Construído nos antigos terrenos da cerca conventual do extinto convento de São Francisco o Jardim Público foi, nos princípios do século XX, palco de espetáculos de beneficência, local das festas complementares da Feira de São Tiago e no seu coreto, até 1938, tocava todos os Domingos e Quintas-feiras da quadra estival, a banda do "21”.
O atual Jardim Público foi remodelado no ano de 2001 por forma a proporcionar mais e maiores áreas verdes, passeios de madeira e um renovado espaço infantil são alguns dos muitos pontos atrativos que compõem este Jardim. Toda a área relvada está agora disponível para utilização. No pé de cada árvore foram instaladas pequenas fontes de luz, o que destaca o imenso verde que compõe este espaço.
Inserido no programa Polis este espaço verde de grandes dimensões, oferece um restaurante, dois bares, um espelho com queda de água, percursos pedonais, barcos de recreio, parque de desportos radicais e um parque infantil.
Este espaço está complementado com uma piscina-praia que funciona durante os meses de verão, englobando várias atividades para os seus utentes.
Perto da Universidade da Beira Interior, o miradouro de Nossa Senhora da Conceição possui um jardim muito agradável com canteiros relvados e arborizados e com uma panorâmica maginifica sobre a cidade da Covilhã
A estátua, erguida no início do século XX, ostenta a figura da Virgem Santíssima que protege a cidade, os seus habitantes, e recebe anualmente a cerimónia singular da Benção das Pastas.
Os jardins do miradouro convidam a uns bons minutos de descanso, de reflexão e, claro, de regozijo por tamanha beleza envolvente e sossego que o local oferece e transmite.
O Jardim Botânico de Montanha, inserido no Parque Alexandre Aibéo, estende-se por uma área de 12 mil m2 e reúne uma vasta diversidade de espécies da flora característica da Serra da Estrela, bem como das zonas montanhosas do Sul e Centro da Europa e do Norte de África.
Através de percursos pedonais devidamente identificados pode-se apreciar mais de 90 espécies diferentes de árvores, plantas e arbustos, como carvalhos, azinheiras, sobreiros, freixos, ulmeiros, árvores de fruto, faias, ginkgo, cedros, abetos, teixos, giestas e sequóias.
O novo espaço pedagógico e de lazer contempla ainda uma infraestrutura de apoio com receção, sanitários, bar e esplanada panorâmica.
Este espaço de lazer é uma nova via de acesso pedestre ao centro da cidade e à zona baixa da Covilhã, através da sua ligação urbana entre a Universidade da Beira Interior e o Anfiteatro Mártir-in-Colo.
Este parque, contempla uma nova via de acesso com faixa de circulação, estacionamentos, espaços verdes em diversos patamares, edifícios de restauração e bares, sanitários, passeios, espelhos de água, zonas lúdicas e de lazer com diversos equipamentos (sendo de destacar um jogo de xadrez gigante), áreas desportivas e estatuárias.
O Parque da Goldra constitui-se como um espaço de lazer ao ar livre, capaz de acolher acontecimentos urbanos, nomeadamente de carácter lúdico e de promoção do recreio e convívio da população.
Este novo espaço de lazer da cidade, junto à Rua Centro de Artes, ocupa uma área com 18.000 m2 que se distribui por três plataformas separadas por taludes, em cotas de cerca de 5 metros de diferença, com um percurso pedonal de 840 metros envolvido por uma vasta zona verde.
Três peças de metal em espiral conferem unidade visual às três plataformas, formando um único elemento quando observadas do ponto de entrada principal do recinto.