Elisa Calado Pinheiro, licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1973) e figura incontornável do conhecimento histórico da região, desenvolveu a sua atividade profissional no âmbito da docência, da investigação e do serviço público.
Atualmente é investigadora do HTC, História, Territórios e Comunidades, CFE NOVA FCSH, tendo sido docente dos ensinos secundário e superior e desempenhado o cargo de diretora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, onde coordenou científica e tecnicamente diversos projetos comunitários.
É autora de numerosas publicações científicas nos domínios da Arqueologia/Património Industrial e Património Agro-pastoril, Museologia e História da Indústria, tendo proferido sobre estas temáticas muitas conferências e comunicações.
Integra a Equipa para a Igualdade na Vida Local, na qualidade de Conselheira Local para a Igualdade e o Conselho Municipal da Cultura, tendo participado na candidatura da Covilhã a Cidade Criativa em Design (UNESCO) e desempenhado o cargo de primeira Provedora do Munícipe da Covilhã (2016-2017).