15-01-2025
CÂMARA RENOVA PARQUES INFANTIS DO CONCELHO
A Câmara Municipal da Covilhã já concluiu a renovação de 14 parques infantis no Concelho. A estes parques, vai juntar-se muito em breve a recuperação de espaços lúdicos de várias escolas e jardins de infância. No total, o investimento ronda o meio milhão de euros e tem como objetivo incentivar a brincadeira e estimular a destreza e capacidades motoras das crianças.
Brincar, socializar e explorar. Com a conclusão das obras de renovação dos parques infantis no concelho, a Covilhã dá um passo significativo na criação de ambientes seguros e desafiantes para os mais novos. A intervenção, que incluiu a recuperação de parques degradados, a substituição de equipamentos e a valorização do espaço lúdico nas escolas do concelho, totalizou um investimento de quase 500 mil euros.
Estes espaços, cuidadosamente projetados e equipados, são fundamentais para combater o sedentarismo e para fomentar o convívio entre os mais novos, elementos essenciais para a sua socialização e desenvolvimento.
A escolha dos materiais foi cuidadosamente pensada para enfrentar o desgaste provocado pelas condições meteorológicas da região, optando-se por estruturas em metal e outros materiais duráveis, eliminando o uso de madeira. Esta decisão, embora tenha representado custos financeiros iniciais superiores, reflete uma abordagem de longo prazo, que privilegia a segurança das crianças e reduz os custos de manutenção. As famílias do concelho podem agora contar com um sem número de espaços.
Com as obras de renovação dos parques infantis, a Covilhã garante novos espaços para as crianças poderem brincar ao ar livre. modernos, seguros e pensados tendo em conta o bem-estar dos filhos, possibilitando espaços onde as crianças podem interagir - sozinhas ou com outras crianças -, brincando. Dos 14 parques que sofreram profundas obras de intervenção, quatro ficam na Covilhã: Jardim Público, Largo da Estação, Jardim do Lado e junto ao Café Primor.
Os restantes estão localizados em Aldeia de São Francisco de Assis, Aldeia do Souto, Boidobra, Casegas, Orjais, Peraboa, Peso, Sobral de São Miguel, Tortosendo, Unhais da Serra, Vale Formoso e Vila do Carvalho. Além destes, a Câmara vai avançar com a recuperação de mais nove espaços lúdicos em escolas básicas (EB) e jardins de infância (JI): Escola Básica do Paul; EB do Peso, JI do Peso; EB e JI da Boidobra; EB de Cortes do Meio; EB do Largo da Feira e EB Montes Hermínios, (no Tortosendo); EB de Santo António e a EB do Refúgio.