16-10-2024
COVILHÃ PRESTA HOMENAGENS NO 20 DE OUTUBRO
As Comemorações dos 154 anos da Elevação da Covilhã a Cidade contemplam homenagens a três instituições e 12 personalidades, que têm desenvolvido ações de mérito em diferentes áreas e contribuído para levar mais longe o nome do Concelho.
Os galardões vão ser entregues no dia 20 de outubro, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro a ser atribuída às instituições e a Medalha de Mérito Grau Prata às personalidades.
Vão receber a Medalha de Ouro a APPACDM da Covilhã, a Casa da Covilhã em Lisboa e a Escola Pêro da Covilhã.
A Medalha de Prata será entregue às 12 personalidades, entre as quais António Correa de Sá, engenheiro de Minas com atividade profissional ligada à indústria extrativa em diferentes países e que é, atualmente, administrador executivo das Minas da Panasqueira, empresa onde exerceu grande parte da sua atividade profissional.
A mesma distinção será atribuída a Carlos Casteleiro, médico, professor universitário, empresário e político. É diretor do Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Foi eleito na Assembleia Municipal da Covilhã e vereador na Câmara Municipal da Covilhã.
Outro dos homenageados é Joaquim Matias, que foi professor, vereador na Câmara da Covilhã em diferentes mandatos, sendo atualmente presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.
Jorge Torrão, antigo vereador da Câmara da Covilhã e cuja atividade profissional e cívica está ligada ao INATEL, ao Desporto e ao Associativismo, também será homenageado.
José Brito Rocha, licenciado em Farmácia e especialista em Análises Clínicas e análises Químico-Biológicas, sócio-gerente de laboratórios de análises clínicas e proprietário da Farmácia Carvalhense e que desempenhou vários cargos de relevo em diferentes organismos e entidades, será igualmente agraciado.
Entre os homenageados está também Miguel Castelo-Branco, médico especialista em medicina interna e medicina intensiva, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e que já foi, por mais do que uma vez, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira. Foi ainda presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.
Igualmente distinguido será Rui Lourenço, empresário que criou a Residencial Santa Eufémia e a empresa Construções Lourenço Lda. e que construiu centenas de casas na Covilhã e Algarve, bem como o edifício do Centro Comercial do Sporting ou o Hotel Dona Maria.
O major-general Rui Tendeiro, que é piloto aviador e o atual Comandante Operacional da Madeira, tem um vasto currículo de onde se destaca o exercício de funções de ligação à NATO ou no Estado Maior General das Forças Armadas e no Comando Aéreo, é outra das personalidades a distinguir.
A título póstumo vão ser homenageadas quatro personalidades, nomeadamente José Curto Pereirinha, formado em gestão de empresas pela UBI. Exerceu funções em várias empresas e foi administrador das Águas da Covilhã. Foi eleito deputado da Assembleia Municipal da Covilhã, foi presidente da Assembleia de Freguesia de Peraboa e presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. Conhecido pelas causas que defendia, integrou os órgãos diretivos de diversas associações e, também, do Centro Social do Divino Espírito Santo, em Peraboa.
José Fernandes de Lemos, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Lanifícios e que foi um dos obreiros da greve dos mil escudos, bem como um resistente antifascista e que, após o 25 de Abril, integrou a Comissão Administrativa da Câmara da Covilhã, tendo ainda sido eleito vereador da Câmara da Covilhã, vai ser outro dos homenageados.
A Câmara presta ainda homenagem a Luís Patrão, que foi presidente do Turismo de Portugal, chefe de gabinete de dois primeiros-ministros (António Guterres e José Sócrates), deputado à Assembleia da República, secretário de Estado e que, à data do falecimento, era membro da comissão permanente do PS.
A homenagem a título póstumo será ainda prestada a Manuel Carrola, que foi um conhecido dirigente sindical, tendo iniciado a luta em plena ditadura e mantido atividade ao longo da vida, como dirigente e presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal do Sindicato Têxtil da Beira Baixa e membro da União de Sindicatos de Castelo Branco.
O presidente do Município da Covilhã, Vítor Pereira, salienta a “justíssima homenagem da cidade a personalidades ímpares que se destacaram na comunidade” e que com a sua ação e trabalho têm contribuído para o desenvolvimento e projeção do concelho.
A Sessão Solene de Homenagem a Personalidades e Instituições terá lugar a 20 de outubro, às 15:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No mesmo dia, durante a manhã, será realizada a Sessão Solene da Assembleia Municipal, com início a partir das 10:15.