Casimiro Lopes dos Santos nasceu em 1952 no concelho de Pampilhosa da Serra, com ligações ao universo mineiro da Panasqueira.
Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa em 1980 e fez pós-graduações em Ensino da História, com profissionalização em exercício e em Estudos Africanos. Lecionou História e desempenhou cargos de direção pedagógica no ensino secundário público durante 39 anos, 20 dos quais na Covilhã, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde se aposentou.
Enquanto cumpria o serviço militar na Escola Prática de Infantaria em Mafra, participou nas operações militares do 25 de Abril de 1974. Durante o ano de 1975, colocado no Regimento de Infantaria de Castelo Branco, conheceu e contactou então profundamente com a realidade socioeconómica do povo da Beira Baixa.
Foi membro da Assembleia de Freguesia de Casegas durante os mandatos de 2001 a 2009 e da Assembleia de Freguesia do Tortosendo de 2013 até à presente data, eleito nas listas da CDU. Tem participado na gestão da Casa do Povo de Casegas, integrando os seus órgãos ao longo de vários mandatos.
É coautor, com o professor António Rodrigues de Assunção, da obra “Lutaram e Sofreram por Abril – A Resistência no Concelho da Covilhã 1926-1974”, lançado no âmbito das Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril.