Morada: Tel.: (+351) 275 663 193 / 191 Email: jfssmiguel@sapo.pt Site: |
Horário Manhã: das 09:00h às 12:30h |
Sobral de São Miguel enquanto freguesia possui uma área de 22,37km2 que compreende dois lugares urbanos distintos. A aldeia do Sobral de São Miguel que é o núcleo mais importante, desempenhando funções de sede de freguesia e o lugar do Pereiro, que dista da aldeia 4,5km e com 418 habitantes (Censos2011). A sua densidade populacional é de 17,5 hab/km².
O nome desta aldeia deriva do latim Suberale que designa terreno onde crescem sobreiros. Contudo o seu nome nem sempre foi Sobral de São Miguel, pelo facto de ter pertencido até 1888 a Casegas, tornando-se posteriormente a esta data independente administrativamente, no entanto continuou a possuir o nome Sobral de Casegas até 1970 passando neste ano a nominar-se Sobral de São Miguel depois do dia 27 de Fevereiro de 1970 por Decreto-Lei n.º 69/70 de 27 de Fevereiro. Integra a Rede das Aldeias do Xisto, desde 2010.
Esta área foi ao longo dos tempos uma zona de passagem, das rotas que uniam o interior da Península ao seu litoral. Segundo alguns historiadores, as minas e os buracos existentes na área serrana, são um testemunho da passagem dos povos romanos e muçulmanos por estas paragens, nas quais procuravam o estanho necessário para o equipamento dos respetivos exércitos. Mais tarde foi desenvolvida com a atividade das Minas da Panasqueira com a exploração do volfrâmio, um dos melhores metais do género do mundo.
Conhecida como o Coração do Xisto, os seus habitantes mantêm as tradições bem presentes, sendo esta aldeia um verdadeiro Museu vivo. Mesmo ao pé da Serra do Açor, é evidente este aglomerado de construções em Xisto, ideal para passeios pedestres e para disfrutar de experiências únicas.
Igreja de São Miguel (Matriz)
Capela de Santa Bárbara
Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem (Pereiro)
Alminhas
Ponte do Lagar Fundeiro, Ponte dos Canutchos e Ponte do Bairro da Ponte;
Fonte da Ponte / Chafariz centenário de duas bicas; Fonte do Ribeirinho / Chafariz de uma bica; Fontanário do Largo do Cabecinho;
Eira comunitária e Tronco do Ferrador;
Nora; Moinhos comunitários (nas ribeiras do Carvalho e do Porsim)
Lagar;
Fornos comunitários;
Regueiras de carros de bois
Gravuras rupestres, Mamoa e Mina dos Mouros;
Ribeira do Porsim; Zona Balnear; Cascata do Vale das Vacas; Porta dos Mouros; Fragão da Ursula da Cabrieira.
Presidente
Sandra Isabel Neves Ferreira
Secretário
Hermínio Araújo Mendes Sobreiro
Tesoureiro
Sofia Isabel Gaspar Sobreiro
Presidente
Guy Rene Noel
1º Secretário
Alexandre Lopes Marques
2º Secretária
Flora Isabel Marques Domingos