Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)

PROGRAMA CARNAVAL DA NEVE

COVILHÃ ACOLHE PROJETO DEDICADO A OBRA DE MARIA MELLO GIRALDES
04-01-2024

COVILHÃ ACOLHE PROJETO DEDICADO A OBRA DE MARIA MELLO GIRALDES

A Covilhã está a acolher um projeto de investigação que tem como ponto de partida a obra de Maria Mello Giraldes, escritora natural da Covilhã que, em vida, se dedicou à escrita de poemas e contos. Desenvolvido por fases, este projeto conta com o apoio da Câmara da Covilhã, através da Biblioteca Municipal, e integra a realização de uma residência dramatúrgica/literária, o lançamento de uma antologia da obra da autora e a criação de um espetáculo artístico. Com coordenação da Associação Cultural “UM COLETIVO”, em colaboração de Silly Season e Teatro Estúdio Fontenova, este projeto integra a investigação “Ventriloquia”, que promove a pesquisa do espólio de literatura erudita, literatura e quotidiana, bem como do património oral de autoria feminina e em língua portuguesa do século XX.  Na Covilhã, esta pesquisa vai ser dedicada a Maria Mello Giraldes e será desenvolvida por três fases. A primeira decorre já nos dias 5,6 e 7 de janeiro e passa pela realização de uma residência dramatúrgica/literária, denominada “Memória da Matéria”. Ao longo dos três dias vão ser realizadas sessões que têm como foco textos inéditos da autora e nas quais vão participar elementos das companhias artísticas envolvidas, além de covilhanenses e da Comunidade de Leituras Nómadas. Estes textos vão ser lidos e interpretados pela primeira vez, permitindo desvendar e dar a conhecer a obra da autora.      Esta residência será ainda mote para a reflexão da escrita no feminino, bem como da ideia de literatura e da questão de género, a partir das experiências pessoais de cada participante. As sessões decorrem na Biblioteca Municipal. No dia 5, realizam-se entre as 19:00 e as 22:00. No dia 6, será entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 18:00.  Já no dia 7, domingo, a sessão decorre entre as 14:00 e as 16:00, sendo que, a partir das 15:00, é aberta ao público.   Esta sessão vai contar com a presença dos filhos da autora e permitirá apresentar o trabalho já realizado com vista ao desenvolvimento da dramaturgia do espetáculo. Na fase dois, que decorre no terceiro trimestre, vai proceder-se à criação do espetáculo em residência artística e ao lançamento da primeira antologia da obra de Maria Mello Giraldes. Para o último trimestre de 2024, está prevista a estreia do espetáculo, acompanhado da apresentação de um documentário sobre o processo de criação.  Maria Mello Giraldes é natural da Covilhã, onde estudou até aos 15 anos. A sua estreia literária ocorreu em 1978, quando são publicados alguns poemas na revista Loreto. Em 1983 é publicado o livro de poesia "5 espaços", pela &etc. Em1988 é publicado "Seis momentos", pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.      
Tradições do Nosso Natal no Museu da Covilhã
12-12-2023

Tradições do Nosso Natal no Museu da Covilhã

“Tradições do Nosso Natal” é a temática pensada para o mês de dezembro no Museu da Covilhã, galardoado como Museu do Ano nos Prémios APOM 2022, e recentemente nomeado para os European Museum of The Year Awards – EMYA 2024. A Tertúlia “CANTOS AO MENINO” E “CONTOS À LAREIRA” / TRADIÇÕES DO NOSSO NATAL, terá lugar no próximo dia 14 de dezembro, às 17:00 horas, no Museu da Covilhã e contará com os convidados André Oliveirinha, António Valezim, José Luiz Adriano e a Casa do Povo do Paul, com moderação de Sandra Ferreira, coordenadora do MC. Esta atividade está inserida na iniciativa MC2– Movimentos Culturais Coletivos e desenvolve-se como uma conversa informal que pretende ser um momento de partilha com a comunidade, relembrando as tradições de Natal na Beira. O Natal é comemorado em várias partes do mundo, mas de maneira diferente que depende da cultura e das tradições de cada país, e que mudam de região para região. Os convidados para esta tertúlia cultural irão partilhar as tradições desta quadra na Beira e todo o ritual que a ela se associa. O Natal das Filhós; O Natal do convívio junto ao Madeiro depois da Missa do Galo; O Natal de todos, dos cristãos e ateus, crentes e livres-pensadores; O Natal que reúne todos, vindos das maiores distâncias, no aconchego e convívio santo da família. Convidamos todos a participar e a partilhar connosco os cantos, os contos e as tradições do Nosso Natal.
MEGA BOLO NEVÃO NO ARRANQUE DO NATAL COM ARTE
30-11-2023

MEGA BOLO NEVÃO NO ARRANQUE DO NATAL COM ARTE

A tradição do Mega Bolo Nevão Cidade da Covilhã volta a repetir-se já esta sexta-feira na Praça do Município, marcando o arranque do programa do “Natal com Arte 2023”, evento que começa às 15:00 e que decorre até ao dia 07 de janeiro, contando com inúmeras atividades que vão alimentar a magia desta quadra festiva.  Com o patrocínio da Jopama e a participação das padarias Pérola Doce e Colmeia Doce, o Mega Bolo Nevão Cidade da Covilhã trata-se de um dos mais representativos exemplos da pastelaria local, que retrata a neve através de um manto branco de açúcar em pó e alguns segredos que a tradição covilhanense adicionou. Será partilhado com a comunidade presente, numa ação repleta de simbolismo e bem representativa da solidariedade que marca o espírito natalício. A tarde será ainda marcada pela abertura da pista de gelo natural e pela chegada do Pai Natal à Praça do Município, bem como pela abertura da Aldeia Natal e da Casinha do Pai Natal, que estão no Largo Infantaria 21. O programa prolonga-se até ao dia 07 de janeiro de 2023 com a realização de inúmeras atividades, como exposições, concertos, espetáculos, oficinas e muito mais. Envolvendo diversas estruturas municipais, escolas, associações, juntas de freguesia e entidades do concelho, a edição deste ano também contará com a realização da Missa do Galo na Igreja da Nossa Senhora da Conceição e com a participação do Coro Misto da Associação Cultural da Beira Interior.  O objetivo é ser o mais abrangente possível e responder às expectativas de diferentes gerações.  
Agenda Cultural

Agenda Cultural

Ver mais

Teatro Municipal da Covilhã

Teatro Municipal da Covilhã

Ver mais

PORTAL DA EDUCAÇÃO

PORTAL DA EDUCAÇÃO

Ver mais

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Câmara Reforça Benefícios do Cartão Social

Ver mais

COVILHÃ

Avisos
Obras em curso
Obras em curso