José Armando Serra dos Reis, natural da Covilhã, nasceu em 1951 e é atualmente Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, com os pelouros do Urbanismo, Ordenamento do Território, Ambiente, Desenvolvimento Rural, Floresta e Sistema de Informação Geográfica, além da Fiscalização Municipal e da Segurança e Proteção Civil.
Ao longo dos anos tem exercido vários cargos e abraçado diferentes projetos, que vão desde o ensino, ao desenvolvimento do território, passando pelo associativismo até à política e ao poder local.
Depois de concluir frequentou o ensino secundário na Escola Frei Heitor Pinto, formou-se como professor do 1.º ciclo do Ensino Básico na Escola do Magistério do Fundão e, mais tarde, licenciou-se em Sociologia, na Universidade da Beira Interior, sendo que o trabalho de fim de curso versou sobre o tema da Regionalização.
A nível profissional iniciou o seu percurso em 1978, enquanto docente, tendo permanecido durante 14 anos a lecionar no 1.º ciclo do Ensino básico e depois nove anos no 2. Ciclo do ensino Básico. Durante três anos, foi dirigente sindical a tempo inteiro e, durante um ano, também lecionou para formandos dos cursos de artes e ofícios tradicionais. Também esteve na Coordenação Educativa de Castelo Branco e presidiu à Comissão Proteção de Crianças e Jovens de Castelo Branco.
Foi coordenador e é atualmente Presidente da ADERES - Associação de desenvolvimento Rural Estrela-Sul.
Entre 1994 e 2022, foi Coordenador da Equipa técnica do GAL Rural Aderes Estrela-Sul, responsável pelas estratégicas de desenvolvimento Rural no âmbito do programa Leader e Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio de 1985 a 2001.
Entre as muitas responsabilidades diretivas que teve, foi Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Cortes do Meio, entidade que administra 3.700ha de florestas.