Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
GUIA DO DESIGN REGIONAL LANÇADO NO ENCERRAMENTO DA TRIENAL INTERNACIONAL 
17-06-2025

GUIA DO DESIGN REGIONAL LANÇADO NO ENCERRAMENTO DA TRIENAL INTERNACIONAL 

O lançamento do “Guia do Design Regional”, que dá a conhecer os principais pontos e projetos de design do território entre Covilhã, Fundão, Belmonte, Guarda, Gouveia, Trancoso e Almeida, é um dos destaques do programa de encerramento da Trienal Internacional de Design da Covilhã, que apresenta diferentes ações a realizar entre os dias 19 e 21 de junho. Iniciativa do Município da Covilhã, com organização da Ideias Emergentes, este evento decorreu ao longo de toda a primavera e afirmou-se como um marco no panorama cultural e criativo da região, do país e além-fronteiras, tendo, entre as muitas iniciativas levadas a cabo, transformando a cidade numa verdadeira galeria do design com um total de oito exposições em doze locais diferentes. Para os últimos três dias, está programada a realização de visitas guiadas às residências artísticas e aos espaços das exposições da Trienal – orientadas pelos curadores Frederico Duarte e Vera Sacchetti, bem como pelos respetivos designers. Destacam-se ainda a projeção dos filmes “Apagada” (2024) e “Wood, Stone Earth” (2025) no dia 19, as visitas com conversas entre público e designers, nos dias 19 e 20, e o desfile de alunos de Design de Moda da Universidade da Beira Interior, na noite de dia 20. Jorge dos Reis, designer gráfico covilhanense, que foi o responsável pela elaboração do logótipo da Trienal Internacional de Design da Covilhã, tendo criado um alfabeto completo para este evento, acompanhará uma visita guiada à exposição “Sete palavras para celebrar abril” no Teatro Municipal da Covilhã a 19 de junho. Vivien Tauchmann, designer convidada da primeira edição, apresentará a sua performance “Carmear”, na manhã do dia 21, no Núcleo das Râmolas de Sol do Sítio do Sineiro, resultado da residência artística que realizou durante a Trienal. A sessão de encerramento tem lugar na tarde de 21 de junho, no Pavilhão da ANIL, a partir das 15:00, com as apresentações do “Guia de Design Regional” e do “Catálogo da Trienal de Design da Covilhã”. A edição deste guia conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal Região das Beiras e Serra da Estrela, e tem uma versão papel e digital, bilingue,  com três exemplos de boas práticas de design em cada um dos municípios aderentes. O Museu da Covilhã, a Casa da Cereja (Fundão), o Museu Judaico de Belmonte, o FI.O HANDMADE (Gouveia), o Cobertor de Papa (Guarda), o Museu Fronteira da Paz (Almeida/Vilar Formoso) e as Sardinhas à Carta (Trancoso) são alguns dos projetos que constam neste guia. Cada exemplo é apresentado de forma individual, com fotografia(s), ficha técnica, texto de apresentação e explicação sobre a razão da escolha.  O programa de encerramento contempla, paralelamente, itinerários no âmbito do Guia de Design Regional às localidades de Guarda, Fundão, Belmonte, Guarda, Gouveia e Almeida.  A fechar esta Trienal, o Coro Misto e o Coro Infantil da Beira Interior apresentam o concerto “We are Queen”, marcado para as 17:00, no Teatro Municipal da Covilhã.  
MUSEU DA COVILHÃ (S)EM RESERVA(S)
05-06-2025

MUSEU DA COVILHÃ (S)EM RESERVA(S)

“(S)em reserva(s)”  é a nova ação do Museu da Covilhã com o objetivo de cumprir a sua dupla missão de conservar e divulgar o património cultural deste Município. Assim, as peças guardadas em reserva, que habitualmente estão apenas acessíveis aos profissionais de museus, ficam agora, temporariamente, acessíveis ao público. Esta nova ação do Museu da Covilhã traz a público uma grande parte do acervo que não se encontra exposto e que faz parte de espaços de guarda e conservação, garantia de preservação e longevidade das peças. A primeira peça desta ação, que se prolonga durante o mês de junho, é um quadro em óleo sobre tela da autoria do pintor Rodolfo Passaporte. A composição pictórica de “Jovens, Rosas e Cerejas” em tons de azul, rosa e violeta, é constituída por três figuras femininas que lançam rosas e cerejas no espaço. O autor Rodolfo Leão Romero Passaporte nasceu em Madrid no dia 12 de junho de 1927 e veio para Portugal em 1939, onde se licenciou em pintura. O professor de desenho mudou-se para a Covilhã por motivos de saúde, onde residiu e trabalhou durante 24 anos, primeiro na Secundária Campos Melo e, mais tarde, no Liceu Frei Heitor Pinto, tendo também lecionado nos colégios Moderno e no Sagrado Coração de Maria e dado lições de desenho a carvão e a pastel no Núcleo Cultural. Aqui realizou inúmeras exposições individuais e participou em mostras coletivas. Desenhou igualmente diversas medalhas comemorativas (patentes no museu) e esculpiu as estátuas dedicadas ao operário têxtil e ao soldado desconhecido. Em junho de 1988 criou o Curvilinismo, um novo estilo de desenho e pintura, que apresentou através do respetivo “Manifesto”. Faleceu em 2012. A peça “(s)em reserva(s)” poderá ser apreciada durante todo o mês de junho, no Museu da Covilhã.  
DESFILE DE MODA NA COVILHÃ JUNTA PARTICIPANTES DOS 12 AOS 89 ANOS
04-06-2025

