Radar Social
O projeto Radar Social tem enquadramento na Componente 03 – Respostas Sociais, investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Visa a constituição de equipas técnicas multidisciplinares, integradas nos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) da Rede Social Local, promovendo uma intervenção de proximidade e articulada entre as entidades sociais, para uma maior eficácia dos recursos e das respostas sociais.
A sua implementação contempla duas fases:
Fase 1: Atualização dos instrumentos estratégicos e de planeamento social, e identificação dos recursos e respostas de âmbito social;
Fase 2: Implementação de um sistema integrado de georreferenciação social (pessoas e respostas) e do Plano de Ação (até 31 de março de 2026).
Objetivos
• Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou a família em situação de vulnerabilidade social;
• Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de georreferenciação;
• Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, mediante a ativação do sistema integrado de referenciação;
• Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social local, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.
A quem se destina?
Os destinatários do Radar Social são todas as pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.
Diagnóstico Social- aprovado a 26/09/2024
Plano de Ação - aprovado a 21/10/2024
Plano de Desenvolvimento Social - aprovado a 21/10/2024