Foi no contexto de reforço e descentralização de competências do Estado na área da Educação que o Município da Covilhã criou, em 2019, o Projeto “EU SOU +”, em resultado de uma candidatura que integra o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, destacando-se as atividades de animação e apoio à família (AAF) e da componente de apoio à família (CAF). Para o efeito, constituiu-se uma equipa multidisciplinar, com recurso a técnicos especializados em domínios e literacias que são fundamentais para a formação global das crianças, visando intervir e trabalhar, sobretudo, com as alunas e os alunos das escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho da Covilhã.
No âmbito deste projeto, definiram-se as áreas de intervenção que têm sido desenvolvidas em contexto escolar, nomeadamente: Brincadeiras de Pais e Avós; Ciência Divertida; Literacia Digital; Música; Tecer.
Para além das iniciativas que integram as responsabilidades de uma “escola a tempo inteiro”, o Município da Covilhã, através do referido projeto e da Biblioteca Municipal, tem, igualmente, desenvolvido e reforçado a sua intervenção socioeducativa, propondo e dinamizando ações, fomentando a participação das crianças e dos jovens do concelho da Covilhã em iniciativas que contribuam, de forma significativa, para a formação pessoal e para o enriquecimento da formação académica, cultural e social.
BRINCADEIRAS DE PAIS E AVÓS
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB;
TIPOLOGIA: oficinas
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
CALENDARIZAÇÃO: ao longo do ano letivo
OBJETIVOS: recuperar tradições; desenvolver a destreza fina e a destreza manual; estimular a atenção, a criatividade e a imaginação infantil; promover a reutilização de materiais e desperdícios
DESCRIÇÃO: criar, orientar e aplicar jogos para crianças, com base em tradições e práticas do tempo dos pais e dos avós; produzir e transformar objetos, brinquedos e desperdícios têxteis, para a dinamização de atividades lúdicas; recolha e manipulação de elementos naturais ou reciclados; dinamização de atividades físico-motoras, de contacto e de experimentação da literatura oral e tradicional.
CIÊNCIA DIVERTIDA
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclos do EB; Ensino Secundário e Profissional
TIPOLOGIA: atividades experimentais
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
OBJETIVOS: contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento das aprendizagens mais complexas ao nível do ensino das ciências experimentais; fomentar o interesse e o gosto pelas ciências e pela exploração de fenómenos naturais do dia a dia; incutir a curiosidade e a aplicação do método científico; desenvolver a autonomia e o pensamento crítico.
DESCRIÇÃO: Realização de atividades experimentais, diversificadas e temáticas, de acordo com o programa escolar, com caráter eventual ou na modalidade de projeto, em contexto escolar e em horário letivo, mediante solicitação prévia; concurso de cartazes de sensibilização para a preservação do meio ambiente produzidos pelos alunos do ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos EB; concurso de maquetes de aplicação de energias renováveis produzidas pelos alunos do 3º Ciclo EB, Ensino Secundário e Profissional; Organização da Feira das Ciências, com a participação de grupos escolares, em data a definir.
LITERACIA DIGITAL
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB
TIPOLOGIA: oficina; trabalho de projeto
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: 1 hora
OBJETIVOS: promover a literacia digital; facilitar o contacto das crianças com softwares informáticos numa perspetiva do utilizador e de programação; desenvolver o pensamento criativo e o raciocínio lógico; sensibilizar as crianças para o uso correto e saudável dos equipamentos informáticos e da internet
DESCRIÇÃO: com recursos aos computadores portáteis do Projeto EU SOU +, as crianças, individualmente ou em grupos reduzidos, são desafiadas a experimentarem e produzirem documentos (word e excel), desenhos (paint), apresentações (powerpoint) e criarem e transformarem códigos em objetos, através de programas open-source de programação simplificada. Com a metodologia aplicada é possível criar uma animação gráfica, uma música ou um jogo.
