A legislação comunitária e nacional consagra a divulgação e publicitação do apoio (cofinanciamento) concedido por fundos e programas comunitários (ou outros) sob responsabilidade das entidades beneficiárias.
Tal obrigação visa informar os públicos-alvo da intervenção e a opinião pública sobre o papel desempenhado pela União Europeia, pelo Estado Português ou por outras instituições nos projetos cofinanciados e nos seus respetivos impactos e resultados.
Nesse sentido, o Município da Covilhã, divulga o cofinanciamento dos seus projetos em diversos suportes comunicacionais, incluindo a presente página com a apresentação das candidaturas aprovadas aos mais variados fundos e aos sistemas de incentivos para financiamento das atividades municipais.
Conheça aqui os projetos cofinanciados por fundos europeus desenvolvidos no Município da Covilhã.
O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” tem como objetivo geral a constituição, lançamento e consolidação de uma rede territorial e institucional, com abrangência ao nível subregional, vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural.
A operação designada por “Requalificação do Edifício da Central de Camionagem e sua envolvente” tem como objetivo a requalificação do edifício da Central de Camionagem e da sua envolvente proporcionando um terminal cómodo para os passageiros e funcional para as empresas que utilizem ou explorem carreiras rodoviárias não urbanas e contribuir para o ordenamento e fluidez do tráfego urbano.
Os trabalhos a realizar no Jardim-de-Infância do Canhoso dizem respeito à construção de dreno exterior para rebaixamento do nível freático, reparação e impermeabilização do revestimento das paredes exteriores, reabilitação das carpintarias existentes, trabalhos de pintura em paredes interiores, aplicação de equipamentos de Segurança Contra Incêndios e substituição da rede elétrica e de iluminação do edifício, incluindo a substituição de mobiliário existente, a aquisição de material didático, bem como a aquisição e substituição dos equipamentos informáticos existentes e melhoria das redes de informação e comunicação.
A operação designada por “Remoção de fibrocimento na Escola Básica N.º 2 de Teixoso” tem como finalidade melhorar as condições de segurança e saúde das escolas públicas, almejando erradicar fatores/elementos prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente associados à existência de materiais com amianto na sua composição contribuindo para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro, designadamente ao nível do investimento na rede pública da educação e ensino de nível não superior através da remoção de todos os elementos de fibrocimento, e substituí-los por painel sandwich, dando cumprimento à Resolução da Assembleia da República n.º 24/2003, de 2 de abril, e à Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro, para a remoção de amianto.
A operação designada por “Remoção de fibrocimento na Escola Básica Pêro da Covilhã” tem como finalidade melhorar as condições de segurança e saúde das escolas públicas, almejando erradicar fatores/elementos prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente associados à existência de materiais com amianto na sua composição contribuindo para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro, designadamente ao nível do investimento na rede pública da educação e ensino de nível não superior através da remoção de todos os elementos de fibrocimento, e substituí-los por painel sandwich, dando cumprimento à Resolução da Assembleia da República n.º 24/2003, de 2 de abril, e à Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro, para a remoção de amianto.
A operação designada por “Remoção de fibrocimento na Escola Básica Pêro da Covilhã” tem como finalidade melhorar as condições de segurança e saúde das escolas públicas, almejando erradicar fatores/elementos prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente associados à existência de materiais com amianto na sua composição contribuindo para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro, designadamente ao nível do investimento na rede pública da educação e ensino de nível não superior através da remoção de todos os elementos de fibrocimento, e substituí-los por painel sandwich, dando cumprimento à Resolução da Assembleia da República n.º 24/2003, de 2 de abril, e à Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro, para a remoção de amianto.
A operação designada por “Remoção de fibrocimento na Escola Básica de São Domingos” tem como finalidade melhorar as condições de segurança e saúde das escolas públicas, almejando erradicar fatores/elementos prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente associados à existência de materiais com amianto na sua composição contribuindo para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro.
