O Orçamento Participativo (OP) é um processo de cooperação entre a Câmara Municipal e os cidadãos.
Através do OP, a população contribui para a tomada de decisão sobre o destino de uma parte, ou de todos os recursos públicos disponíveis, visando a adequação das políticas públicas municipais às necessidades e expectativas das pessoas, para melhorar a qualidade de vida.
Na vertente deliberativa, a população pode apresentar e priorizar, através de votação, propostas de investimento para integrar no Plano de Atividades e Orçamento Municipal.
O OP decorre ao longo de um Ciclo de Participação, que inclui diversas fases:
Pode apresentar a sua proposta on-line, através do portal da participação, e também presencialmente, nas Assembleias Participativas (eventos presenciais que visam permitir a participação de todos os cidadãos, especialmente aqueles que têm dificuldades de acesso aos meios digitais), e em locais a definir pela Câmara Municipal.
As propostas submetidas presencialmente são posteriormente inseridas no portal de participação pela equipa do OP, e têm associada uma marca que as permite distinguir visualmente das propostas colocadas on-line.
Para vir a ser considerada elegível, e consequentemente transformada em projeto, a sua proposta deve contemplar os requisitos definidos nas normas ou regulamento de participação.
As propostas vão a votação, mantendo a intenção proposta.
Porém, caso contemplem os requisitos definidos nas normas ou regulamento de participação, as propostas, na fase de análise técnica, são adaptadas a projetos pelos serviços municipais, os quais estimam os custos envolvidos e o respetivo prazo de execução.
Os cidadãos votam nos projetos online, através do portal da participação, e também presencialmente, nas Assembleias de Voto e em locais a definir pela Câmara.
São os cidadãos que decidem diretamente, através de votação os projetos a incluir no OP.
Os projetos vencedores, isto é, os mais votados, cujo montante global esteja dentro da votação definida para o OP, são incluídos na proposta de Orçamento e Plano de Atividades da Câmara Municipal.
A equipa de Gestão do Orçamento Participativo “Covilhã Decide 2017” é constituída pelos seguintes membros: