, oriundos de todas as freguesias do concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, destacou o trabalho de apoio social que a autarquia tem vindo a realizar com várias instituições públicas e privadas da cidade, ressalvando que é um dever "procurar as respostas mais adequadas para satisfazer as necessidades básicas das pessoas, nomeadamente ao nível da habitação, do apoio social, da saúde, da educação e até mesmo da cultura”. Vítor Pereira salientou ainda “ a necessidade de intensificar o apoio às IPSS`S, apoiando a frente social” e manifestou a vontade de “trabalhar arduamente para que a fatura da água seja substancialmente reduzida, até ao fim do mandato”. O autarca salientou ainda outras prioridades do executivo camarário, como ”a requalificação da rede viária do concelho e um reforço do investimento em infraestruturas escolares, apesar do largo investimento já realizado nos últimos anos, que poderá culminar no próximo ano com o arranque das obras na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, a aguardar luz verde do Tribunal de Contas”. Vítor Pereira, realça que ”o concelho da Covilhã é um motor de desenvolvimento da região, nomeadamente no setor do Turismo, área em que estamos a consolidar o nosso posicionamento, através de investimentos em infraestruturas como Miradouros, rotas pedestres e de BTT”. O almoço Solidário de Natal contou também com a Presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que aproveitou a ocasião para felicitar a Câmara da Covilhã por esta iniciativa que prova ”a importância da confraternização e da solidariedade em tempos de exaltação do individualismo”. O almoço culminou com um espetáculo musical pelo popular artista Vergílio Faleiro, que animou os participantes durante toda a tarde de sábado.
AVANÇAM AS OBRAS NO MIRADOURO DA VARANDA DOS CARQUEIJAIS
10-12-2019

AVANÇAM AS OBRAS NO MIRADOURO DA VARANDA DOS CARQUEIJAIS

Já começaram as obras de requalificação do Miradouro da Varanda dos Carqueijais. Os objetivos da Câmara Municipal da Covilhã passam por dotar o miradouro de novas infraestruturas e características atrativas que permitam aos viajantes e turistas parar e desfrutar de uma paisagem única sobre a Covilhã e a Cova da Beira, com mais conforto e segurança. A conclusão da empreitada está prevista para setembro de 2020. Esta é a primeira de um conjunto alargado de intervenções levadas a cabo pelo Município no sentido de construir miradouros e remodelar alguns dos já existentes no concelho. Seguem-se obras de requalificação no Miradouro do Covão e a construção de dois novos miradouros, um na Nave de Santo António e outro no Alto dos Livros. A conclusão dos trabalhos acontece em dezembro de 2020. Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “a concretização destas empreitadas vai reforçar a nossa atratividade turística e dotar a Covilhã e a Serra da Estrela de uma excelente rede de miradouros. Assim, será possível usufruir das nossas belíssimas paisagens com mais qualidade, conforto e segurança”. Recordamos que estas empreitadas visam a criação de uma Rede de Miradouros que potencie o turismo de natureza, enquadrada no plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, que conta com apoio financeiro através da Prioridade de Investimento 6.3 do Pacto da CIMBSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.