José António Pinho nasceu em 1939 na aldeia de Melo, nas faldas da Serra da Estrela. A escola primária foi feita na cidade operária da Covilhã, para onde os seus pais decidiram migrar em busca de um futuro melhor para os seus filhos.
Começou a trabalhar muito novo e a conviver de perto com os operários têxteis e metalúrgicos, a par de uma vivência católica. Foi membro do Corpo Nacional de Escutas.
A vida empresarial na área de eletrodomésticos e combustíveis e de Dirigente Desportivo e Associativo permitiu-lhe desenvolver os seus conceitos éticos e morais da liberdade, comunidade, cidadania e democracia. Entre esses cargos estão o de Presidente da Direção e Assembleia Geral do Clube Nacional de Montanhismo, Presidente da Direção e Assembleia Geral do Clube Desportivo da Covilhã, Fundador e Presidente da Federação Portuguesa dos Desportos de Inverno, Presidente do Conselho Fiscal do Sporting Clube da Covilhã, Membro da Direção e atualmente Vice-Presidente da Assembleia Geral.
Como cidadão e escritor mostra a sua vida baseada num humanismo romântico, buscando o caminho de uma sociedade livre, democrática e fraterna.