Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)

700 ÁRVORES EM REFLORESTAÇÕES NA SERRA DA ESTRELA E NA ERADA

CINCO DIAS DE CARNAVAL DA NEVE NA COVILHÃ E PENHAS DA SAÚDE
18-02-2025

CINCO DIAS DE CARNAVAL DA NEVE NA COVILHÃ E PENHAS DA SAÚDE

A cidade da Covilhã e as Penhas da Saúde voltam a ser palco de mais uma edição do Carnaval da Neve, que sai à rua entre 28 de fevereiro e 04 de março, com um programa recheado de animação e folia e que contará com o maior número de participantes e de entidades envolvidas dos últimos anos.  Estão confirmados mais de 1.500 participantes, desde crianças a idosos, e mais de 30 entidades, coletividades, escolas e instituições sociais, além dos muitos Covilhanenses e visitantes que se juntam sempre às iniciativas. Organizado numa parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã e o Clube Nacional de Montanhismo, o Carnaval da Neve 2025 manterá a aposta em eventos que já fazem parte da tradição carnavalesca do Concelho, tais como o Corso Social, que junta diferentes gerações num ambiente de folia e que este ano é dedicado ao tema ‘Serra da Estrela’, bem como o desfile Carnaval do Mundo, com a participação das associações do Concelho. Destaque ainda para o Enterro do Entrudo, com a Queimada à Montanheiro, para o Open Ski – Carnaval da Neve, ou para o Carnaval no Gelo – Patinagem de Mascarados, sem esquecer os dois grandiosos bailes de mascarados: um que se realiza, no sábado (dia 01 de março), na Pousada da Juventude, e o segundo, que se realiza na segunda-feira (dia 03 de março), no Pavilhão da ANIL, com Virgílio Faleiro & Banda.  Uma oferta variada que chega a diferentes públicos e que tem conquistado cada vez mais entidades e participantes, num crescimento que confirma que o caminho de valorização e reforço desta marca identitária tem sido um sucesso, como refere a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia. “Este envolvimento crescente evidencia a importância do desenvolvimento de projetos com e para a comunidade, culturalmente relevantes e diversos”. Regina Gouveia explica igualmente que, “ainda que associado à folia da época, o Carnaval da Neve celebra sempre a história e o património local e promove o enriquecimento cultural, sobretudo através do Corso Social e do desfile Carnaval do Mundo”.  “As tradições e as artes partilhadas pelos diferentes grupos celebram também a diversidade e a inclusão, fortalecem o sentimento de pertença e a coesão social, graças ao empenho de todos os que participam e porque a comunidade se identifica muito com a marca e o programa”, destaca.   Outro aspeto a salientar passa pela relevância do Carnaval da Neve no que concerne à dinamização turística nesta época do ano: “Ao atrair turistas, este evento tem forte impacto na economia local, aumentando as receitas para hotéis e restaurantes, além de outros negócios ligados a produtos tradicionais, mas não só.”   
CÂMARA E CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE PROMOVEM AÇÕES NAS ESCOLAS 
04-02-2025

CÂMARA E CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE PROMOVEM AÇÕES NAS ESCOLAS 