MÚSICA
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB;
TIPOLOGIA: oficinas
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
OBJETIVOS: Recuperar tradições; desenvolver a destreza fina, a destreza manual e a sensibilidade auditiva; estimular a concentração e a criatividade; aprender a executar um instrumento musical, desenvolvendo o ritmo; promover a reutilização de materiais e desperdícios
DESCRIÇÃO: produção de adufes a partir de materiais reciclado e reutilizados; aprendizagem da percussão do adufe; apresentação pública do trabalho artístico dos grupos escolares
TECER
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB;
TIPOLOGIA: oficinas
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: variável
CALENDARIZAÇÃO: ao longo do ano letivo
OBJETIVOS: promover o contacto, o conhecimento e o trabalho da lã; compreender as caraterísticas da fibra da lã e de outros materiais não naturais/sintéticos, bem como as suas aplicações, através da manipulação manual
DESCRIÇÃO: manusear e transformar a matéria-prima da lã em trabalhos criativos, com recurso a diversas técnicas de produção têxtil.
CONTACTOS: 275 330 660; biblioteca@cm-covilha.pt
A Biblioteca Municipal da Covilhã já desenvolvia inúmeros projetos e atividades destinados aos agrupamentos e escolhas do Concelho, na área do livro e da leitura, bem como de literacias específicas, como a digital e dos media. Face a um novo quadro de competências na área de Educação, esta estrutura cultural aprofundou e ampliou a sua capacidade de intervenção socioeducativa, criando e desenvolvendo projetos nessas áreas âncora, bem como evoluindo em novas áreas associadas a dois espaços inovadores que nasceram nas suas instalações: ESPAÇO DOS SENTIDOS e ESPAÇO C3D – MAKERSPACE COVILHÃ.
Salientamos alguns dos projetos e atividades da responsabilidade da Biblioteca Municipal nas suas áreas básicas:
UMA TARDE DE ARREPIAR
PÚBLICO-AVO: 2º Ciclo EB; 3º Ciclo EB
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo, oficina de promoção da leitura, atividade experimental
LOCAL: Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1hora
OBJETIVOS: promover o contacto e o gosto pelo livro e pela leitura
DESCRIÇÃO: A Biblioteca Municipal da Covilhã convida os jovens a festejar o Dia das Bruxas, celebrado a 31 de outubro. Esta atividade pretende abrir a porta à leitura de alguns casos extraordinários e a experiências alucinantes escritas por grandes mestres de um género literário chamado de terror, como é o caso de O Guarda da Passagem de nível, de Charles Dickens ou O Gato Preto, de Edgar Allan Poe. Os contos serão lidos num ambiente de arrepiar… onde o desconhecido assusta e os fantasmas, os factos inexplicáveis, os vampiros e as demais criaturas do mal podem ser protagonistas dos piores pesadelos.
À NOITE NA BIBLIOTECA
PÚBLICO-AVO: 1º Ciclo EB (famílias)
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo, oficina de promoção da leitura, atividade experimental
LOCAL: Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 18h00 - 10h00
OBJETIVOS: proporcionar uma aproximação com as bibliotecas e o livro, promovendo hábitos permanentes de leitura; despertar o gosto pelo prazer da leitura em voz alta; criar um ambiente de partilha entre os pais e as crianças
DESCRIÇÃO: Propõe-se às crianças que passem uma noite na biblioteca. Saco-cama, pijama e pantufas serão o cenário de uma noite inesquecível e enriquecedora. Esta ação pretende colocar as crianças de todas as idades em contacto direto com as imagens, cenários e personagens dos contos e das aventuras que já conhecem dos livros e de que ouviram falar. A recriação de ambientes que povoam a imaginação das crianças e os estimulam do ponto de vista lúdico, fazendo deles ponto de partida ou fonte de inspiração para criar novas histórias, novos heróis ou novas aventuras.
NOVELO DE ESTÓRIAS
PÚBLICO-AVO: pré-escolar; 1º Ciclo EB; 2º Ciclo EB
TIPOLOGIA: mediação de leitura, dinâmica de grupo
LOCAL: Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1h30
OBJETIVOS: promover a leitura e o livro, fomentar a estimulação cognitiva e a imaginação
DESCRIÇÃO: através da narração de histórias, leituras expressivas e dramatizadas de contos e histórias, o ouvinte entrará em contacto com uma multiplicidade de livros e géneros literários.