A operação tem como objetivo a aquisição de um autocarro movido a eletricidade com a finalidade de ser utilizado no serviço especializado de transporte público escolar ao nível do município, bem como a instalação de um posto de carregamento de energia elétrica para utilização pelo veículo a adquirir.
A operação designada por “Requalificação e apetrechamento de Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas ‘A Lã e a Neve’ ” tem como objetivo reforçar e melhorar a capacidade da oferta, ainda deficitária, em termos de instalações e equipamentos no ensino pré-escolar, garantindo condições para o processo de ensino/aprendizagem, em complemento das ações de melhoria da qualidade do sistema. A operação visa contribuir para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro,
designadamente ao nível do investimento na rede do ensino para crianças em idade pré-escolar e escolar, através do investimento nas infraestruturas e equipamentos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
A operação designada por "Requalificação urbana do espaço público na Avenida Frei Heitor Pinto e estrada do Sineiro, na Covilhã" tem como objetivo específico a melhoria do ambiente urbano através da revitalização das cidades, em especial nos centros urbanos, por via da reabilitação do espaço público envolvente, através da redefinição e alteração dos pavimentos existentes de forma a melhorar a mobilidade viária e pedonal com um desenho urbano atual com integração na avenida nos corredores verdes da cidade, requalificando a arborização local de forma ajustada sem ser um obstáculo á mobilidade universal, melhorando a qualidade ambiental dos transeuntes.
A operação designada por “Requalificação e apetrechamento de Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas do Teixoso” tem como objetivo reforçar e melhorar a capacidade da oferta, ainda deficitária, em termos de instalações e equipamentos no ensino pré-escolar, garantindo condições para o processo de ensino/aprendizagem, em complemento das ações de melhoria da qualidade do sistema. A operação visa contribuir para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro, designadamente ao nível do investimento na rede do ensino para crianças em idade pré-escolar e escolar, através do investimento nas infraestruturas e equipamentos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. A requalificação e apetrechamento das, Escola Básica do Jardim no Ferro, da Escola Básica e Jardim de Infância da Boidobra, da Escola Básica e Jardim de Infância de Santo António, da Escola Básica e Jardim de Infância de São Silvestre, da Biblioteca/Refeitório na Escola
Básica de S. Silvestre e da Escola Básica do Rodrigo, tem como objetivo salvaguardar o interesse das crianças e as condições de higiene e salubridade dos edifícios escolares, bem como dotar os estabelecimentos de ensino das condições técnicas e pedagógicas para assegurar a igualdade de oportunidades dos alunos, independentemente da localização da escola e da freguesia de origem.
A operação designada como ”Centro de Inovação Cultural da Covilhã”, tem como objectivos, a reabilitação e a requalificação do conjunto edificado correspondente ao “Teatro Municipal da Covilhã” e ao “Centro de incubação e apoio a indústrias culturais e criativas” ambos localizados na Praça do Município.
A intervenção visa a reabilitação e valorização de edifícios que constituem um valor patrimonial e histórico da cidade. Com esta intervenção de revitalização e modernização dos equipamentos proporcionará a revitalização cultural e económica do coração da cidade ao habilitar espaços de desenvolvimento cultural e criativo, de interação, de partilha cultural e social.
A intervenção a realizar no Teatro Municipal da Covilhã visa a conservação e requalificação do edifício, com a reabilitação e conservação dos elementos das fachadas que constituem a sua envolvente exterior mantendo as suas características iniciais. A reabilitação e conservação do seu interior será efetuada através da modernização dos espaços e dos equipamentos numa perspetiva de adaptação à evolução tecnológica de forma a torná-lo apto para uma utilização multifuncional com capacidade para manifestações diversas na área cultural e artística. O conjunto de intervenções a realizar no “Centro de incubação e apoio a indústrias culturais e criativas” visa a reabilitação e conservação do espaço existente com intervenção nos elementos das
fachadas, a recuperação/substituição de elementos deteriorados mantendo igualmente as características iniciais da envolvente exterior do edifício. No seu interior a intervenção envolve a criação de novos espaços flexíveis e modulares integrando um conceito de espaço aberto destinados a acolher atividades diversas de âmbito cultural e criativo.
