Foi no contexto de reforço e descentralização de competências do Estado na área da Educação que o Município da Covilhã criou, em 2019, o Projeto “EU SOU +”, em resultado de uma candidatura que integra o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, destacando-se as atividades de animação e apoio à família (AAF) e da componente de apoio à família (CAF). Para o efeito, constituiu-se uma equipa multidisciplinar, com recurso a técnicos especializados em domínios e literacias que são fundamentais para a formação global das crianças, visando intervir e trabalhar, sobretudo, com as alunas e os alunos das escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho da Covilhã.
No âmbito deste projeto, definiram-se as áreas de intervenção que têm sido desenvolvidas em contexto escolar, nomeadamente: Brincadeiras de Pais e Avós; Ciência Divertida; Literacia Digital; Música; Tecer.
Para além das iniciativas que integram as responsabilidades de uma “escola a tempo inteiro”, o Município da Covilhã, através do referido projeto e da Biblioteca Municipal, tem, igualmente, desenvolvido e reforçado a sua intervenção socioeducativa, propondo e dinamizando ações, fomentando a participação das crianças e dos jovens do concelho da Covilhã em iniciativas que contribuam, de forma significativa, para a formação pessoal e para o enriquecimento da formação académica, cultural e social.
BRINCADEIRAS DE PAIS E AVÓS
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB;
TIPOLOGIA: oficinas
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
CALENDARIZAÇÃO: ao longo do ano letivo
OBJETIVOS: recuperar tradições; desenvolver a destreza fina e a destreza manual; estimular a atenção, a criatividade e a imaginação infantil; promover a reutilização de materiais e desperdícios
DESCRIÇÃO: criar, orientar e aplicar jogos para crianças, com base em tradições e práticas do tempo dos pais e dos avós; produzir e transformar objetos, brinquedos e desperdícios têxteis, para a dinamização de atividades lúdicas; recolha e manipulação de elementos naturais ou reciclados; dinamização de atividades físico-motoras, de contacto e de experimentação da literatura oral e tradicional.
CIÊNCIA DIVERTIDA
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclos do EB; Ensino Secundário e Profissional
TIPOLOGIA: atividades experimentais
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
OBJETIVOS: contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento das aprendizagens mais complexas ao nível do ensino das ciências experimentais; fomentar o interesse e o gosto pelas ciências e pela exploração de fenómenos naturais do dia a dia; incutir a curiosidade e a aplicação do método científico; desenvolver a autonomia e o pensamento crítico.
DESCRIÇÃO: Realização de atividades experimentais, diversificadas e temáticas, de acordo com o programa escolar, com caráter eventual ou na modalidade de projeto, em contexto escolar e em horário letivo, mediante solicitação prévia; concurso de cartazes de sensibilização para a preservação do meio ambiente produzidos pelos alunos do ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos EB; concurso de maquetes de aplicação de energias renováveis produzidas pelos alunos do 3º Ciclo EB, Ensino Secundário e Profissional; Organização da Feira das Ciências, com a participação de grupos escolares, em data a definir.
LITERACIA DIGITAL
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB
TIPOLOGIA: oficina; trabalho de projeto
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: 1 hora
OBJETIVOS: promover a literacia digital; facilitar o contacto das crianças com softwares informáticos numa perspetiva do utilizador e de programação; desenvolver o pensamento criativo e o raciocínio lógico; sensibilizar as crianças para o uso correto e saudável dos equipamentos informáticos e da internet
DESCRIÇÃO: com recursos aos computadores portáteis do Projeto EU SOU +, as crianças, individualmente ou em grupos reduzidos, são desafiadas a experimentarem e produzirem documentos (word e excel), desenhos (paint), apresentações (powerpoint) e criarem e transformarem códigos em objetos, através de programas open-source de programação simplificada. Com a metodologia aplicada é possível criar uma animação gráfica, uma música ou um jogo.
MÚSICA
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB;
TIPOLOGIA: oficinas
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
OBJETIVOS: Recuperar tradições; desenvolver a destreza fina, a destreza manual e a sensibilidade auditiva; estimular a concentração e a criatividade; aprender a executar um instrumento musical, desenvolvendo o ritmo; promover a reutilização de materiais e desperdícios
DESCRIÇÃO: produção de adufes a partir de materiais reciclado e reutilizados; aprendizagem da percussão do adufe; apresentação pública do trabalho artístico dos grupos escolares
TECER
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB;
TIPOLOGIA: oficinas
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
CALENDARIZAÇÃO: ao longo do ano letivo
OBJETIVOS: promover o contacto, o conhecimento e o trabalho da lã; compreender as caraterísticas da fibra da lã e de outros materiais não naturais/sintéticos, bem como as suas aplicações, através da manipulação manual
DESCRIÇÃO: manusear e transformar a matéria-prima da lã em trabalhos criativos, com recurso a diversas técnicas de produção têxtil.
CONTACTOS: 275 330 660; biblioteca@cm-covilha.pt
A Biblioteca Municipal da Covilhã já desenvolvia inúmeros projetos e atividades destinados aos agrupamentos e escolhas do Concelho, na área do livro e da leitura, bem como de literacias específicas, como a digital e dos media. Face a um novo quadro de competências na área de Educação, esta estrutura cultural aprofundou e ampliou a sua capacidade de intervenção socioeducativa, criando e desenvolvendo projetos nessas áreas âncora, bem como evoluindo em novas áreas associadas a dois espaços inovadores que nasceram nas suas instalações: ESPAÇO DOS SENTIDOS e ESPAÇO C3D – MAKERSPACE COVILHÃ.
Salientamos alguns dos projetos e atividades da responsabilidade da Biblioteca Municipal nas suas áreas básicas:
UMA TARDE DE ARREPIAR
PÚBLICO-AVO: 2º Ciclo EB; 3º Ciclo EB
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo, oficina de promoção da leitura, atividade experimental
LOCAL: Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1hora
OBJETIVOS: promover o contacto e o gosto pelo livro e pela leitura
DESCRIÇÃO: A Biblioteca Municipal da Covilhã convida os jovens a festejar o Dia das Bruxas, celebrado a 31 de outubro. Esta atividade pretende abrir a porta à leitura de alguns casos extraordinários e a experiências alucinantes escritas por grandes mestres de um género literário chamado de terror, como é o caso de O Guarda da Passagem de nível, de Charles Dickens ou O Gato Preto, de Edgar Allan Poe. Os contos serão lidos num ambiente de arrepiar… onde o desconhecido assusta e os fantasmas, os factos inexplicáveis, os vampiros e as demais criaturas do mal podem ser protagonistas dos piores pesadelos.
À NOITE NA BIBLIOTECA
PÚBLICO-AVO: 1º Ciclo EB (famílias)
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo, oficina de promoção da leitura, atividade experimental
LOCAL: Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 18h00 - 10h00
OBJETIVOS: proporcionar uma aproximação com as bibliotecas e o livro, promovendo hábitos permanentes de leitura; despertar o gosto pelo prazer da leitura em voz alta; criar um ambiente de partilha entre os pais e as crianças
DESCRIÇÃO: Propõe-se às crianças que passem uma noite na biblioteca. Saco-cama, pijama e pantufas serão o cenário de uma noite inesquecível e enriquecedora. Esta ação pretende colocar as crianças de todas as idades em contacto direto com as imagens, cenários e personagens dos contos e das aventuras que já conhecem dos livros e de que ouviram falar. A recriação de ambientes que povoam a imaginação das crianças e os estimulam do ponto de vista lúdico, fazendo deles ponto de partida ou fonte de inspiração para criar novas histórias, novos heróis ou novas aventuras.
NOVELO DE ESTÓRIAS
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB; 2º Ciclo EB
TIPOLOGIA: mediação de leitura, dinâmica de grupo
LOCAL: Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1h30
OBJETIVOS: promover a leitura e o livro, fomentar a estimulação cognitiva e a imaginação
DESCRIÇÃO: através da narração de histórias, leituras expressivas e dramatizadas de contos e histórias, o ouvinte entrará em contacto com uma multiplicidade de livros e géneros literários.
Com o propósito de promover hábitos de leitura, estimular as funções executivas (memória, raciocínio, resolução de problemas…) e trabalhar as competências socioemocionais (autoestima, empatia, relação interpessoal…), a sessão ocorrem em ambientes de leitura dinâmicos e que possibilitam o imaginário, terão uma forte componente de estimulação das capacidades cognitivas e multissensoriais, consubstanciado pelo trabalho terapêutico desenvolvido no Espaço dos Sentidos.
BRUXINHA LÊ-LÊ CONTA HISTÓRIAS
PÚBLICO-AVO: pré-escolar
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo; ação de sensibilização; sessão de informação; palestra; debate; oficina; atividade experimental; trabalho de projeto; concurso; viagem; (…)
LOCAL: estabelecimento escolar
DURAÇÃO: 1 hora
OBJETIVOS: promover as primeiras experiências de iniciação à leitura com a Hora do Conto aos mais pequeninos
DESCRIÇÃO: Com o intuito de proporcionar o gosto pelos livros e dar a conhecer novas histórias de encantar, onde não irão faltar Príncipes e Princesas, Polícias e ladrões e outros, serão contadas histórias adequadas a essa idade, de modo a estimular o desenvolvimento de competências literárias nas crianças. Nesta iniciativa pretende-se não só contar e recriar histórias e contos mas também brincar com a linguagem oral permitindo o desenvolvimento cognitivo dos mais novos.
BB – baú da biblioteca
PÚBLICO-AVO: 1º Ciclo EB
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo e oficina de promoção da leitura
LOCAL: escolas do 1º ciclo
DURAÇÃO: 1hora
OBJETIVOS: promover o contacto e o gosto pelo livro e pela leitura
DESCRIÇÃO: É um serviço itinerante, designado por “BB”, que prevê a criação de baús com livros selecionados de acordo com as faixas etárias para leitura domiciliária. A gestão dentro do estabelecimento de ensino é da responsabilidade dos diferentes professores, bem como o preenchimento da tabela de empréstimos e da devolução dos livros. Na sessão de apresentação é feita uma abordagem ao valor do livro, etc…
A ação é desenvolvida pela equipa da BMC que realiza a hora do conto aquando da entrega dos baús. Esta ação é desenvolvida individualmente em cada sala/turma.
BIBLIOTECA-TE: o valor da informação
PÚBLICO-AVO: 3º Ciclo EB; Ensino Secundário e Profissional
TIPOLOGIA: sessão de informação
LOCAL: estabelecimento escolar ou Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1h30m
OBJETIVOS: desenvolver competências na área da literacia da informação; dar a conhecer algumas técnicas de organização, procura e utilização da informação, em suporte físicos e digitais; capacitar os alunos a utilizar corretamente as referências e citações bibliográficas, abordar a questão dos direitos de autor e direitos conexos
DESCRIÇÃO: a sessão tem uma forte componente teórica e expositiva, com recursos a exemplos adequados à realidade dos alunos para uma melhor compreensão dos conceitos transmitidos.
BIBLIOTECA-TE: leitura dos media – a importância do jornal local
PÚBLICO-AVO: 3º Ciclo EB; Ensino Secundário e Profissional
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo; sessão de informação
LOCAL: estabelecimento escolar ou Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1h00
OBJETIVOS: desenvolver competências na área da literacia dos media; valorizar o papel da imprensa escrita, em particular, as publicações de carácter regional e a sua importância para a história local.
DESCRIÇÃO: a sessão terá duas componentes: para contextualização da sessão, na parte teórica (15 minutos) serão referidos os conceitos básicos dos media para promover nos alunos uma consciência mais informada e esclarecida sobre o que são os media, para que servem, quais os seus conteúdos, quem produz, o que produz, porquê, para quê e por que meios; na parte prática (45 minutos) os alunos terão contacto com um jornal local para identificar os diversas aspetos da história social, política, cultural e económica da região, de uma determinada época. Será demonstrado que o jornalismo regional se baseia nos valores de proximidade de lugar e de proximidade com o leitor, pois permite a participação dos cidadãos da Região. Paralelamente, irão perceber a evolução da imprensa escrita por comparação com uma publicação da atualidade.
CONTACTOS: biblioteca@cm-covilha.pt e tlf.: 275 330 660
QUAIS AS ÁREAS de intervenção DO ESPAÇO DOS SENTIDOS?