Com o propósito de promover hábitos de leitura, estimular as funções executivas (memória, raciocínio, resolução de problemas…) e trabalhar as competências socioemocionais (autoestima, empatia, relação interpessoal…), a sessão ocorrem em ambientes de leitura dinâmicos e que possibilitam o imaginário, terão uma forte componente de estimulação das capacidades cognitivas e multissensoriais, consubstanciado pelo trabalho terapêutico desenvolvido no Espaço dos Sentidos.
BRUXINHA LÊ-LÊ CONTA HISTÓRIAS
PÚBLICO-AVO: pré-escolar
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo; ação de sensibilização; sessão de informação; palestra; debate; oficina; atividade experimental; trabalho de projeto; concurso; viagem; (…)
LOCAL: estabelecimento escolar
DURAÇÃO: 1 hora
OBJETIVOS: promover as primeiras experiências de iniciação à leitura com a Hora do Conto aos mais pequeninos
DESCRIÇÃO: Com o intuito de proporcionar o gosto pelos livros e dar a conhecer novas histórias de encantar, onde não irão faltar Príncipes e Princesas, Polícias e ladrões e outros, serão contadas histórias adequadas a essa idade, de modo a estimular o desenvolvimento de competências literárias nas crianças. Nesta iniciativa pretende-se não só contar e recriar histórias e contos mas também brincar com a linguagem oral permitindo o desenvolvimento cognitivo dos mais novos.
BB – baú da biblioteca
PÚBLICO-AVO: 1º Ciclo EB
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo e oficina de promoção da leitura
LOCAL: escolas do 1º ciclo
DURAÇÃO: 1hora
OBJETIVOS: promover o contacto e o gosto pelo livro e pela leitura
DESCRIÇÃO: É um serviço itinerante, designado por “BB”, que prevê a criação de baús com livros selecionados de acordo com as faixas etárias para leitura domiciliária. A gestão dentro do estabelecimento de ensino é da responsabilidade dos diferentes professores, bem como o preenchimento da tabela de empréstimos e da devolução dos livros. Na sessão de apresentação é feita uma abordagem ao valor do livro, etc…
A ação é desenvolvida pela equipa da BMC que realiza a hora do conto aquando da entrega dos baús. Esta ação é desenvolvida individualmente em cada sala/turma.
BIBLIOTECA-TE: o valor da informação
PÚBLICO-AVO: 3º Ciclo EB; Ensino Secundário e Profissional
TIPOLOGIA: sessão de informação
LOCAL: estabelecimento escolar ou Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1h30m
OBJETIVOS: desenvolver competências na área da literacia da informação; dar a conhecer algumas técnicas de organização, procura e utilização da informação, em suporte físicos e digitais; capacitar os alunos a utilizar corretamente as referências e citações bibliográficas, abordar a questão dos direitos de autor e direitos conexos
DESCRIÇÃO: a sessão tem uma forte componente teórica e expositiva, com recursos a exemplos adequados à realidade dos alunos para uma melhor compreensão dos conceitos transmitidos.
BIBLIOTECA-TE: leitura dos media – a importância do jornal local
PÚBLICO-AVO: 3º Ciclo EB; Ensino Secundário e Profissional
TIPOLOGIA: dinâmica de grupo; sessão de informação
LOCAL: estabelecimento escolar ou Biblioteca Municipal
DURAÇÃO: 1h00
OBJETIVOS: desenvolver competências na área da literacia dos media; valorizar o papel da imprensa escrita, em particular, as publicações de carácter regional e a sua importância para a história local.
DESCRIÇÃO: a sessão terá duas componentes: para contextualização da sessão, na parte teórica (15 minutos) serão referidos os conceitos básicos dos media para promover nos alunos uma consciência mais informada e esclarecida sobre o que são os media, para que servem, quais os seus conteúdos, quem produz, o que produz, porquê, para quê e por que meios; na parte prática (45 minutos) os alunos terão contacto com um jornal local para identificar os diversas aspetos da história social, política, cultural e económica da região, de uma determinada época. Será demonstrado que o jornalismo regional se baseia nos valores de proximidade de lugar e de proximidade com o leitor, pois permite a participação dos cidadãos da Região. Paralelamente, irão perceber a evolução da imprensa escrita por comparação com uma publicação da atualidade.