A operação vai contribuir para aproximar os cidadãos e proporcionar a criação de uma centralidade cultural que promova uma maior oferta e diversidade sócio-cultural na cidade.
A operação designada como “Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo” tem como objetivo principal a requalificação e reabilitação de um edifício público existente contribuindo para a sua valorização e para a revitalização do centro urbano da cidade da Covilhã proporcionando ao mesmo tempo um espaço de acolhimento e apoio ao empreendedorismo local dotando o edifício de várias valências para apoiar o desenvolvimento novas ideias e núcleos de empreendedores.
A intervenção a realizar para além de reabilitar um edifício emblemático do centro da cidade irá dotá-lo de condições que proporcionarão o acolhimento de núcleos de empreendedores que na sua atividade possibilitarão a revitalização do centro urbano na área de criação de novos projetos.
A reabilitação do edificado destinado ao acolhimento de núcleos de empreendedores vem contribuir para aproximar os cidadãos e para a fixação de população no centro histórico da cidade. A Intervenção prevê a eliminação de barreiras arquitetónicas, tanto no exterior como no interior do imóvel, de modo a garantir a facilidade de acesso a pessoas com mobilidade condicionada bem como assegurar a independência de funcionamento e acesso dos espaços, com vista à maximização das diferentes valências e à redução de custos de manutenção dos referidos espaços.
A operação designada como “Reabilitação de edifício para instalação do Centro de Inclusão Social da Covilhã” tem como objetivo principal a reabilitação e requalificação de um edifício público existente (edifício do antigo Liceu Nacional da Covilhã) contribuindo para a sua valorização e para a revitalização do centro urbano da cidade da Covilhã proporcionando ao mesmo tempo um espaço de acolhimento e de apoio social com vista a contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras de promoção da
igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação, e da inclusão social.
Pretende-se com a criação deste centro sensibilizar a sociedade para a importância da inovação social, através da divulgação e promoção de novas ideias e projetos que contribuam para o desenvolvimento social, permitindo a afirmação da cidade da Covilhã como uma Cidade Solidária, Inclusiva e Inovadora.
Pretende-se que este centro seja um agente catalisador de sinergias da sociedade civil, dos agentes económicos, e dos parceiros sociais, estimulando o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para reforço das redes estratégicas promotoras de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação social.
A operação designada por “Requalificação e apetrechamento de Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto” tem como objetivo reforçar e melhorar a capacidade da oferta, ainda deficitária, em termos de instalações e equipamentos no ensino pré-escolar, garantindo condições para o processo de ensino/aprendizagem, em complemento das ações de melhoria da
qualidade do sistema. A operação visa contribuir para a qualificação e modernização do parque escolar da Região Centro, designadamente ao nível do investimento na rede do ensino para crianças em idade pré-escolar e escolar, através do investimento nas infraestruturas e equipamentos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
A requalificação e apetrechamento das, Escola Básica nº1 e Jardim de Infância do Paúl, da Escola Básica nº1 e Jardim de Infância do Dominguizo, da Escola Básica nº1 e Jardim de Infância de Unhais da Serra, da Escola Básica nº1 do Largo da Feira no Tortosendo e da Escola Básica nº1 dos Montes Hermínios no Tortosendo, tem como objetivo salvaguardar o interesse das crianças
e as condições de higiene e salubridade do edifício escolar, bem como dotar o estabelecimento de ensino das condições técnicas e pedagógicas para assegurar a igualdade de oportunidades dos alunos, independentemente da localização da escola e da freguesia de origem.
