Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)

COVILHÃ CELEBRA 154.º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO A CIDADE

CÂMARA DA COVILHÃ ABRE CANDIDATURAS PARA APOIOS AO ASSOCIATIVISMO
25-09-2024

CÂMARA DA COVILHÃ ABRE CANDIDATURAS PARA APOIOS AO ASSOCIATIVISMO

CÂMARA DA COVILHÃ ABRE CANDIDATURAS PARA APOIOS AO ASSOCIATIVISMO   Abrem no próximo dia 01 de outubro e prolongam-se até dia 29 de novembro as candidaturas aos apoios para as associações e coletividades do Concelho da Covilhã, que em 2025 terão uma verba global de 400 mil euros, mais 40 mil do que em 2024. As candidaturas são apresentadas no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo e podem ser submetidas à linha de apoio à atividade regular, que tem disponíveis 250 mil euros, e à linha de apoio ao investimento e aquisição de equipamentos, que conta com um total de 150 mil euros. Pela primeira vez, o apoio ao investimento e aquisição de equipamentos estará dividido em duas componentes: 100 mil euros para candidaturas no valor superior a cinco mil euros e 50 mil euros para as candidaturas até cinco mil euros. A introdução de uma rubrica específica para investimentos e aquisição de equipamentos que não ultrapassem os cinco mil euros deverá contribuir para fazer chegar os apoios até um maior número de associações, como explicou o Vereador com o pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira, na sessão pública do executivo.  Salientando a importância do trabalho que as associações desenvolvem em prol das pessoas e do desenvolvimento do Concelho, José Miguel Oliveira também apontou o facto de a Câmara Municipal ter optado por seguir uma política de apoio ao associativismo que está assente em critérios claros e transparentes. Adiantou ainda que o Município já deu início à revisão do Regulamento de Apoio ao Associativismo e que esse processo contará com a participação e contributos das associações, de modo a melhorar o documento que foi criado em 2018. Além destas linhas de apoio, o Regulamento também prevê a atribuição de apoios à atividade pontual de caráter supraconcelhio, cujas candidaturas podem ser apresentadas em qualquer altura do ano, com uma antecedência de pelo menos 90 dias em relação ao dia da realização da atividade. Os formulários de candidatura e toda a informação complementar estão disponíveis no site do Município da Covilhã (www.cm-covilha.pt), na área “Município” / “Câmara” / “Gabinete de Apoio ao Associativismo”.
COVILHÃ ASSINALA DIA MUNDIAL DO TURISMO
24-09-2024

COVILHÃ ASSINALA DIA MUNDIAL DO TURISMO

A Câmara da Covilhã vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, realizando ações com oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do Posto de Turismo. A iniciativa é promovida através da Divisão de Turismo do Município e, além de assinalar a data, também pretende contribuir para continuar a afirmar a marca Covilhã.  As ações vão decorrer ao longo de todo o dia, junto ao Posto de Turismo, com dois artistas da Companhia Mimabô a interagirem com os transeuntes. Quem passar será convidado a visitar o Posto de Turismo, que foi remodelado, numa aposta que tem como base os conteúdos e materiais já utilizados no stand que foi apresentado ao público nas edições deste ano na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) e na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), bem como na Feira de São Tiago, na Covilhã. Com o mote “Covilhã tem tempo para ti”, este espaço transmite a ideia de que a Covilhã tem tempo para os seus visitantes e reitera o desafio/convite a todos para que tirem tempo e aproveitem para partir à descoberta do concelho, da Covilhã e de todo o território. Uma descoberta que pode passar pela Rota Porta da Estrela – PR 11, com a participação na caminhada entre as Penhas da Saúde e a Covilhã, que vai decorrer no dia 29, integrada nesta celebração e levada a cabo em parceira com a Associação Caminheiros Rosa Negra. Os interessados em participar podem inscrever-se através do número 926776872, ou através do email com o endereço: caminheirosrosanegra@gmail.com.  
CÂMARA INVESTE NA REQUALIFICAÇÃO DA VIA ENTRE O HOTEL SANTA EUFÉMIA E UNIVERSIDADE
17-09-2024

CÂMARA INVESTE NA REQUALIFICAÇÃO DA VIA ENTRE O HOTEL SANTA EUFÉMIA E UNIVERSIDADE

A Câmara Municipal da Covilhã vai investir mais de 200 mil euros na reabilitação e requalificação de uma das principais entradas da cidade, a Avenida da Universidade, no troço entre a rotunda de acesso à Alameda Pêro da Covilhã (junto ao Hotel Santa Eufémia) até e o cruzamento da Rua Marquês D’Ávila e Bolama (cruzamento da Universidade). Esta obra enquadra-se no plano de reformulação das acessibilidades da cidade e pretende criar melhores condições na circulação automóvel e pedonal daquela via, estando o início dos trabalhos previstos para esta segunda-feira, dia 23 de setembro. A intervenção vai incidir sobre a requalificação dos passeios, infraestruturas de águas pluviais e substituição do pavimento betuminoso e sinalização. Os trabalhos vão decorrer nos dias úteis, entre as 08:00 e as 19:00, e provocarão constrangimentos e condicionalismos ao nível da circulação e estacionamento, bem como dos acessos às habitações, garagens e posto de abastecimento de combustível e oficina, para os quais a Câmara da Covilhã solicita a melhor atenção e compreensão. Deste modo, o trânsito vai estar condicionado a uma faixa de rodagem, com circulação alternada e regulada por semáforos, sendo que em alguns casos também haverá apoio policial. No período noturno, fins de semana e feriados, os troços vão ficar abertos ao trânsito, havendo a possibilidade de circular naquela via nos dois sentidos, mas de forma condicionada. Aconselham-se os automobilistas a seguir os seguintes percursos alternativos: • Sentido ascendente:  Seguir pela Rua Cidade Fundão até ao cruzamento com a Avenida 25 de Abril; • Sentido descendente:  Seguir pela Avenida 25 de Abril até à Rua Cidade do Fundão; Seguir pela Rua José Ramalho (Calçada Alta) – apenas para ligeiros • No sentido Tortosendo Covilhã – apenas para ligeiros -  No semáforo junto ao café Periferia, seguir pelo cruzamento para a Rua do Forno/Refúgio e depois seguir para a Covilhã. Solicita-se a melhor colaboração dos moradores e automobilistas e aconselha-se aqueles que têm de utilizar esta via a iniciarem o percurso atempadamente.  A Câmara Municipal da Covilhã lamenta os incómodos causados e agradece a compreensão de todos.  
Assembleia da República

Assembleia da República

Ver mais

Governo de Portugal

Governo de Portugal

Ver mais

Portal Autárquico

Portal Autárquico

Ver mais

 Eleições Europeias 2024

Eleições Europeias 2024

Ver mais

Avisos
Obras em curso
Obras em curso