CONTACTOS: biblioteca@cm-covilha.pt e tlf.: 275 330 660
O ESPAÇO DOS SENTIDOS foi criado em 2019, no edifício da Biblioteca Municipal da Covilhã, dada a relevância da sua missão também na área da intervenção socioeducativa, através do desenvolvimento de múltiplos projetos especificamente direcionados às comunidades escolares.
O Espaço dos Sentidos divide-se em duas salas terapêuticas: Sala de Integração Sensorial e Sala de Snoezelen (Estimulação Sensorial), cuja missão principal consiste em proporcionar acompanhamento terapêutico gratuito à comunidade escolar do concelho da Covilhã (com necessidades clínicas comprovadas), de forma a melhorar a sua qualidade de vida, potenciando o seu sucesso familiar, social, escolar e profissional.
Este serviço é desenvolvido por um Terapeuta Ocupacional, um profissional da área da saúde capacitado para avaliar, intervir e habilitar indivíduos com disfunções físicas, mentais, de desenvolvimento, sociais ou outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades selecionadas consoante o objetivo terapêutico pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente. Este técnico superior de diagnóstico e terapêutica desenvolve competências, restaura funções perdidas, previne e/ou compensa incapacidades através da implementação de estratégias adequadas e/ou produtos de apoio com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de autonomia nas suas Atividades da Vida Diária, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Público-alvo:
Crianças e Jovens do Concelho da Covilhã, com necessidades clínicas comprovadas.
As prioridades para acompanhamento em Terapia Ocupacional são atribuídas consoante a faixa etária do utente:
Quando não se verifiquem prioridades, o utente entra em lista de espera, estando as marcações terapêuticas dos utentes em lista de espera dependentes de: data do preenchimento da ficha de inscrição, data de preenchimento dos documentos de avaliação, data de apresentação da prescrição médica e comprovativo de morada; disponibilidade na área terapêutica.
Objetivos:
O acompanhamento terapêutico no Espaço dos Sentidos é complementado com o trabalho desenvolvido em contexto escolar, especificamente pela partilha de informações entre profissionais de saúde e educação, pelos workshops realizados (“Dificuldades Específicas de Aprendizagem” e “Literacia em Saúde Mental”), pelas estratégias passadas aos educadores e professores e pela realização de sessões terapêuticas em conjunto (TO e Terapia da Fala). Para além disso, a equipa de mediação de leitura da Biblioteca Municipal da Covilhã seleciona livros para os utentes do Espaço dos Sentidos, ajustados às suas necessidades terapêuticas. Adicionalmente, no âmbito do projeto “Leituras Contigo”, são também dinamizadas atividades de estimulação cognitiva, que vão ao encontro das principais necessidades de aprendizagem de alunos do ensino básico.
Associadas ao ESPAÇO DOS SENTIDOS, são também desenvolvidas ações de capacitação direcionadas a educadores/professores e pais/encarregados de educação, nomeadamente:
COMPORTAMENTOS DA CRIANÇA À REFEIÇÃO
POPULAÇÃO ALVO: creche e ensino pré-escolar (familiares e profissionais educativos)
TIPOLOGIA: ação de formação/capacitação
LOCAL: Biblioteca Municipal da Covilhã
DURAÇÃO: 1 hora (18h-19h)
OBJETIVOS: compreender o processo de alimentação; conhecer as etapas de desenvolvimento da alimentação; conhecer os sinais de alerta gerais; compreender em que consistem as alterações do comportamento alimentar; aprender a facilitar o processo de alimentação
DESCRIÇÃO: Esta ação pretende dar a conhecer em que consiste o processo de alimentação, quais as etapas de desenvolvimento inerentes ao mesmo, ajudar a identificar que sinais de alerta e alterações do comportamento alimentar podem surgir e dar estratégias facilitadoras do processo de alimentação.
COMO COMUNICAR COM AS NOSSAS CRIANÇAS?