DESFILE DE MODA NA COVILHÃ JUNTA PARTICIPANTES DOS 12 AOS 89 ANOS

Dos 12 aos 89 anos, juntos no mesmo desfile de moda. É já no próximo domingo, dia 08, às 17:00, no Pavilhão da ANIL, que se realiza mais um desfile de Moda Intergeracional que junta jovens e menos jovens e que promete ficar na memória de todos. Organizado pela Câmara da Covilhã, através do Centro de Ativ’Idades, esta é uma das ações mais marcantes da atividade anual daquele centro, cativando e entusiasmando os participantes e espetadores e afirmando-se com uma experiência marcante e muito enriquecedora. Este ano, o desfile está integrado na Trienal Internacional de Design e conta com 22 utentes do CAI; homens e mulheres entre os 65 e os 89 anos, que vão desfilar, lado a lado, com os mais novos.  O programa também tem animação do DJ Childs e a atuação da C’A Tuna aos Saltos – Tuna Médica Feminina da UBI.  Com o objetivo de promover as relações interpessoais e de fomentar a socialização dos envolvidos, o evento é também uma forma de contribuir para um envelhecimento mais saudável, dinâmico e ativo. A realização do desfile conta com o apoio da Padaria Dias e tem como parceiros o Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeções e Lanifícios  e várias empresas locais, designadamente To You – Loja da Adriana, Loja Ruis, PRuna House, Loja Marisa MYP e Sheep. O CAI é uma estrutura dinamizada pela Câmara da Covilhã e conta com aulas de estimulação cognitiva, laboratório de artes cénicas (pela Quarta Parede), atelier de rendas, malhas e bordados, aulas de informática, aulas de alfabetização e língua portuguesa para estrangeiros. Realizam-se também atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço. 👉Para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades.
COVILHÃ ACOLHE FEIRA TÊXTIL TRANSFRONTEIRIÇA
20-05-2025

COVILHÃ ACOLHE FEIRA TÊXTIL TRANSFRONTEIRIÇA

A Covilhã vai ser palco, nos dias 22 e 23 de maio, da primeira edição da Feira Têxtil Transfronteiriça RESOTEX”, evento dedicado ao setor têxtil e vestuário que conta com a participação de empresas do Concelho e que inclui mesas redondas, mostra de produtos e oficinas. Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto transfronteiriço RESOTEX e é organizada pelo Município da Covilhã, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional da Covilhã, com o Modatex Covilhã – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário Confeções e Lanifícios e com o Município do Fundão. Este evento vai decorrer no Pavilhão da ANIL e também está integrado na 1.ª Trienal Internacional de Design da Covilhã, tendo uma componente expositiva e outra de análise e reflexão, num encontro entre entidades e profissionais do setor têxtil, dos dois lados da fronteira. Com o grande objetivo de contribuir para valorizar e aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelas empresas do concelho, será também uma oportunidade para criar novas parcerias e reforçar a diversidade e a qualidade da indústria têxtil região, bem como para promover o ‘networking’, a troca de experiências e o acesso a novos mercados, com especial enfoque na criatividade e na sustentabilidade ambiental. Participam na mostra todas as empresas do setor têxtil e vestuário do concelho da Covilhã, bem como algumas do Fundão e de Cáceres, que integram igualmente duas mesas redondas subordinadas aos temas “Sustentabilidade e economia circular no setor têxtil transfronteiriço” e “O design no setor têxtil e vestuário – desafios e oportunidades”, ambas moderadas por docentes da UBI. Do programa, constam ainda visitas guiadas, nomeadamente ao Modatex Covilhã, com um workshop associado, e às exposições da Trienal de Design da Covilhã. O Hub Têxtil Portas do Sol, criado no âmbito do projeto RESOTEX, e o Espaço C3D têm também a cargo uma atividade criativa aberta à Comunidade.O projeto RESOTEX - Repensar o Setor Têxtil e a Moda Sustentável aborda o desenvolvimento económico sustentável no setor têxtil nos territórios do projeto (Extremadura, Centro e Norte de Portugal) de forma inovadora, pois antecipa as mudanças que o setor tem de abordar urgentemente para satisfazer os requisitos dos regulamentos atuais. Por um lado, trata-se de promover a transformação das empresas existentes no setor para adoção da economia circular nos seus processos e, com ela, ganhar competitividade e resiliência, e, por outro, de criar um mercado comum aos territórios envolvidos, que permita o ressurgimento e a consolidação das empresas têxteis, em todos os elos da cadeia de valor. Todos os parceiros/beneficiários participam em todas as ações planeadas, fazendo parte de uma cadeia interligada e interdependente. As entidades que se dedicam à produção, design e fabricação são fatores determinantes na geração de resíduos, quando os produtos têxteis chegam ao fim da sua primeira vida útil, e, da mesma forma, as entidades envolvidas na gestão de resíduos têxteis são essenciais para a reincorporação de materiais recuperados ou reciclados na cadeia de produção. A entrada é gratuita e aberta a todos. #municipiodacovilha #atecerofuturo