A operação designada por “+ ACESSO_Promoção de Acessibilidade Inclusiva - Praça do Município e Zona Envolvente (Covilhã)” tem como objetivo o desenvolvimento de infraestruturas capazes de promover a utilização de corredores pedonais inclusivos no centro da cidade como forma de deslocação urbana ajustada à realidade local. Os corredores pedonais a criar constituem um meio para a deslocação local de forma a poder ser utilizado por todos incluindo pessoas com mobilidade condicionada com as necessárias condições de conforto e segurança. A intervenção propõe-se promover e apoiar a mobilidade urbana aumentando assim a atratividade para a deslocação pedonal na envolvente do centro da cidade.
Esta intervenção pretende requalificar a rede pedonal da área territorial definida no centro urbano da Covilhã e implementar meios adequados também à circulação segura de pessoas invisuais e com mobilidade condicionada, e apostar em meios tecnológicos da nova geração de sinalética e iluminação vertical, com vista a garantir a existência de percursos acessíveis, inclusivos e seguros nos centros urbanos e nas ligações aos principais serviços e/ou equipamentos.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social do Cabeço Lote 1; 2 e 3”, cuja área de intervenção é o Bairro Social do Cabeço no Tortosendo, prevendo-se a reabilitação dos edifícios bem como o seu conforto e eficiência energética. Com esta intervenção pretende-se remodelar parte das caixilharias existentes, aplicar isolamento térmico no exterior dos edifícios com Sistema Etics, colocação de isolamento térmico na laje de cobertura e também instalar sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos. Ao nível da caixilharia prevê-se a substituição das caixilharias em alumínio por caixilharias em PVC com corte térmico. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social do Cabeço - Lotes 13, 14 e 15”, cuja área de intervenção é o Bairro Social do Cabeço no Tortosendo, prevendo-se a reabilitação dos edifícios bem como o seu conforto e eficiência energética. Com esta intervenção pretende-se remodelar parte das caixilharias existentes, aplicar isolamento térmico no exterior dos edifícios com Sistema Etics, colocação de isolamento térmico na laje de cobertura e também instalar sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos. Ao nível da caixilharia prevê-se a
substituição das caixilharias em alumínio por caixilharias em PVC com corte térmico. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social do Cabeço - Lote 4, 5 e 6”, cuja área de intervenção é o Bairro Social do Cabeço no Tortosendo, prevendo-se a reabilitação dos edifícios bem como o seu conforto e eficiência energética. Com esta intervenção pretende-se remodelar parte das caixilharias existentes, aplicar isolamento térmico no exterior dos edifícios com Sistema Etics, colocação de isolamento térmico na laje de cobertura e também instalar sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos. Ao nível da caixilharia prevê-se a substituição das caixilharias em alumínio por caixilharias em PVC com corte térmico. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social do Cabeço - Lotes 16, 17 e 18”, cuja área de intervenção é o Bairro Social do Cabeço no Tortosendo, prevendo-se a reabilitação dos edifícios bem como o seu conforto e eficiência energética. Com esta intervenção pretende-se remodelar parte das caixilharias existentes, aplicar isolamento térmico no exterior dos edifícios com Sistema Etics, colocação de isolamento térmico na laje de cobertura e também instalar sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos. Ao nível da caixilharia prevê-se a
substituição das caixilharias em alumínio por caixilharias em PVC com corte térmico. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social do Cabeço - Lote 7, 8 e 9”, cuja área de intervenção é o Bairro Social do Cabeço no Tortosendo, prevendo-se a reabilitação dos edifícios bem como o seu conforto e eficiência energética. Com esta intervenção pretende-se remodelar parte das caixilharias existentes, aplicar isolamento térmico no exterior dos edifícios com Sistema Etics, colocação de isolamento térmico na laje de cobertura e também instalar sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos. Ao nível da caixilharia prevê-se a
substituição das caixilharias em alumínio por caixilharias em PVC com corte térmico. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com
exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social Quinta da Alâmpada do Lote 8 ao Lote 15”, correspondente a 8 blocos de apartamentos com 2 pisos, geminados, com 4 frações em cada bloco, num total de 32 frações em que 31 pertencem ao município. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social Quinta da Alâmpada do Lote 24 ao Lote 28”, correspondentes a 5 blocos de apartamentos com 2 pisos, geminados, com 4 frações em cada bloco, num total de 20 frações em que 19 pertencem ao município. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos e redução de gases com efeito de estufa.
