“O 25 de Abril e os Direitos Laborais e Sindicais” é o tema que vai estar em debate no dia 11 de maio, na Covilhã, numa tertúlia que vai contar com a presença de Manuel Carvalho da Silva, antigo secretário-geral da CGTP-IN e atual coordenador do CoLABOR Manuel Carvalho da Silva, de António Casimiro Ferreira, professor e investigador, de Joaquim Dionísio, advogado e ex-dirigente sindical, e de Luís Garra, dirigente sindical.
A iniciativa está inserida num ciclo de tertúlias, que vão ser levadas a cabo no âmbito do programa dos 50 Anos do 25 de Abril na Covilhã, com o objetivo promover a partilha e a discussão de ideias e opiniões entre os covilhanenses e os convidados.
A primeira decorre já este sábado, às 15:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com entrada aberta ao público em geral.
Sobre os convidados:
- Professor Doutor António Casimiro Ferreira - Doutorado em Sociologia do Estado e do Direito, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Associado com Agregação. Investigador do Centro de Estudos Sociais onde tem coordenado vários projetos de investigação, sendo também cocoordenador científico do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais.
- Dr. Joaquim Dionísio - Antigo operário vidreiro, licenciou-se em Direito. Ainda muito novo foi dirigente da CGTP-IN, tendo sido membro da comissão executiva da mesma com a responsabilidade do seu gabinete de estudos. No desempenho dessas funções participou em múltiplas lutas laborais e nas negociações no âmbito da chamada Concertação Social.
- Professor Doutor Manuel Carvalho da Silva - foi operário eletricista, planificador de trabalho, ativista sindical, Coordenador e Secretário-Geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012. Licenciado e doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL é Coordenador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR) e do polo de Lisboa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Foi Professor Catedrático convidado da Universidade Lusófona, entre 2011 e 2016. Foi Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho e Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Autor de vários livros e capítulos de livros, de centenas de artigos, tem desenvolvido uma intervenção ampla sobre temas como o trabalho, o emprego, o sindicalismo, o Estado Social, a Europa e a globalização. Atualmente, participa em diversos projetos de investigação. É colunista regular do JN, desde 2011, e comentador na RR, desde 2012.
- Luís Pereira Garra - Foi operário têxtil (Lanifícios) e desde muito novo foi eleito delegado sindical e depois presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, bem como Coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco e do Conselho Nacional da CGTP-IN.