|
VALE FORMOSO Morada: Tel.: (+351) 275 913 014 ALDEIA DO SOUTO Morada: Tel.: (+351) 275 913 647 |
Vale Formoso Secretarias da Junta Serviço CTT Aldeia do Souto Secretarias da Junta Serviço de CTT |
Vale Formoso
A vinte e dois quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Vale Formoso encontra-se na parte nordeste da Covilhã, a mais de quinhentos metros de altitude.
É uma freguesia de remoto povoamento, tendo aqui sido achados diversos vestígios da época romana, que comprovam a precoce fixação humana nestas formosas terras. São restos de uma calçada que ligava Vale Formoso à Torre de Centum Cellum.
A freguesia chamou-se até 6 de Agosto de 1949 Aldeia do Mato, a partir dessa data, passou a denominar-se Vale Formoso devido ao desejo da autarquia, que via na anterior designação um qualificativo pouco condizente com o desenvolvimento da terra. Em termos administrativos, pertenceu ao concelho de Valhelhas até 24 de Abril de 1855, passando então, por extinção daquele, para o da Covilhã.
Aldeia do Souto
O nome da freguesia é de origem botânica e provém da abundância de castanheiros ou soutos de que era fértil a região, os quais atacados por doença no início do século, foram reduzidos no seu número, contudo e segundo o Dr. Alexandre Carvalho Costa em Lendas, Historietas e Etimologias Populares e Antigas Etimologias respeitantes a Cidades, Vilas, Aldeias e Lugares de Portugal Continental, refere: "Aldeia do Souto - deve de facto, significar uma "aldeia" lavrada (sentido de território agrário) em sentido antigo era (e ainda hoje não desapareceu de todo, pelo menos literariamente) o de mata de quaisquer árvores selvagens". Outros autores, no entanto, não concordam com esta tese.
Vale Formoso
Aldeia do Souto
Conteúdo em atualização
Conteúdo em atualização