POPULAÇÃO ALVO: creche e ensino pré-escolar (familiares e profissionais educativos)
TIPOLOGIA: ação de capacitação
LOCAL: Biblioteca Municipal da Covilhã
DURAÇÃO: 1 hora (18h-19h)
OBJETIVOS: compreender o processo de comunicação; conhecer as etapas de desenvolvimento da comunicação; conhecer os sinais de alerta gerais; aprender a facilitar e promover o processo de comunicação;
DESCRIÇÃO: Esta ação pretende dar a conhecer o processo de comunicação e as suas etapas de desenvolvimento, bem como ajudar a identificar sinais de alerta gerais e promover estratégias facilitadoras e promotoras do processo de comunicação;
COMO ESTIMULAR A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS?
POPULAÇÃO ALVO: 1º Ciclo de Escolaridade (familiares e profissionais educativos)
TIPOLOGIA: ação de capacitação
LOCAL: Biblioteca Municipal da Covilhã
DURAÇÃO: 1 hora (18h-19h)
OBJETIVOS: compreender o processo de atenção/concentração; conhecer as etapas de desenvolvimento da atenção/concentração; conhecer os sinais de alerta gerais; aprender estratégias facilitadoras da atenção/concentração no contexto de casa e na escola;
DESCRIÇÃO: Esta ação pretende dar a conhecer o processo de atenção/concentração e as suas etapas de desenvolvimento, bem como alertar para alguns sinais de alerta gerais que podem ser identificados e dar a conhecer estratégias facilitadoras do processo de atenção/concentração.
CONTACTOS: 2750330 660; biblioteca@cm-covilha.pt
O Município da Covilhã tem a funcionar, desde setembro de 2021, um novo espaço educativo, com especial enfoque para o combate ao insucesso escolar, através da identidade e da memória local. O ESPAÇO C3D – Makerspace Covilhã, criado na Biblioteca Municipal da Covilhã, assenta nos pilares da criatividade e da inovação, da apropriação da identidade local, da criação e da difusão do conhecimento, e assume como principais objetivos o ensino, o design e a inclusão social. Este projeto foi pensado e está disponível para todas as comunidades educativas do município da Covilhã.
Neste espaço, assumem-se também claramente as preocupações ambientais e da sustentabilidade, pelo que as metodologias de trabalho utilizados pressupõem o aproveitamento de desperdícios e a reutilização de materiais, tais como tecidos, madeiras e plásticos, que sofrem processos de transformação para ganharem uma nova “vida.”
Para o efeito, as atividades iniciam-se com uma contextualização e com recurso à metodologia de “discussão de ideias”, a partir da exploração do património material e imaterial e da identidade local, seguindo-se o processo criativo, apoiado em equipamentos como tablets ou computadores que ajudam na investigação. A fase posterior do processo remete para a produção de objetos nos equipamentos existentes, como a bordadora CNC e máquina de costura, a máquina de corte e de gravação a laser ou a impressora de corte de vinil, tornando as atividades em experiências dinâmicas, inclusivas e criativas.
Desde o início da atividade e até ao final do mês de dezembro de 22021, foram já desenvolvidas atividades direcionadas a alunos de diversos níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, tendo envolvido mais de 600 alunos de todo o concelho.
Constata-se a elevada motivação das crianças e dos jovens para as experiências que têm sido realizadas neste espaço de conhecimento, de criatividade e de materialização. Considerando que nem todos os alunos têm fácil acesso à literacia digital, ao desenvolvimento tecnológico e ao conhecimento da nossa identidade e história, este espaço constitui-se como primordial no trabalho que se desenvolve ao nível das políticas municipais de educação.
CONCERTOS COM HISTÓRIAS PARA FAMÍLIAS
PÚBLICO-AVO: ensino pré-escolar e básico (alunos e pais/encarregados de educação)
TIPOLOGIA: miniconcertos com histórias
LOCAL: estabelecimentos escolares (auditório)
DURAÇÃO: até 1hora
OBJETIVOS: proporcionar um contacto de maior proximidade com a literatura e com a música erudita, de forma a desenvolver o interesse e o gosto por parte do público infantil e juvenil; contribuir para a formação de novos públicos e de novos leitores.