• Terapia Ocupacional
• Psicologia
PARA QUEM É?
• Crianças com necessidades específicas, entre os 3 e os 6 anos de idade, a frequentar um estabelecimento de ensino público do concelho da Covilhã. Também as pessoas significativas à criança (ex. cuidadores, agentes educativos) são incluídas no processo terapêutico através da sensibilização, capacitação e supervisão;
• Formação a profissionais em contexto escolar, para promoção da inclusão de alunos com necessidades específicas;
• Grupo de Apoio para Pais “Os Outros Dos Outros Somos Nós”, destinado a apoiar pais de crianças/jovens/adultos com necessidades específicas (periodicidade mensal);
• Palestras “Estar a Par”, abertas à comunidade em geral cujo propósito máximo visa aumentar a literacia em saúde infantojuvenil (periodicidade mensal).
ONDE É?
• Na Biblioteca Municipal da Covilhã: em Ginásio de Integração Sensorial (segundo Ayres®) e Sala de Snoezelen e na sala polivalente onde decorrem as sessões mensais do Grupo de Apoio Para Pais “Os Outros Dos Outros Somos Nós” e as Palestras “Estar a Par”;
• Nos vários contextos inerentes à criança, nomeadamente escolar e familiar.
COMO FUNCIONA?
• A equipa do ES é responsável pela identificação de crianças com necessidades específicas, entre os 3 e os 6 anos de idade, a frequentar um estabelecimento de ensino público no concelho da Covilhã e posterior acompanhamento terapêutico (mediante prioridades e disponibilidade);
• Os participantes que pretendam inscrever-se nas sessões do Grupo de Apoio para Pais “Os Outros Dos Outros Somos Nós”, ou nas palestras “Estar a Par”, devem enviar e-mail de inscrição para espaco.sentidos@cm-covilha.pt.
Para mais informações contactar, preferencialmente, espaco.sentidos@cm-covilha.pt e/ou 275 330 660
O Município da Covilhã tem a funcionar, desde setembro de 2021, um novo espaço educativo, com especial enfoque para o combate ao insucesso escolar, através da identidade e da memória local. O ESPAÇO C3D – Makerspace Covilhã, criado na Biblioteca Municipal da Covilhã, assenta nos pilares da criatividade e da inovação, da apropriação da identidade local, da criação e da difusão do conhecimento, e assume como principais objetivos o ensino, o design e a inclusão social. Este projeto foi pensado e está disponível para todas as comunidades educativas do município da Covilhã.
Neste espaço, assumem-se também claramente as preocupações ambientais e da sustentabilidade, pelo que as metodologias de trabalho utilizados pressupõem o aproveitamento de desperdícios e a reutilização de materiais, tais como tecidos, madeiras e plásticos, que sofrem processos de transformação para ganharem uma nova “vida.”
Para o efeito, as atividades iniciam-se com uma contextualização e com recurso à metodologia de “discussão de ideias”, a partir da exploração do património material e imaterial e da identidade local, seguindo-se o processo criativo, apoiado em equipamentos como tablets ou computadores que ajudam na investigação. A fase posterior do processo remete para a produção de objetos nos equipamentos existentes, como a bordadora CNC e máquina de costura, a máquina de corte e de gravação a laser ou a impressora de corte de vinil, tornando as atividades em experiências dinâmicas, inclusivas e criativas.
Desde o início da atividade e até ao final do mês de dezembro de 22021, foram já desenvolvidas atividades direcionadas a alunos de diversos níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, tendo envolvido mais de 600 alunos de todo o concelho.
Constata-se a elevada motivação das crianças e dos jovens para as experiências que têm sido realizadas neste espaço de conhecimento, de criatividade e de materialização. Considerando que nem todos os alunos têm fácil acesso à literacia digital, ao desenvolvimento tecnológico e ao conhecimento da nossa identidade e história, este espaço constitui-se como primordial no trabalho que se desenvolve ao nível das políticas municipais de educação.
