Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Set.26.2022

Tecer a DiverCidade

O Projeto Mediadores Municipais e Interculturais – Tecer a DiverCidade, é um projeto coordenado pela Câmara Municipal da Covilhã, tendo como entidades parceiras a Coolabora e a Beira Serra, entidades com larga experiência no território.
Trata-se de um projeto financiado no âmbito do POISE e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) assume-se como organismo Intermédio, determinando na sua missão o trabalho em equipa realizando  parcerias informais com Entidades/Instituições que compõem o CLAS – Conselho Local de Ação Social, determinando assim o sucesso para respostas diferenciadas e adaptadas às necessidades das comunidades que se pretendem privilegiar, com vista a combater todas as formas de discriminação em função da raça, nacionalidade, origem étnica ou religião. 
O projeto, terá a duração de cerca de 1 ano, tendo como área de intervenção o Município da Covilhã.
Assim a equipa do projeto é constituída por 4 elementos, 1 Coordenadora da CMC, 2 Mediadores Municipais e Interculturais da Coolabora e 1 Mediador Municipal e Intercultural da Beira Serra. É uma equipa multidisciplinar, tendo em conta que os elementos que compõem a mesma são de várias áreas profissionais e todos com experiência na área da Mediação, uma equipa multicultural, sendo 1 elemento da comunidade cigana e 1 elemento da comunidade migrante.
Quanto à intervenção do projeto esta visa trabalhar com a comunidade cigana e migrante, de acordo com as prioridades da Estratégia Nacional para Inclusão das Comunidades Ciganas e do Plano Estratégico para as Migrações.
Os eixos de intervenção do projeto são: Educação, Emprego e Formação, Saúde e Habitação, que estão a ser desenvolvidos através de várias atividades: Mediação Familiar e Escolar, Mediação Institucional com a realização de ações de capacitação e Workshops temáticos. Todas as atividades serão desenvolvidas em termos de espaço temporal de dezembro de 2021 a dezembro de 2022.