DESCRIÇÃO: A iniciativa “Concertos com histórias para as Famílias” trata-se de um ciclo de atividades, com uma sessão mensal, a ter lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal da Covilhã - atendendo à experiência anterior (Concertos Pedagógicos) e às rotinas das famílias, pretende-se que as atividades artísticas decorram ao sábado, durante a tarde.
ORGANIZAÇÃO: Município da Covilhã em parceria com o Conservatório de Música da Covilhã e a EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã
TIM (THEATRE IN MATHEMATICS) – ESPETÁCULO “O MEDO DA MATEMÁTICA”
PÚBLICO-AVO: 2º e 3º Ciclos EB;
TIPOLOGIA: conferência teatral
LOCAL: estabelecimentos escolares (auditório)
DURAÇÃO: 45 m
OBJETIVOS: desmitificar os medos da matemática; propor uma nova metodologia de ensino da matemática; fomentar o gosto pela matemática e pelas artes
DESCRIÇÃO: Um ator encarna o papel de um professor que assume dificuldades ao saber que tem que realizar a substituição de um colega professor de Matemática… no final da peça, promove-se um debate com os espetadores.
ORGANIZAÇÃO: parceria com ASTA – Teatro e Outras Artes
OFICINA DE TEATRO
PÚBLICO-AVO: ensino secundário e profissional
TIPOLOGIA: atividade experimental e performativa
LOCAL: Biblioteca Municipal da Covilhã (sala polivalente)
DURAÇÃO: 2 horas/ sessão; sessões semanais
OBJETIVOS: desenvolver competências de comunicação e expressão verbal e corporal; melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento; promover a interação social; estimular a criatividade e a expressão artística;
DESCRIÇÃO: divulgação do projeto junto das escolas para recolha de inscrições de participantes; ensaios semanais de uma peça de teatro, com a orientação e responsabilidade de um ator/atriz da ASTA; apresentação pública da peça em abril de 2022.
ORGANIZAÇÃO: parceria com ASTA – Teatro e Outras Artes
DANÇA INCLUSIVA
PÚBLICO-AVO: Alunas e alunos do 3º ciclo e ensino secundário com necessidades específicas do Ensino Especial
TIPOLOGIA: Oficina
LOCAL: Escola de Dança Kayser Ballet
DURAÇÃO: 60 minutos
OBJETIVOS: contribuir para o desenvolvimento cognitivo, sensorial, espacial, estético e cultural de crianças e jovens com necessidades específicas e que frequentam as unidades de ensino especial das escolas do concelho; favorecer a interação e a integração social; reforçar sentimentos de autoestima e de valorização pessoal e académica das crianças e jovens
DESCRIÇÃO: ensaios de dança criativa, da responsabilidade do Diretor Artístico da Escola de Dança Kayser Ballet, com a periodicidade de 1 vez por semana. Prevê-se a realização de um espetáculo de apresentação pública do trabalho realizado, no final do projeto.
ORGANIZAÇÃO: parceria com Escola de Dança Kayser Ballet
OFICINA DE MÚSICA “DO LIXO FAZ-SE MÚSICA”
PÚBLICO-AVO: 3º Ciclo EB
TIPOLOGIA: oficina
LOCAL: estabelecimentos escolares
DURAÇÃO: 45 m / sessões semanais
CALENDARIZAÇÃO: 2º e 3º períodos
OBJETIVOS: desenvolver competências de comunicação e expressão verbal e corporal; melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento; promover a interação social; estimular a criatividade e a expressão artística; promover a reutilização de materiais e desperdícios
DESCRIÇÃO: dinamização de oficinas, com caráter semanal, para o desenvolvimento do conceito de Garbage Orchestras, recorrendo a lixo e desperdícios para a construção de instrumentos musicais e produção musical. Criação de esculturas sonoras para exposição coletiva; No final do terceiro período, prevê-se a realização de um espetáculo de apresentação pública dos resultados.