CONCERTOS COM HISTÓRIAS PARA FAMÍLIAS
PÚBLICO-AVO: ensino pré-escolar e básico (alunos e pais/encarregados de educação)
TIPOLOGIA: miniconcertos com histórias
LOCAL: estabelecimentos escolares (auditório)
DURAÇÃO: até 1hora
OBJETIVOS: proporcionar um contacto de maior proximidade com a literatura e com a música erudita, de forma a desenvolver o interesse e o gosto por parte do público infantil e juvenil; contribuir para a formação de novos públicos e de novos leitores.
DESCRIÇÃO: A iniciativa “Concertos com histórias para as Famílias” trata-se de um ciclo de atividades, com uma sessão mensal, a ter lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal da Covilhã - atendendo à experiência anterior (Concertos Pedagógicos) e às rotinas das famílias, pretende-se que as atividades artísticas decorram ao sábado, durante a tarde.
ORGANIZAÇÃO: Município da Covilhã em parceria com o Conservatório de Música da Covilhã e a EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã
TIM (THEATRE IN MATHEMATICS) – ESPETÁCULO “O MEDO DA MATEMÁTICA”
PÚBLICO-AVO: 2º e 3º Ciclos EB;
TIPOLOGIA: conferência teatral
LOCAL: estabelecimentos escolares (auditório)
DURAÇÃO: 45 m
OBJETIVOS: desmitificar os medos da matemática; propor uma nova metodologia de ensino da matemática; fomentar o gosto pela matemática e pelas artes
DESCRIÇÃO: Um ator encarna o papel de um professor que assume dificuldades ao saber que tem que realizar a substituição de um colega professor de Matemática… no final da peça, promove-se um debate com os espetadores.
ORGANIZAÇÃO: parceria com ASTA – Teatro e Outras Artes
OFICINA DE TEATRO
PÚBLICO-AVO: ensino secundário e profissional
TIPOLOGIA: atividade experimental e performativa
LOCAL: Biblioteca Municipal da Covilhã (sala polivalente)
DURAÇÃO: 2 horas/ sessão; sessões semanais
OBJETIVOS: desenvolver competências de comunicação e expressão verbal e corporal; melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento; promover a interação social; estimular a criatividade e a expressão artística;
DESCRIÇÃO: divulgação do projeto junto das escolas para recolha de inscrições de participantes; ensaios semanais de uma peça de teatro, com a orientação e responsabilidade de um ator/atriz da ASTA; apresentação pública da peça em abril de 2022.
ORGANIZAÇÃO: parceria com ASTA – Teatro e Outras Artes
DANÇA INCLUSIVA
PÚBLICO-AVO: Alunas e alunos do 3º ciclo e ensino secundário com necessidades específicas do Ensino Especial
TIPOLOGIA: Oficina
LOCAL: Escola de Dança Kayser Ballet
DURAÇÃO: 60 minutos
OBJETIVOS: contribuir para o desenvolvimento cognitivo, sensorial, espacial, estético e cultural de crianças e jovens com necessidades específicas e que frequentam as unidades de ensino especial das escolas do concelho; favorecer a interação e a integração social; reforçar sentimentos de autoestima e de valorização pessoal e académica das crianças e jovens
DESCRIÇÃO: ensaios de dança criativa, da responsabilidade do Diretor Artístico da Escola de Dança Kayser Ballet, com a periodicidade de 1 vez por semana. Prevê-se a realização de um espetáculo de apresentação pública do trabalho realizado, no final do projeto.
ORGANIZAÇÃO: parceria com Escola de Dança Kayser Ballet
OFICINA DE MÚSICA “DO LIXO FAZ-SE MÚSICA”
PÚBLICO-AVO: 3º Ciclo EB
TIPOLOGIA: oficina
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: 45 m / sessões semanais
CALENDARIZAÇÃO: 2º e 3º períodos
OBJETIVOS: desenvolver competências de comunicação e expressão verbal e corporal; melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento; promover a interação social; estimular a criatividade e a expressão artística; promover a reutilização de materiais e desperdícios
DESCRIÇÃO: dinamização de oficinas, com caráter semanal, para o desenvolvimento do conceito de Garbage Orchestras, recorrendo a lixo e desperdícios para a construção de instrumentos musicais e produção musical. Criação de esculturas sonoras para exposição coletiva; No final do terceiro período, prevê-se a realização de um espetáculo de apresentação pública dos resultados.