A Câmara Municipal da Covilhã e o Conselho Municipal da Juventude deram início, em janeiro deste ano, a um conjunto de sessões de "Formação Política: as eleições autárquicas em perspetiva", destinadas aos alunos do ensino secundário da região, numa ação que vai abranger várias escolas e prolongar-se ao longo do primeiro semestre de 2025. A iniciativa visa fomentar o espírito crítico dos jovens e estimular a sua participação ativa na vida política, tendo como pano de fundo as eleições autárquicas e respetivas características. As primeiras sessões decorreram nos dias 30 e 31 de janeiro, dirigidas às turmas do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), contando com a colaboração da Associação de Estudantes do AEFHP.  Bruno Ferreira Costa, doutorado em Ciência Política e docente da Universidade da Beira Interior, foi o orador convidado, abordando temáticas relacionadas com o sistema político português e o funcionamento dos atos eleitorais, com especial enfoque nas eleições autárquicas, onde muitos dos alunos presentes vão poder votar pela primeira vez. Esta iniciativa contribui diretamente para a concretização de três objetivos estratégicos do Plano Municipal de e para a Juventude da Covilhã: "Estimular os processos de participação cívica", "Sensibilizar para a participação ativa" e "Envolver as associações locais na dinamização de atividades".  João Cristóvão, Presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude, destacou a importância da realização destas conferências: "É um mito que os jovens não queiram envolver-se na política. Muitas vezes, o mundo político parece confuso e abstrato, mas estas sessões permitem que os jovens conheçam melhor o nosso sistema político e compreendam a importância do seu voto, incentivando à sua participação." As sessões vão continuar a decorrer ao longo do primeiro semestre de 2025 em várias escolas secundárias do Concelho, assegurando espaços de diálogo e debate sobre o papel dos órgãos de poder local e reforçando o compromisso do Conselho Municipal da Juventude com a formação cívica dos jovens  
BIBLIOTECA MUNICIPAL COM MAIS DE 12.800 LIVROS REQUISITADOS EM 2024
04-02-2025

BIBLIOTECA MUNICIPAL COM MAIS DE 12.800 LIVROS REQUISITADOS EM 2024

A Biblioteca Municipal da Covilhã teve 12.820 livros requisitados durante o ano de 2024, o que confirma a trajetória de crescimento que tem vindo a ser registada ao longo dos últimos anos. Depois de, em 2022, se ter ultrapassado a fasquia dos 10.000 livros, em 2023 esse número já ficou largamente acima dos 11.000, tendo agora chegado aos 12.820 títulos emprestados para leitura no domicílio. Igual destaque para as 48.930 pessoas que usufruíram de serviços gratuitos e de acesso livre na Biblioteca Municipal ou para os 7.500 participantes, ao longo de 2024, marcaram presença nas 190 sessões literárias realizadas para promover e fortalecer os hábitos de leitura e o gosto pelo livro. Foram ainda promovidas várias outras ações destinadas a diferentes faixas etárias, bem como projetos para públicos-alvo específicos e cujos resultados positivos também contribuem para confirmar o papel que a Biblioteca Municipal tem como epicentro cultural e literário, nomeadamente ao nível do incentivo à leitura e à promoção de autores. Destaques numéricos de 2024: 12.820 títulos requisitados para leitura ao domicílio. 48.930 pessoas que usufruíram dos serviços gratuitos e de acesso livre. Mais de 1.300 crianças participaram no programa "Novelo de Histórias", com ênfase na adaptação do conto chinês “Mulan”. 450 adolescentes do 3.º ciclo envolveram-se na leitura encenada de "O Fantasma de Canterville", de Oscar Wilde. 100 idosos partilharam histórias sobre o 25 de Abril no programa "Conto Sempre Contigo". 70 reclusos beneficiaram do projeto "Nas Teias Contigo", com atividades literárias no Estabelecimento Prisional. 880 leitores participaram em eventos como "Trocado para Miúdos" e "Café Literário", “Leituras Nómadas” promovendo o diálogo entre autores e leitores. Residências Literárias e Dramatúrgicas tiveram momento de auge com o projeto “Memória da Matéria”, da escritora covilhanense Maria Mello Giraldes, com 455 jovens e adultos Além disso, iniciativas inovadoras, como a Arruada Literária, os Passeios Literários inspirados em "A Lã e a Neve", de Ferreira de Castro, e o Jantar Literário em celebração de Luís Vaz de Camões, reforçaram a ligação entre literatura e história local. Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Todas estas ações alinham-se com a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, promovendo uma comunidade mais informada e culturalmente enriquecida.  
Agenda Cultural

Agenda Cultural

Ver mais

Teatro Municipal da Covilhã

Teatro Municipal da Covilhã

Ver mais

PORTAL DA EDUCAÇÃO

PORTAL DA EDUCAÇÃO

Ver mais

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Ver mais

#Covilhã, tem tempo para ti.…

Avisos
Obras em curso
Obras em curso