ORGANIZAÇÃO: parceria com ASTA – Teatro e Outras Artes
CONTACTOS: biblioteca@cm-covilha.pt; 275 330 660
CONHECER O CONCELHO
O concelho da Covilhã caracteriza-se por uma grande diversidade territorial, apresentando elevada potencialidade ao nível do setor primário, secundário ou de serviços, observando-se a existência de excelentes condições para a prática agrícola, um setor secundário bem consolidado, no que diz respeito à indústria de Lanifícios e um setor terciário onde sobressai o papel da UBI.
Existem diversos espaços públicos de lazer, oferta de plano de eventos culturais, atividades desportivas e espaços adequados para desportos radicais. A população também tem acesso privilegiado a um conjunto de recursos naturais (Serra da Estrela, rios e ribeiras) possibilitando o contacto direto com a biodiversidade da região. No que concerne às atividades económicas, verifica-se que a área total do concelho é de 555 km2 servida por uma rede de acessos e de transportes eficaz.
Objetivos
Público-alvo
Alunos do 2º ciclo
Alunos do 5º ano
Alunos do 6º ano
Documentos
COVILHÃ FORMA IV
O consórcio ‘Covilhã.Forma’ foi criado e assumido pela Câmara Municipal da Covilhã em 2014, com a intenção de dar resposta à vontade demonstrada por cinco escolas do Concelho que oferecem cursos de formação profissional e vocacional de tipo 2, 4 e 5: AFTEBI, EP Agrícola Quinta da Lageosa, ES Campos Melo, ES Frei Heitor Pinto e ES Quinta das Palmeiras.
A Covilhã tem 50 mil habitantes, localizando-se no seu território concelhio 27% das empresas do distrito de Castelo Branco, o que a torna um palco importante na dinamização e crescimento da Região. As necessidades globais do Concelho são:
Nesta 4.ª edição, serão realizadas 20 mobilidade de alunos em estágio curricular de 70 dias e 6 mobilidades de diplomados em estágio curricular por 98 dias (ErasmusPro). Os destinos são diversos, para uma maior diversidade de aprendizagens: Alemanha, Áustria, Chipre, França, Grécia, Irlanda, Itália, Suécia.
Estão abrangidos 17 cursos de nível IV e V e 10 setores profissionais estratégicos: Área ambiental, Desporto; Eletrónica e Automação; Indústria Têxtil; Informática; Metalurgia e Metalomecânica; Produção Agropecuária; Saúde; Setor Audiovisual e Multimédia; Turismo e Lazer.
O grande objetivo – promover a empregabilidade de jovens profissionais qualificados e competentes e a sua fixação no concelho da Covilhã - apoia-se nos seguintes objetivos intermédios:
Como impactos centrais desejados, destacam-se os seguintes:
Participantes:
Staff e organizações:
Concelho da Covilhã e Região Centro:
Portugal e Europa:
Guia: https://ec.europa.eu/assets/eac/promo/erasmus-plus-toolkit-20131031_en.pdf
O Plano municipal de intervenção socioeducativa, previsto para o ano escolar 2021-2022, materializa o desígnio do Município da Covilhã em contribuir ativamente, e de forma pertinente, para a interação e a promoção de experiências e aprendizagens transformadoras, tendo as comunidades educativas como destinatárias e as alunas e os alunos como primordiais beneficiários.
As propostas constantes deste plano têm ainda por base uma metodologia colaborativa, com recurso a um conjunto de parcerias com entidades que têm desenvolvido um trabalho notável no fértil terreno da Educação, na perspetiva da contínua construção de uma sociedade mais informada, tolerante e sustentável.
Descarregar PDF:
PLANOMUNICIPAL-INTERVENCAOSOCIOEDUCATIVA (2021-2022).pdfNesta área de intervenção, pretende-se promover a literacia dos munícipes do concelho da Covilhã, veiculando informação sobre hábitos para uma vida mais saudável, abordando temas como os da nutrição, da alimentação e da saúde. Aqui, poderá, igualmente, encontrar as ementas praticadas nas escolas do município e ideias de lanches práticos, apetitosos e saudáveis.
Descarregar PDF:
SAUDE_E_BEM_ESTAR.pdf