ORGANIZAÇÃO: parceria com ASTA – Teatro e Outras Artes
CONTACTOS: biblioteca@cm-covilha.pt; 275 330 660
CONHECER O CONCELHO
O concelho da Covilhã caracteriza-se por uma grande diversidade territorial, apresentando elevada potencialidade ao nível do setor primário, secundário ou de serviços, observando-se a existência de excelentes condições para a prática agrícola, um setor secundário bem consolidado, no que diz respeito à indústria de Lanifícios e um setor terciário onde sobressai o papel da UBI.
Existem diversos espaços públicos de lazer, oferta de plano de eventos culturais, atividades desportivas e espaços adequados para desportos radicais. A população também tem acesso privilegiado a um conjunto de recursos naturais (Serra da Estrela, rios e ribeiras) possibilitando o contacto direto com a biodiversidade da região. No que concerne às atividades económicas, verifica-se que a área total do concelho é de 555 km2 servida por uma rede de acessos e de transportes eficaz.
Objetivos
Público-alvo
Alunos do 2º ciclo
Alunos do 5º ano
Alunos do 6º ano
Documentos
COVILHÃ FORMA IV
O consórcio ‘Covilhã.Forma’ foi criado e assumido pela Câmara Municipal da Covilhã em 2014, com a intenção de dar resposta à vontade demonstrada por cinco escolas do Concelho que oferecem cursos de formação profissional e vocacional de tipo 2, 4 e 5: AFTEBI, EP Agrícola Quinta da Lageosa, ES Campos Melo, ES Frei Heitor Pinto e ES Quinta das Palmeiras.
A Covilhã tem 50 mil habitantes, localizando-se no seu território concelhio 27% das empresas do distrito de Castelo Branco, o que a torna um palco importante na dinamização e crescimento da Região. As necessidades globais do Concelho são:
Nesta 4.ª edição, serão realizadas 20 mobilidade de alunos em estágio curricular de 70 dias e 6 mobilidades de diplomados em estágio curricular por 98 dias (ErasmusPro). Os destinos são diversos, para uma maior diversidade de aprendizagens: Alemanha, Áustria, Chipre, França, Grécia, Irlanda, Itália, Suécia.
Estão abrangidos 17 cursos de nível IV e V e 10 setores profissionais estratégicos: Área ambiental, Desporto; Eletrónica e Automação; Indústria Têxtil; Informática; Metalurgia e Metalomecânica; Produção Agropecuária; Saúde; Setor Audiovisual e Multimédia; Turismo e Lazer.
O grande objetivo – promover a empregabilidade de jovens profissionais qualificados e competentes e a sua fixação no concelho da Covilhã - apoia-se nos seguintes objetivos intermédios:
Como impactos centrais desejados, destacam-se os seguintes:
Participantes:
Staff e organizações:
Concelho da Covilhã e Região Centro:
Portugal e Europa:
Guia: https://ec.europa.eu/assets/eac/promo/erasmus-plus-toolkit-20131031_en.pdf
O Plano municipal de intervenção socioeducativa, previsto para o ano escolar 2021-2022, materializa o desígnio do Município da Covilhã em contribuir ativamente, e de forma pertinente, para a interação e a promoção de experiências e aprendizagens transformadoras, tendo as comunidades educativas como destinatárias e as alunas e os alunos como primordiais beneficiários.
As propostas constantes deste plano têm ainda por base uma metodologia colaborativa, com recurso a um conjunto de parcerias com entidades que têm desenvolvido um trabalho notável no fértil terreno da Educação, na perspetiva da contínua construção de uma sociedade mais informada, tolerante e sustentável.
Descarregar PDF:
PLANOMUNICIPAL-INTERVENCAOSOCIOEDUCATIVA (2021-2022).pdfNesta área de intervenção, pretende-se promover a literacia dos munícipes do concelho da Covilhã, veiculando informação sobre hábitos para uma vida mais saudável, abordando temas como os da nutrição, da alimentação e da saúde. Aqui, poderá, igualmente, encontrar as ementas praticadas nas escolas do município e ideias de lanches práticos, apetitosos e saudáveis.
Descarregar PDF:
SAUDE_E_BEM_ESTAR.pdf