A operação designada como “Reabilitação dos Edifícios do Bairro Social do Cabeço - Lote 10, 11 e 12”, cuja área de intervenção é o Bairro Social do Cabeço no Tortosendo, prevendo-se a reabilitação dos edifícios bem como o seu conforto e eficiência energética. Com esta intervenção pretende-se remodelar parte das caixilharias existentes, aplicar isolamento térmico no exterior dos edifícios com Sistema Etics, colocação de isolamento térmico na laje de cobertura e também instalar sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos. Ao nível da caixilharia prevê-se a substituição das caixilharias em alumínio por caixilharias em PVC com corte térmico. As frações a reabilitar apresentam uma eficiência energética reduzida, de acordo com a análise realizada no âmbito da Certificação Energética. Os edifícios têm uma grande exigência de conforto térmico pois possuem grandes trocas de calor com exterior o que aumenta as necessidades de aquecimento/arrefecimento, esta intervenção surge no sentido de colmatar as falhas que tornam as instalações atuais pouco ou quase nada eficientes sob o ponto de vista energético que causam um grande desconforto no interior das habitações.
A reabilitação dos imóveis vai promover um aumento do desempenho energético de cada fração de habitação através da implementação das medidas de requalificação destinadas a melhorar a eficiência energética e conforto térmico das habitações. Pretende-se garantir a qualidade do ar interior, promover a salubridade dos espaços, aumentar o conforto térmico, reduzir o consumo dos edifícios, promover a racionalização dos consumos energéticos
e redução de gases com efeito de estufa
A operação designada como “Requalificação do Miradouro do Alto dos Livros, zona envolvente e acessos” é o de valorizar e promover o património natural do concelho, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade, posicionando o concelho da Covilhã como um destino turístico de excelência. A intervenção prevê a requalificação de um espaço natural onde se insere o Miradouro do Alto dos Livros, no Parque Natural da Serra da Estrela.
O projecto pretende proceder à requalificação e implantação de um miradouro num terreno com cerca de 5000 m2. Trata-se de um terreno com uma morfologia plana na linha de cumeeira em que as suas características fazem deste miradouro um ponto de referência para visualização da paisagem para a grande Cova da Beira. Com esta intervenção procura capacitar-se a oferta municipal na área do turismo de natureza complementando-a com a restante oferta existente no território nesta área e contribuir para um maior desenvolvimento do turismo de natureza de modo a que o visitante prolongue a sua estadia no concelho. O fluxo turístico que regularmente aporta à região poderá também diversificar-se com a exploração dos vários patrimónios naturais existentes no concelho.
A operação designada como como “Valorização do Património Natural do Concelho da Covilhã” é valorizar e promover o património natural do concelho, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade, posicionando o concelho da Covilhã como um destino turístico de excelência, contribuindo assim para aumentar a atratividade e a dinamização económica local. Neste projecto vai proceder-se à requalificação do Miradouro da Varanda dos Carquejais através da criação de um espaço panorâmico novo bem como de uma zona de estadia para apreciação das paisagens da Cova da Beira de norte a sul e que se estende também para além de terras fronteiriças, trata-se pois de um local de contemplação e interpretação da paisagem, diferenciador e inovador, que convide à exploração da diversidade ecológica destas paisagens.
A intervenção é complementada com ferramenta digital de interpretação e inclui também a implementação de 6 Percursos Pedestres de Pequenas Rotas no Concelho da Covilhã respeitando as normas de homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, numa extensão total estimada de 65 kms, e também a implementação de um Percurso Interpretativo e respetivas ferramentas de monitorização e promoção tendo este percurso uma extensão total de 1 km localizando-se no Alto das Piçarrinhas.