Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)

MUSEU DE ARTE SACRA DA COVILHÃ CEDE ESCULTURA AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

SANTA BEBIANA NA RUA DE 29 DE NOVEMBRO A 1 DE DEZEMBRO
20-11-2024

SANTA BEBIANA NA RUA DE 29 DE NOVEMBRO A 1 DE DEZEMBRO

: SANTA BEBIANA NA RUA DE 29 DE NOVEMBRO A 1 DE DEZEMBRO  DATA: 15/11/2024 A tradicional Festa da Santa Bebiana no Paul, no concelho da Covilhã, vai sair à rua entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2024, com muita animação, alegria, dança e a emblemática Procissão Chocalheira e Sermão Bebiano. Numa organização da Casa do Povo do Paul, em parceria com a Junta de Freguesia do Paul, Câmara Municipal da Covilhã e com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal, esta festa celebra 18 edições e já se afirmou como a maior e mais antiga festa de inverno do concelho da Covilhã, contribuindo para valorizar e atrair visitantes à vila do Paul.  Entre os momentos marcantes da celebração, destacam-se a Procissão Chocalheira e o Sermão Bebiano, que terão lugar no sábado, dia 30 de dezembro, às 22 horas, no tradicional Largo da Praça do Paul. Este ano, o evento também conta com a presença de dois artistas em residência, que estão a preparar as atrações mais esperadas da festa. As atividades incluem danças e jogos tradicionais, percursos sonoros pelo património, oficinas manuais ligadas ao têxtil, o concurso da melhor jeropiga artesanal, entre outras atividades. No dia 29 de novembro, sexta-feira, às 22 horas, o concerto de CRUA inaugura a receção da padroeira, conhecida como a Chegada da Santa, que marca a abertura oficial do recinto e das festividades.  No dia 30 de novembro, após o Sermão, realiza-se um concerto com baile dinamizado. Desta vez o dueto será composto por Sebastião Antunes & “A Quadrilha” em concerto e o TradBalls na facilitação de dança. No domingo, dia 1 de dezembro, às 14 horas, decorre o Mercado Transumante, com antiguidades e artigos de segunda mão. A famosa jeropiga irá a concurso no sábado à tarde, com a mediação da Quinta dos Termos para apurar vencedores que se encontram pela festa e também pela região.   O caráter tradicional da animação de rua – com música, teatro e dança – invadirá as ruas e ruelas da freguesia, onde se petisca à mesa, se dança nos largos, se brinda à volta do fogo e se celebra a companhia. Mercadores, artesãos, músicos, dançarinos, atores, foliões, pregadores, sonhadores e pensadores são todos convidados a unir-se para brindar juntos ao frio, à jeropiga, à transumância e à amizade. Por fim, a famosa carroça-instalação sonora, BEBIcleta TribIANA, percorrerá toda a freguesia, da Alvorada à Recolhida, alertando os distraídos para a magia do evento. Viva à Santa!   
CÂMARA DA COVILHÃ PROMOVE CONCURSO INTERNACIONAL DE MÚSICA JÚLIO CARDONA
15-11-2024

CÂMARA DA COVILHÃ PROMOVE CONCURSO INTERNACIONAL DE MÚSICA JÚLIO CARDONA

A Câmara da Covilhã vai promover o Concurso Internacional de Música Júlio Cardona, que se apresenta como um tributo ao conhecido violinista covilhanense e uma forma de incentivar o talento de jovens músicos. Com direção artística do maestro Bruno Borralhinho, este projeto retoma a tradição da Covilhã em organizar concursos de música que se destacam pela qualidade e prestígio, partilhando a homenagem a Júlio Cardona, que já dava nome ao antigo Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, cuja última edição decorreu há dez anos. Agora, a ideia é continuar o caminho trilhado e renovar, tal como apontou Bruno Borralhinho na apresentação deste Concurso Internacional, numa sessão realizada esta quinta-feira, no âmbito da Covilhã Creative Week. Segundo explicou, o modelo atual apostará em três categorias instrumentais, nomeadamente violino, piano e flauta. “No caso do violino, estamos a dar seguimento ao Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona e estamos a homenagear o próprio Júlio Cardona. No caso do piano, obviamente, estamos a pensar no concurso antigo de piano [que a Covilhã também acolheu no passado] e, depois, para deixar bem vincada esta renovação, vamos ter, pela primeira vez, um instrumento de sopro; neste caso a flauta”, detalhou. Na apresentação do Concurso, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia salientou a importância deste concurso para prover e valorizar o talento de jovens músicos, associando-o a um nome maior da música. Com uma fase de pré-seleção a decorrer em março de 2025, o concurso decorrerá na Covilhã, entre 25 e 28 de junho de 2025 e todas as apresentações vão ser abertas ao público.  As inscrições estão abertas a músicos nacionais a internacionais, com idade não inferior a 18 anos e não superior a 30 anos (à data de 25 de junho de 2025). O júri é composto por personalidades de reconhecido mérito, nomeadamente Aníbal Lima, Afonso Fesch, Claudi Arimany, Paulo Barros, Adriano Jordão, António Rosado, Bruno Borralhinho. Serão atribuídos dois prémios monetários por um júri especializado em cada categoria, com possibilidade de atribuição de menções honrosas. Para além dos prémios monetários existirão, ainda, dois prémios especiais: o “Prémio Solista” e o “Prémio AVA Musical Editions”.  
MUSEU DA COVILHÃ DINAMIZA ATIVIDADES COM AS BANDAS DO CONCELHO
06-11-2024

MUSEU DA COVILHÃ DINAMIZA ATIVIDADES COM AS BANDAS DO CONCELHO

Em paralelo com a exposição “Uma viagem pela filarmonia” e de forma a divulgar e valorizar individualmente cada uma das bandas filarmónicas do concelho, o Museu da Covilhã desenvolveu um programa de atividades que se prolonga até ao final deste ano. Trata-se de uma forma de reconhecer o valor do trabalho que estas bandas desenvolvem em prol da sociedade e da cultura popular covilhanense, além da sua influência na construção da identidade e coesão territorial já que se compõem como centros de socialização locais e interrelacionais. Assim, para o mês de novembro estão previstas três ações. No dia 17 de novembro, o Museu recebe a Banda Filarmónica Sanjorgense para um apontamento musical que terá lugar pelas 16:00, seguido de uma breve conversa informal com os músicos atuais desta banda formada em 1942. No dia 22 de novembro, Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, é a vez do Museu de Arte Sacra se associar a esta ação. Assim, numa iniciativa conjunta entre estes dois espaços museológicos, a escultura de Santa Cecília estará patente ao público no hall de entrada do Museu de Arte Sacra. Pelas 18:30 desse dia terá lugar uma evocação a Santa Cecília, a que se segue um momento musical de recordação do compositor covilhanense Júlio Cardona, no Auditório da Banda da Covilhã, que tem o seu nome. No dia 30 de novembro, a partir das 16:00, a Sociedade Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra (Banda de Unhais) irá brindar os presentes com um momento musical repleto de memórias de uma banda que comemora o seu 120º aniversário a 8 de dezembro. Oportunamente, será divulgado o programa para o mês de dezembro.  
Agenda Cultural

Agenda Cultural

Ver mais

Teatro Municipal da Covilhã

Teatro Municipal da Covilhã

Ver mais

PORTAL DA EDUCAÇÃO

PORTAL DA EDUCAÇÃO

Ver mais

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Ver mais

#Covilhã, tem tempo para ti.…

Avisos
Obras em curso
Obras em curso